Paróquia São José de Assaí

Campanha da Fraternidade 2018

O que é a Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade (CF) é coordenada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma – em 2018, de 14 de fevereiro a 29 de março.
A Campanha da Fraternidade tem como principal objetivo despertar a solidariedade dos cristãos e da sociedade brasileira como um todo, chamando a atenção para um determinado problema que envolve a todos.
A cada ano é escolhido um tema diferente, com o objetivo de promover discussões e, assim, suscitar ações concretas, dentro e fora da Igreja, que busquem combater esse problema.

Campanha da Fraternidade 2018 – Tema
O Tema da Campanha da Fraternidade em 2018 é: “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).
A proposta da Campanha deste ano é vencer a cultura do ódio e da violência, tão presentes na sociedade atualmente, a partir da proclamação de que em Cristo somos todos irmãos, filhos de um único Pai. É somente a partir desse reconhecimento de irmandade que podemos ser sujeitos na construção de outra cultura, de fraternidade e de paz.
O objetivo da CF 2018 é promover a cultura da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.

Violência no Brasil
Os números apontados pelo Mapa da Violência 2016 mostram que, no Brasil, cinco pessoas são mortas por arma de fogo a cada hora. A cada dia, são 123 pessoas assassinadas dessa forma. No ano de 2014, houve mais de 40 mil mortes. Essas cifras revelam que, no Brasil, acontecem mais homicídios do que em diversas das guerras recentes.
As vítimas de homicídio são, em maior parte, homens. Porém, entre 2001 e 2011, o aumento de assassinatos de homens foi de 8,1%, enquanto que os assassinatos de mulheres cresceram 17,2%. A violência contra a mulher ocorre, principalmente, dentro de casa: 71,8% das agressões registradas pelo SUS em 2011 aconteceram no domicílio da vítima. Frequentemente, o agressor é o parceiro ou ex-parceiro da vítima (43,3%).

Material de apoio da Arquidiocese de Curitiba
Para contribuir com a reflexão da Campanha da Fraternidade 2018, a Arquidiocese de Curitiba fornece um subsídio, um material de apoio com as informações básicas sobre a CF.
download-material
Para refletir
Confira aqui texto de reflexão sobre o tema da CF 2018 e a superação da desigualdade – autoria de Jardel Lopes, coordenador da Pastoral Operária Nacional
Como participar
Para participar da Campanha da Fraternidade 2018, você pode começar adquirindo o subsídio em sua paróquia ou pelo site da Arquidiocese de Curitiba. Com esse material, você conhecerá melhor a CF 2018 e poderá pensar em ações concretas para contribuir com a superação da violência.
Crie um grupo de estudos, partilhe com sua comunidade os conhecimentos adquiridos. Sobretudo, engaje-se nas associações de moradores de seu bairro e nas pastorais de sua paróquia, para que você não fique sozinho e, assim, como povo, possamos construir uma cultura de fraternidade e de paz.
Tudo o que for realizado em sua paróquia, envie para JLIB_HTML_CLOAKING , para que possa ser noticiado pela Arquidiocese.

Cronograma da CF 2018
• 14 de fevereiro de 2018 – Quarta-feira de Cinzas: Lançamento da CF 2018 em todo o Brasil, em âmbito nacional, regional, diocesano e paroquial, com a mensagem do Papa, da Presidência da CNBB e programas especiais.
• Realização – 14 de fevereiro a 25 de março de 2018: a Campanha deste ano se realiza com o tema: “Fraternidade e superação da violência” e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).
• Domingo de Ramos – 25 de março de 2018: Coleta nacional da solidariedade (60% para o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade).
• Avaliação – abril a junho de 2018: nos âmbitos: paroquial (de 9 de abril a 13 de maio), diocesano (de 14 de maio a 10 de junho) e regional (de 11 de junho a 1º de julho).
• Encontro Nacional com representantes dos regionais da CNBB – julho de 2018.

Oração da CF 2018
Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.
Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.
Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.
Amém!