Nossa História

No dia 14 de maio de 1944, chega a Assaí o primeiro vigário Frei Epifânio. O.F.M (da Ordem dos Frades Menores), que passa a residir nesta cidade. Desta maneira a comunidade assaiense recebeu assistência espiritual contínua e permanente. Nesta data também foi aberto o livro de Batizados. A capelaauto

  • Nossa História

  • Agosto: Mês Vocacional

  • Liturgia

  • Programa Ecos de São José

  • Programa Oração da Ave Maria

  • Programa Anunciando Jesus

  • Ano Nacional Mariano - 2017

  • Setembro - Mês da Bíblia

  • Juntos com a CNBB pela Evangelização

Escola Paroquial de Formação

Última aula da Escola Paroquial de Formação

No dia 08 de novembro aconteceu no Salão Frei Epifânio o encerramento do curso de formação de lideranças promovido pela Escola Paroquial de Formação Dom Ernesto de Paula. O último encontro teve como tema a “Evangelii Gaudium” (A Alegria do Evangelho) e foi ministrado pelo Pe. Wagner, que destacou os aspectos mais relevantes da Exortação Apostólica do Papa Francisco.
O projeto da Escola Paroquial de Formação é fruto da Assembleia Paroquial 2013, e tem como principal objetivo formar novas lideranças para o desempenho de atividades pastorais na Igreja de Assaí. Ao final do encontro houve uma confraternização com todos os alunos. Pe. Wagner aproveitou o momento para agradecer todos os membros da equipe de formação e anunciar que os trabalhos terão continuidade no ano de 2015. Para aqueles que participaram do curso será disponibilizado um certificado que poderá ser retirado a partir do dia 24 e novembro na Secretária Paroquial.
Pastoral da Comunicação

Reunião da Equipe de Formadores

No último dia 14 (terça-feira) os membros da Escola Paroquial de Formação D. Ernesto de Paula, reuniram-se para avaliar os trabalhos realizados durante o ano, bem como, para planejar a próxima etapa formativa, que acontecerá no próximo dia 08 de Novembro, e também lançar luz sobre os trabalhos a serem realizados no próximo ano.
De maneira geral, o grupo avaliou os trabalhos como uma constante, no que diz respeito à dinamização das abordagens, a importância dos temas selecionados, e o desenvolvimento pastoral, formativo e espiritual que propôs a Escola no ano de 2014, para todos os casos foram apresentadas propostas que contribuirão para o aperfeiçoamento da formação.
Pastoral da Comunicação

III Etapa da Escola Paroquial de Formação Dom Ernesto de Paula

Aconteceu durante a tarde de sábado, 12 de Julho, a terceira etapa da Escola Paroquial de Formação, Dom Ernesto de Paula, que teve como tema a Liturgia. Estiveram presentes diversos agentes de pastoral e também membros de comunidades urbanas e rurais.
A tarde de formação teve inicio às 14h00 com a oração da liturgia das horas, para que todos pudessem  adentrar ao espírito da celebração litúrgica, logo em seguida foi trabalhado o primeiro tema referente à constituição conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, dentre os principais aspectos desta constituição, aquela que tomou grande destaque, fez referencia à participação do povo no ministério  de Cristo, e a tomada de consciência ao Celebrar. Após um breve intervalo deu-se sequência  à formação, desta vez organizado em oficinas, onde, os grupos separados pelas cores litúrgicas fizeram rodízio entre as salas que tinham como tema: O Ano Litúrgico, Os Objetos Litúrgicos, o Espaço Celebrativo e As Partes da Missa. Desta forma dinâmica, tornou-se possível e acessível a muitos conhecer cada item e os seus devidos significados para a celebração litúrgica, bem como, brevemente sua história e tradição. Após passarem pelas quatro oficinas, cada grupo retornou ao salão principal onde foi encerrada a III Etapa da Escola Paroquial de Formação Dom Ernesto de Paula. Clique aqui para ver todas as fotos.
Pascom

4º Encontro da Escola Paroquial de Formação

a

A Bíblia foi o tema do 4º Encontro da Escola Paroquial de Formação Dom Ernesto de Paula, realizada no sábado, 06 de Setembro, no Salão Frei Epifânio. O encontro foi organizado pela equipe de formadores, que é composta pelo Pe. Wagner, Acacio Secci, Adriano Pereira, Conrado de Oliveira, Ortência Leopoldina Batista Osvaldo Zotelli, Rafael Amaral, Renato Mussi, e Vinicius Campos. O encontro teve início com um momento de espiritualidade, fundamentada na leitura da Palavra e na partilha comunitária. O Acácio fez uma abordagem sobre a Bíblia no espaço e no tempo. Padre Wagner explanou sobre as chaves de interpretação da Bíblia e o Adriano realizou um quiz bíblico, encerrando a primeira etapa da aula.

Após o intervalo, teve início a explanação sobre os livros da Bíblia. O Conrado falou sobre o Pentateuco, Renato falou sobre os Livros Históricos, o Rafael tratou dos Livros Sapienciais e Livros Proféticos, todos fazendo parte do Antigo Testamento. Posteriormente o Vinicius trabalhou com os Evangelhos e o Livro dos Atos dos Apóstolos e o Sr. Osvaldo falou sobre as Cartas e a Sra. Ortência fez algumas considerações sobre o Livro do Apocalipse.

Pascom Assaí

Reunião da equipe de formadores da Escola Paroquial de Formação Dom Ernesto de Paula

Na noite do dia 01 de julho, última terça-feira, aconteceu a reunião avaliativa da Escola Paroquial de Formação Dom Ernesto de Paula. Participaram do encontro os membros da equipe de formação, constituída por Pe. Wagner, Acácio, Adriano, Ortência, Osvaldo, Renato, Rafael e Vinicius. Dessa reunião foi possível depreender vários aspectos positivos observados nas duas primeiras aulas bem como os aspectos que deverão ser corrigidos para os próximos encontros. A reunião torna-se essencial à medida que se constitui como fundamental na preparação dos encontros, mas também por proporcionar a equipe de formadores um momento de oração, partilha, formação e reflexão. A cada encontro a equipe busca se aprofundar nos aspectos mais relevantes e exigentes da evangelização e procurar alternativas para que essas temáticas sejam traduzidas numa linguagem mais simples e compreensível para os agentes de pastorais. Dessa reunião foi delineado o tema da próxima aula, que vai acontecer no dia 12 de julho de 2014, no salão Frei Epifânio às 14h00. Nessa oportunidade o tema proposto será liturgia.
PASCOM

Redes Sociais


Pastorais, Grupos, Movimentos e Comunidades

Destaques

Instituto Santa Paula