Depois de meses de organização, a Diocese de Cornélio Procópio realizou a sua X Assembleia Diocesana de Pastoral para definir as urgências que serão trabalhadas nas comunidades durante os próximos quatro anos. A Assembleia Diocesana de Pastoral é sempre um momento forte de oração, reflexão, discussão e tomada de decisões para a caminhada da Igreja.
Os trabalhos iniciaram-se em março, a partir da reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, nos dias 5 e 6. Esta foi a sequência das atividades: 05 e 06 de março celebração de abertura nas paróquias; abril lançamento de uma pesquisa de opinião sobre a presença da Igreja na sociedade e de uma carta aberta às lideranças civis sobre o mesmo assunto; três sessões do Conselho Diocesano de Pastoral; e várias reuniões da Equipe de Coordenação para os devidos encaminhamentos
No sábado, dia 22 de outubro, ás 9h, bispos, padres, religiosas, seminaristas, leigos e leigas encerraram oficialmente a Assembléia, escolhendo cinco urgência pastorais com duas propostas de atividades para cada uma.
Dom Manoel João Francisco iniciou o evento com uma celebração na capela da Casa João Paulo II. Em seguida, os participantes seguiram em procissão ao auditório, dando inicio aos trabalhos do dia.
Padre Elcio José, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, lembrou que, de acordo com o IBGE, vivem na Diocese de Cornélio Procópio 148 mil católicos. Por isso a responsabilidade dos presentes era muito grande. Tudo o que fosse decidido seria em nome daqueles 148 mil fiéis.
Tendo como texto iluminador as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 (Doc. 102 CNBB), os participantes separam-se em grupos, para decidir as urgências pastorais da Diocese de Cornélio Procópio. Decidiu-se pelas cinco indicadas no texto da CNBB, às quais se acrescentaram dois destaques: família e juventude.
No início da tarde os participantes foram divididos novamente em grupos. Desta vez, deviam indicar pistas de ação para cada urgência. Após ampla discussão nos grupos e no plenário foram votadas e escolhidas duas pistas de ação para cada urgência.
Por volta das 16h30 minutos, os trabalhos foram concluídos. A X Assembleia Diocesana de Pastoral encerrou-se com a benção do Bispo Diocesano Dom Manoel que agradeceu a participação e o empenho de todos.

OBJETIVO, URGÊNCIAS E PISTAS DE AÇÃO APROVADOS NA 10ª ASSEMBLEIA DIOCESANA
2017-2020
OBJETIVO: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, da Pastoral Orgânica, das novas situações familiares e da realidade juvenil, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.
Igreja em estado permanente de missão
? Criar e fortalecer os COMIPAs, IAM, JM, COMIDI, com a participação de um membro de cada pastoral, movimento, serviço e organismo, acompanhando e despertando o trabalho missionário nas famílias e comunidades;
? Oferecer meios e instrumentos para o trabalho missionário: Formação setorial e paroquial, elaboração de material diocesano.
Igreja: casa de iniciação a vida cristã
? Continuar e incentivar a implantação da iniciação a vida cristã (IVC) na catequese, família e juventude;
? Fortalecer e incentivar a Pastoral Orgânica de modo que todos assumam a iniciação à vida cristã como princípio norteador da Ação Evangelizadora, com inspiração bíblica, litúrgica e formação para a vida.
Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral
? Motivar para que os animadores de grupos de reflexão e das demais pastorais, movimentos, serviços e organismos se apropriem do método da leitura orante, através de encontros de formação para os coordenadores, com temas diferenciados para a juventude.
? Promover formação bíblica/ teológica/ pastoral nas comunidades, utilizando os diversos meios pedagógicos disponíveis.
Igreja: comunidade de comunidades
? Dinamizar a vida eclesial nos setores paroquiais, com um olhar atento a realidade familiar e juvenil;
? Fortalecer a pastoral orgânica através do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) em vista da conversão, comunhão e participação na comunidade paroquial.
Igreja a serviço da vida plena para todos
? Promover a formação e aprofundamento sobre a Doutrina Social da Igreja, com incentivo a criação de Grupos de Fé e Política e associações comunitárias em defesa da vida e do meio ambiente.
? Despertar e formar novas lideranças; e acompanhamento do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e da Pastoral Juvenil, incentivando novas vocações.
Paulo Bueno – Pascom