Falecimento de pe. Marcos Ceroni

Falecimento de pe. Marcos Ceroni

Querido irmãos com pesar comunico que esta noite, na Itália, faleceu nosso querido Pe. Marco Ceroni, improvisadamente por um infarto.
Pe. Marco estava nos últimos dias de férias. Domingo dia 14 ele já deveria ter regressado a Montes Claros, residência atual, conforme ele mesmo publicou em sua página no facebook: “Ultimo domingo na Itália. Domingo próximo estarei na paróquia Sagrada Família em Montes Claros. Obrigado aos meus parentes e amigos italianos e até breve para os montesclarences” (mensagem do dia 7 de setembro). A notícia nos pegou de surpresa.
Por ocasião do Jubileu de Vinho de nossa Paróquia, estávamos agendando uma data para que Pe. Marcos viesse celebrar em nossa Paróquia ainda este ano. Eu deveria encontrá-lo em Montes Claros no próximo dia 18.
Pe. Marco nasceu em 21 de janeiro de 1945, em Oltre Il Cole, província de Bergamo, Itália. Ordenou-se sacerdote em 27 de julho de 1970. No dia 26 de janeiro de 1986 assume o ofício de Pároco na Paróquia São José de Assai. Muito apaixonado pelas crianças e famílias, foi grande incentivador da Pastoral da Criança e do Movimento de Casais e Cursilho. No período em que esteve em Assai chegou a fazer um curso de especialização em Família na Colômbia. Outra grande característica de Pe. Marco era sua organização pastoral, estruturando os Conselhos de Pastoral e Economia, organizando a Pastoral de Liturgia e a Juventude, assim como as demais pastorais. Nutria também grande amor pelas vocações, incentivando muito os jovens que pensavam na vida sacerdotal, tendo tido muita influência na vida vocacional do Pe. Clóvis Almeida, falecido em 2005 e na vida de quem escreve este artigo.
A Paróquia São José louva e agradece a Deus por este grande e exímio pastor, Descanse em paz meu amigo, irmão e inspirador Pe. Marco. “Os anjos te conduzam ao Paraíso; acolham-te os Mártires à tua chegada e te introduzam na Cidade Santa de Jerusalém. Santos de Deus vinde em seu auxílio; anjos do Senhor correi ao seu encontro! Acolhei a sua alma levando-a à presença do Altíssimo. Descanse em paz. Amém”. (Do ritual das Exéquias)
Pe. Wagner Zacarias Rufino, pároco