Nossa Senhora do Perptuo Socorro (Figueira)

Nossa Senhora do Perptuo Socorro um ttulo conferido a Maria, me de Jesus, representada em um cone de estilo bizantino. Na Igreja Ortodoxa conhecida como Me de Deus da Paixo, ou ainda, a Virgem da Paixo.

Um cone clebre venerado desde 1865 em Roma, na igreja de Santo Afonso, dos redentoristas, na Via Merulana.

A tipologia da Me de Deus da Paixo est presente no repertrio da pintura bizantina desde, no mnimo, o sculo XII, apesar de rara. No sculo XV, esta composio que prefigura a paixo de Jesus, difundida em um grande nmero de cones.

Andreas Ritzos, pintor grego do sculo XV, realizou as mais belas pinturas neste tema. Por esta razo, muitos lhe atribuem este tipo iconogrfico. Na verdade a tipologia bizantina, e quase acadmica a execuo do rgido panejamento das vestes; mas certamente novo o movimento oposto e assustado do menino, de cujo p lhe cai a sandlia, e ainda a comovente ternura do rosto da me.

O cone uma variante do tipo hodigtria cuja representao clssica Maria em posio frontal, num brao ela porta Jesus que abenoa e, com o outro, o aponta para quem, olha para o quadro, aludindo no gesto frase " ele o caminho".

Na representao da Virgem da Paixo, os arcanjos Gabriel e Miguel , na parte superior, de um lado e do outro de Maria, apresentam os instrumentos da paixo. Um dos arcanjos segura a cruz e o outro a lana e a cana com uma esponja na ponta ensopada de vinagre (Jo 19,29).

Ao ver estes instrumentos, o menino se assusta e agarra-se me, enquanto uma sandlia lhe cai do p.

Sobre as figuras no retrato, esto algumas letras gregas. As letras "IC XC" so a abreviatura do nome "Jesus Cristo" e "MP Y" so a abreviatura de "Me de Deus". As letras que esto abaixo dos arcanjos correspondem abreviatura de seus nomes.

Diretoria da Capela Nossa Senhora do Perptuo Socorro
Seco Fiegueira