Surdos

Relatar a fundao da Pastoral dos Surdos uma tarefa imensa, pois so muitos: instituies e congregaes religiosas, padres, bispos, religiosas, leigos que contriburam, conforme o momento histrico e as possibilidades do momento.

Contudo podemos destacar duas personalidades marcantes nas origens da pastoral: Monsenhor Vicente de Paulo Penido Burnier, 1. sacerdote surdo brasileiro, de Juiz de Fora (MG) e padre Eugenio Oates, (ouvinte) sacerdote redentorista, nascido nos Estados Unidos.

Desde a dcada de 40, a pastoral buscou espao na caminhada da Igreja. Ambos foram os grandes discpulos missionrios atravs das visitas s escolas, associaes e igrejas onde existiam surdos.

Mais tarde, padre Volmir Francisco Guiso, deficiente auditivo de Porto Alegre se junta a eles para colaborar no anncio do Evangelho. Hoje mais dois sacerdotes, Hlio de Jesus, deficiente auditivo de So Lus (MA) e Wilson Czaia, surdo de Curitiba (PR) so testemunhas vivas de que a surdez no obstculo para viver o sacerdcio e dedicar-se integralmente aos surdos, mas sinal de superao dos desafios e pr em prtica os talentos, como dons de Deus.

Atualmente a Pastoral dos Surdos est presente na maioria dos Regionais e atravs de um trabalho silencioso e eficaz. Os surdos tm a oportunidade de conhecer, celebrar e testemunhar Jesus Cristo na sociedade de hoje.