Santo Antnio (Saltinho)

Fernando de Bulhes (verdadeiro nome de Santo Antnio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa famlia de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antnio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperana de, a exemplo dos mrtires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Aps um ano de catequese nesse pas, teve de deix-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itlia.
Indicado professor de teologia pelo prprio so Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pdua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da Frana e na Itlia. Ficaram clebres os sermes que proferiu em Forli, Provena, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prdicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribudos feitos prodigiosos, o que contribua para o crescimento de sua fama de santidade.
A sade sempre precria levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pdua, onde escreveu uma srie de sermes para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antnio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.
Aps uma crise de hidropisia (Acmulo patolgico de lquido seroso no tecidocelularou em cavidades do corpo). Antnio morreu acaminhode Pdua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregrio IX.
A profundidade dos textos doutrinrios de santo Antnio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antnio de Pdua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos sculos, objeto de grande devoo popular.
Sua venerao muito difundida nos pases latinos, principalmente em Portugal e noBrasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, invocado tambm para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu tmulo, em Pdua, foi construda a baslica a ele dedicada.

Diretoria da Capela

Coordenador(a):

Maria de L. Pelizer Silva

Vice coordenador(a):

Claudio Batista de Moura

Tesoureiro(a):

Srgio Roberto da Silva

Secretrio(a):

Lorival Raminelli

Saltinho celebra padroeiro Santo Antonio

Na noite do dia 13 de junho a Comunidade do Saltinho celebrou solenemente a Festa de Santo Antonio, padroeiro daquela comunidade.
A Capela estava repleta de fiis que foram festejar o Santo Padroeiro. Durante a celebrao Pe. Wagner destacou algumas caractersticas de Santo Antonio, como amor Palavra, amor misso, amor os pobres.
No final da celebrao foram abenoados os pes de Santo Antonio e tambm o estandarte de Santo Antonio que foi levantado no ptio da comunidade ao som dos cantos dos fiis, do fogos de artifcio e rodeado pela fogueira. No faltou o quento, pipoca e canjica.

PASCOM Assa