• Nossa História

  • Cada Comunidade uma Nova Vocação

  • PASCOM

  • Missas nas TVs Católicas

  • Novena a Nossa S. do Perpétuo Socorro

  • Campanha da Fraternidade 2021

  • Ano de São José

  • Mês Missionário 2021

Notícias

Carta Aberta à ALESP e aos cidadãos brasileiros

A  presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na manhã deste domingo, 17 de outubro, uma Carta Aberta dirigida ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), o deputado estadual Carlão Pignatari. No documento, a CNBB rejeita “fortemente as abomináveis agressões” proferidas da Tribuna da ALESP pelo deputado estadual Frederico D’Avila no último dia 14 de outubro, dia de seu aniversário de 69 anos de presença e serviços ao Brasil.

O político, diz a carta, agiu com ódio descontrolado e desferiu ataques ao Santo Padre o Papa Francisco, à própria CNBB e ao arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes. A CNBB defende que, com esta atitude, o deputado “feriu e comprometeu a missão parlamentar, o que requer imediata e exemplar correção pelas instâncias competentes” e vai buscar uma reparação jurídica a ser corrigida “pelo bem da democracia brasileira”.

Na Carta Aberta, a CNBB afirma se ancorar, profeticamente, sem medo de perseguições, no princípio contido na Gaudium et Spes (“Alegria e Esperança” em latim) sobre o papel da Igreja no mundo contemporâneo, a única constituição pastoral e a 4ª das constituições do Concílio Vaticano II:

“a Igreja reivindica sempre a liberdade a que tem direito, para pronunciar o seu juízo moral acerca das realidades sociais, sempre que os direitos fundamentais da pessoa, o bem comum ou a salvação humana o exigirem (cf. Gaudium et Spes, 76)

A CNBB busca agora, por meio da presidência de seu regional Sul 1, um agenda para entregar pessoalmente o documento ao presidente da ALESP, deputado Carlão  Pignatari. Confira, abaixo, a íntegra do documento em versão word e aqui em versão PDF.

Leia mais...

Inauguração do Projeto Casa Aberta

A Paróquia São José, o Instituto Santa Paula e o Governo Municipal inauguraram na manhã desta sexta-feira (08) o Projeto Casa Aberta que atenderá toda comunidade.
Estiveram presente o prefeito Tuti Bomtempo, o vice prefeito Cairo Koguishi, o Padre João Carlos dos Santos, a voluntaria do Provopar Neusa Bomtempo, os vereadores Leni de Oliveira, PC Caminhoneiro, Rafael Greca e Neusa Costa, o chefe de gabinete Paulo Roberto Moreira, os secretários municipais Pr Orlando Júnior, Josiane Cheffer e Paulo Hara, representantes da Igreja Católica e famílias assistidas pelo programa.
O projeto oportunizará atendimentos com psicólogo, advogado, assistente social, atividades de dança para os idosos, artesanato, horta comunitária, distribuição de alimentos entre outros.
Outro projeto será o Pão para Todos, que distribuirá pão, para a comunidade cadastrada na entidade todas as terças e sextas-feiras.
"Como o próprio nome do projeto diz, Casa Aberta, nossa entidade estará de portas abertas para acolher e ajudar toda comunidade. Estaremos aqui para servir o próximo, e todos que quiserem de alguma forma contribuir é só chegar e somar com a gente" comenta o Pe. João Carlos dos Santos.
O prefeito Tuti Bomtempo agradeceu a iniciativa da Igreja católica "Pe João Carlos e um grande parceiro do município e hoje nasce mais projeto vencedor. Agradeço a iniciativa da Igreja Católica de prestar assistência às famílias que necessitam de apoio em nossa cidade. Nossa administração é parceira de projetos sociais".


Fonte: Prefeitura do Município de Assaí

Mensagem do Presidente da CNBB

DIA DA PÁTRIA: PRESIDENTE DA CNBB PEDE A BRASILEIROS QUE NÃO SE DEIXEM CONVENCER POR QUEM AGRIDE OS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO
-

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo gravou uma mensagem em vídeo uma mensagem para o Dia da Pátria, celebrado em todo o Brasil no próximo dia 7 de Setembro.

 

Edição: CNBB

#CNBB #DiaDaPatria #7deSetembro #DiaDaIndependencia

Toda Vida Importa - Oração

Pai de bondade!

Há mais de um ano, temos chorado por tantos irmãos e irmãs que a triste e violenta pandemia arrancou de junto de nós. Chegamos agora a quinhentos mil mortos. Não são apenas números! São pessoas! São nossos filhos e filhas, irmãos, irmãs, amigos, parentes, conterrâneos. Sabemos que uma única morte já é suficiente para entristecer nossos corações. Quanto mais todas essas mortes, muitas vezes sem o mínimo necessário para o tratamento digno como ser humano. Por isso, hoje vos pedimos: acolhei cada um desses filhos e filhas e concedei-lhes a paz eterna!

E a nós dai a graça de trabalhar por um mundo onde se respire solidariedade, acolhimento, partilha, compreensão e resiliência.
Que nossas lágrimas nos lavem da indiferença, do egoísmo e da omissão!
Que a saudade seja estímulo à fraternidade!
E que a fé seja o sustento de nossa esperança!
Pela intercessão da Virgem Mãe Aparecida, olhai pelo Brasil, olhai pelo povo brasileiro.
Amém.
Oração: Dom Joel Portella Amado
Narração: Silvonei José Protz
Edição: Caio Lima

#CNBB #TodaVidaImporta


Comunicado - 16.06.2021

Assaí, 16 de Junho de 2021

ATENÇÃO COMUNIDADE CATÓLICA DE ASSAÍ!!!

Existe uma dupla de Arautos do Evangelho (vestidos com hábito religioso) visitando algumas residências em nossa cidade. Um deles passou pela paróquia comunicando que estariam fazendo essas visitas.
Contudo, eles NÃO ESTÃO AUTORIZADOS A PEDIR DINHEIRO E FAZER VISITAS EM NOME DA PARÓQUIA OU DOS PADRES QUE AQUI RESIDEM (Pe. João Carlos e Pe. Osvaldo).
Caso queiram fazer uma oração junto a família, fica a critério de quem os recebe.

Paróquia São José de Assaí
Diocese de Cornélio Procópio

Paróquia São José acolhe o novo Vigário Paroquial

Na manhã de domingo, 25 de abril, a Paróquia São José de Assaí acolheu o novo Vigário Paroquial, Padre Osvaldo José David .
Religioso da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo (CSF), Padre Osvaldo é moçambicano, tem trinta e seis anos de idade e quatro anos de sacerdócio.
A celebração foi presidida pelo Padre Cezar Luciano Hernandes Fernandes, Superior da CSF no Brasil.
Ao final da celebração, Pe. Osvaldo se dirigiu a comunidade dizendo:

"Bom dia família! Com esta saudação quero agradecer a Deus pelo dom da vida, pela minha vocação e a vocação de cada um de vocês neste dia em que celebramos o dia das vocações. Quero agradecer a Congregação da Sagrada Família na pessoa do Pe. Cezar, nosso Superior Regional, por ter me acolhido nesta região que faz parte da nossa congregação inteira. Quero agradecer a minha comunidade religiosa, na pessoa do Padre João e do Irmão Edivan. Agradecer a comunidade dos irmãos em Cristo da Paróquia São José de Assaí por ter me acolhido, e sobretudo pelas vossas orações. (...) desde quando ainda estava no Moçambique acompanhava pelas redes sociais, mas também aqueles que me escreviam desejando boas-vindas na Paróquia de Assaí. De coração agradeço o vosso acolhimento e as orações. Não trago nada de particular do Moçambique, trago a minha vida e a minha pouca fé, para junto com as vossas vidas partilharmos a experiência de Deus. Espero aprender muito com vocês. Espero partilhar muito a nossa experiência de fé (...). Hoje fui apresentado oficialmente, estou aqui para junto com vocês aprendermos e caminharmos. Muito obrigado meus irmãos."

Após a fala do Pe. Osvaldo, o Sr. Marcelo Pereira, coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, usou a palavra para em nome da comunidade paroquial dar as boas-vindas ao novo Vigário e agradecer a presença do Pe. Cezar.
Pascom

Seja bem-vindo Pe. Osvaldo!

Seja bem-vindo Pe. Osvaldo! A Paróquia São José te acolhe com alegria! Pe. Osvaldo é nosso Vigário Paroquial. A apresentação oficial acontece na missa de domingo, 25 de Abril, às 10h00.
O Pe. Osvaldo José David é de Maxixe, Moçambique. É religioso da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo e foi ordenado sacerdote em 23 de Abril de 2017.


Comunicado - 24.04.2021

Assaí, 24 de Abril de 2021.

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, graça e paz!
Informamos a programação das Missas de 24 e 25 de Abril.

Sábado - 24 de Abril
18h00

Domingo - 25 de Abril
07h00 | 08h30 | 10h00 | 18h00

Transmitida: Missa das 10h00
A transmissão serão realizadas nos seguintes canais:

Destacamos que não é permitido a participação de crianças com menos de 8 anos.

Importante
As Missas serão realizadas apenas na Igreja Matriz São José;
A capacidade para cada Missa será de 100 pessoas. A entrada será por ordem de chegada até o limite determinado (Não haverá distribuição de senha ou agendamento prévio);
O uso de máscara é obrigatório;
Respeite o distanciamento social;
Siga as orientações da Equipe de Acolhida;
Se apresentar sintomas: fique em casa!

Paróquia São José de Assaí
Diocese de Cornélio Procópio

Boletim Igreja no Brasil


_-
Confira o que foi destaque na semana da CNBB no Boletim Igreja do Brasil.

Produção: CNBB
Boletim: 58AGCNBB
Apresentação: Bruno Feittosa
Edição: CNBB

Publicação: 16 de Abril de 2021

CNBB divulga mensagem ao povo brasileiro aprovada pelos Bispos reunidos na 58ª Assembleia

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na sexta-feira, 16 de abril, a mensagem do episcopado brasileiro que reunido, de modo online, na 58ª Assembleia Geral da CNBB, se dirigiu ao povo neste grave momento.
Confira o texto na íntegra:

MENSAGEM DA 58ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB AO POVO BRASILEIRO
Esperamos novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. (2Pd 3,13)

Movidos pela esperança que brota do Evangelho, nós, Bispos do Brasil, reunidos, de modo online, na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, de 12 a 16 de abril de 2021, neste grave momento, dirigimos nossa mensagem ao povo brasileiro.
Expressamos a nossa oração e a nossa solidariedade aos enfermos, às famílias que perderam seus entes queridos e a todos os que mais sofrem as consequências da Covid-19. Na certeza da Ressurreição, trazemos em nossas preces, particularmente, os falecidos. Ao mesmo tempo, manifestamos a nossa profunda gratidão aos profissionais de saúde e a todas as pessoas que têm doado a sua vida em favor dos doentes, prestado serviços essenciais e contribuído para enfrentar a pandemia.

Leia mais...

Comunicado

Assaí, 09 de Março de 2021.

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, graça e paz!

A Paróquia São José informa que as celebrações com a presença do povo serão retomadas, seguindo as orientações do Governo e da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná para o enfrentamento da pandemia da COVID-19, expressas no decreto nº 7020 e na Resolução Sesa 221/2021.

Cronograma:
10/03 – Quarta-feira – 16h00
11/03 – Quinta-feira – 07h00
12/03 – Sexta-feira – 07h00
13/03 – Sábado – 18:00
14/03 – Domingo – 07h00 / 08h30 / 10h00 / 18h00

Importante
✔️ As Missas serão realizadas apenas na Igreja Matriz São José
✔️ A capacidade para cada Missa será de 100 pessoas. A entrada será por ordem de chegada até o limite determinado (Não haverá distribuição de senha ou agendamento prévio).
✔️ É permitido a participação de crianças com idade acima de 8 anos e idosos que estejam fora dos grupos de risco
✔️ O uso de máscara é obrigatório;
✔️ Respeite o distanciamento social;
✔️ Siga as orientações da Equipe de Acolhida;
✔️ Se apresentar sintomas: fique em casa!

Façamos a nossa parte!


Pe. João Carlos dos Santos, CSF (Pároco);
Coordenação do CPP (Conselho Pastoral Paroquial);
Coordenação do CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial).

Aberta a 58ª Assembleia Geral: “Ponto alto do coração do serviço eclesial prestado pela CNBB”

Foi aberta nesta manhã a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro que reúne todo o episcopado brasileiro ocorre, pela primeira vez na história, de forma virtual, por conta da pandemia da Covid-19, um desafio imposto pelo contexto atual e que exige aprendizado de ferramentas e suporte técnico para os ajustes que se fazem necessários no início dessa experiência nova. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, abriu oficialmente o encontro às 8h, no horário de Brasília.
“Este caminho é de grande importância, é o ponto alto do coração do serviço eclesial prestado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Somos desafiados a abrir o coração e a vivenciarmos esse caminho sob as luzes de Cristo ressuscitado, guiados e movidos pela ação do seu Espírito Santo”, motivou dom Walmor.Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Leia mais...

Missa de posse do Pe. João Carlos

Foi realizada no último domingo, 14 de fevereiro, a celebração de posse do Padre João Carlos dos Santos como pároco da Paróquia São José de Assaí. A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Manoel João Francisco. Também estiveram presentes na celebração: o Prefeito do Município de Assaí, Sr. Michel Ângelo Bomtempo, representantes do Poder Legislativo, além dos coordenadores de Pastorais, Grupos, Movimentos e Comunidades.

O rito de posse aconteceu após a homilia de Dom Manoel. O primeiro ato foi a leitura da Provisão, que é o documento de posse. A leitura foi realizada pelo coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, Sr. Marcelo Pereira. Em seguida, Padre João Carlos fez sua profissão de fé perante o Bispo Diocesano e a comunidade, momento pelo qual ele assume o compromisso de seguir a doutrina da Igreja, respeitar o bispo diocesano e cumprir todos os deveres do seu ofício. Logo após, Pe. João Carlos foi revestido com a estola, símbolo da dignidade dos atos litúrgicos que deve presidir. Segundo Dom Manoel, a estola é o avental do sacerdote e simboliza que ele esta a serviço da comunidade. Pe. João Carlos também recebeu a chave da igreja, representando a porção do povo de Deus que é confiada ao seu pastoreio.

Ao final da celebração litúrgica, o prefeito usou a palavra para agradecer o retorno do padre João Carlos. Já o Sr. Marcelo Pereira, como coordenador do CPP, falou em nome da comunidade paroquial. Inicialmente agradeceu a presença de Dom Manoel, das autoridades e de toda a comunidade. Destacou o trabalho já realizado pelo Padre João Carlos, e reforçou que a comunidade esta feliz em acolhê-lo novamente e pronta para o trabalho pastoral. O Sr. Marcelo concluiu sua fala pedindo a intercessão de São José sobre o Pe. João Carlos e sua nova missão em Assaí.

Pascom Assaí

Pagina 1 de 19

Links

Redes Sociais

Destaques

#FicaADica


Instituto Santa Paula