• Nossa História

  • Programa Ecos de São José

  • Programa Oração da Ave Maria

  • Cada Comunidade uma Nova Vocação

  • Campanha da Fraternidade 2020

  • PASCOM

  • Missas nas TVs Católicas

Notícias

A fé e o isolamento


Desde que a pandemia do coronavírus avançou pelos países, o isolamento social se tornou uma necessidade para preservar vidas, ao mesmo tempo em que afetou nossas atividades cotidianas.

A quarentena alterou a rotina de grande parte das pessoas, impactando diretamente no aspecto religioso.

Com as igrejas fechadas e sem a participação do povo durante as celebrações, tivemos que passar a acompanhar as missas e momentos de oração apenas pelos meios de comunicação.

As mídias católicas tradicionais, rádio e TV, buscaram adaptar a programação para atender aos fiéis na observância da fé católica durante esse período de isolamento, e a Pastoral da Comunicação tem buscado formas de fazer com que a comunidade paroquial de Assaí vivencie de forma efetiva cada igreja doméstica.

Que seja a fé em Cristo que nos faça sentirmos próximos uns dos outros durante esse período em que a Igreja Matriz e as Comunidades estão vazias, que os salões e as salas de catequese permanecem em silêncio.

Pastoral da Comunicação

Testemunho da dizimista Vânia

Hoje gostaria de compartilhar com todos a minha experiência com o dízimo.

Faz dois anos que comecei a contribuir e já no quarto mês da minha contribuição acabei precisando outras coisas e o meu pensamento foi tão medíocre que pensei comigo mesma "não devolverei o dízimo não pois deus não vai me cobrar e nem sujar meu nome", vejam só a que ponto cheguei, e parei de devolver o dízimo por alguns meses.

A minha situação financeira piorava cada vez mais. Um dia eu estava rezando, pedindo para que Deus me ajudasse com a minha situação financeira, logo me senti envergonhada. Como eu poderia estar pedindo para Deus me ajudar com muito que Ele tinha para me oferecer, se eu não ajudava com o pouco que eu podia oferecer a Ele.

Então voltei a contribuir e fui vendo que o pouco que eu ofertava me voltava em graças, em bênçãos. Comecei a perceber que o dízimo me aproximava cada vez mais de Deus.

O dízimo para mim é como se eu conseguisse mostrar para Deus que eu sou fiel a Ele, assim como Ele é fiel. Amém.

Responsabilidade: Pastoral do Dízimo

Nota de Pesar pelo falecimento da Irmã Edviges - Eva Opalinski

A Paróquia São José de Assai recebeu com imenso pesar nesta sexta-feira (10), a notícia do falecimento da Irmã Edviges - Eva Opalinski, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria.

Irmã Edviges chegou em Assaí em 08 de julho de 2003. Permaneceu em nossa comunidade até o início do ano de 2006, mesmo período em que Padre Ricardo era Pároco. No tempo em que esteve em nossa comunidade paroquial atuou como sacristã, zelando da sacristia, do presbitério e dos paramentos litúrgicos. Sempre demonstrou alegria em se ocupar das coisas do Senhor.

A Irmã Edviges colaborou muito com a comunidade assaiense, principalmente pelo grande testemunho de fé e uma simplicidade inconfundível,  companheira e amiga soube espalhar o Dom gratuito Deus que é o Amor.

A Paróquia São José de Assaí, através do Conselho Pastoral Paroquial, se solidariza com a família e com a Congregação das Irmãs da Sagrada Família de Maria pelo falecimento da Irmã Idviges. Que ela, juntamente com São Zygmunt Felinski, interceda por nós no céu.

Que o Senhor lhe conceda o descanso e a luz eterna.


Nota da Pastoral de Liturgia

Em nome da Pastoral de Liturgia, queremos expressar à todos os familiares e amigos do saudoso Paulo Takeo Aoki, nossos sentimentos de profundo pesar.

Que Deus console e conforte os corações de todos neste momento de grande dor, pela perda irreparável e repentina daquele que foi um servo de Deus, a serviço da nossa Igreja e comunidades.

A todos os familiares e amigos, nossas condolências e uma firme esperança na promessa da Glória Futura. Amém!

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar." (João 14:1-2)

Coordenação da Pastoral de Liturgia


Comunicado

Orientações Pastorais

Assaí, 04 de Julho de 2020

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, graça e paz!

Diante das recomendações do Governo Estadual e Municipal, de tomar medidas mais sérias com relação à prevenção contra o Coronavírus, vimos por meio deste comunicar que continuaremos rezando sem a presença do povo. Também seguiremos os seguintes critérios a partir de 06/07/2020 até dia 21/07/2020 que podem ser estendidos por mais 7 dias, se assim o Governo entender necessário:

  • Os atendimentos individuais (confissão e conversas) estão suspensos;
  • A Secretaria Paroquial e a Igreja estarão fechadas.
  • As visitas e bençãos de qualquer espécie estarão suspensas.

Contamos com a compreensão e o apoio de todos e todas para combatermos o Covid 19, unidos em oração e com os cuidados necessários já conhecidos por nós!

Fique em casa com sua família, Igreja doméstica!

São José interceda por nós e Nossa Senhora, Mãe da Esperança, passe à frente!


Pe. Paulo César Nogueira, CSF
Administrador Paroquial
.
Coordenação do CPP
...........(Conselho Pastoral Paroquial).............
Coordenação do CAEP
(Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial

Nota de Falecimento: Paulo Takeo Aoki

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (João 11:25).

A Paróquia São José de Assaí, através do Conselho Pastoral Paroquial, comunica com pesar o falecimento do paroquiano Paulo Takeo Aoki, aos 55 anos. Paulo era Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão.

A comunidade paroquial lamenta profundamente a morte do Sr. Paulo Takeo Aoki e se solidariza com a família neste momento de profunda tristeza e dor.

Comunicamos a todos que o velório será na Funesplan das 13:30 às 17:00 e que a oração será às 16:30.

★ 30/04/1965   | ✝ 03/07/2020

Assaí, 04 de Julho de 2020.

Pe. Paulo César Nogueira, CSF
Administrador Paroquial

Dom Donizeti interage em live do Programa Ecos de São José

O Programa Ecos de São José teve uma interação inusitada neste sábado, 13 de junho. O programa que é transmitido pela Rádio Terra Nativa, e retransmitido pelas plataformas digitais contou com a saudação especial de Dom Aparecido Donizeti de Souza, Bispo Auxiliar de Porto Alegre.
Dom Donizeti era do Clero da Diocese de Cornélio Procópio, até sua nomeação para a função de Bispo Auxiliar de Porto Alegre-RS.
A Comunidade paroquial agradece a mensagem de Dom Donizeti e retribui com orações pelo seu ministério episcopal.
PASCOM

Comunicado

Orientações Pastorais

 

Assaí, 13 de Junho de 2020
Caros irmãos e irmãs em Cristo,

Em vista dos novos casos confirmados de COVID 19 e vários suspeitos em nosso município, decidimos não retornar as Celebrações Eucarísticas com a presença dos fiéis. Reforçaremos os cuidados nas celebrações ONLINE. Vamos aguardar até o fim desse mês para reavaliarmos a possibilidade de retorno das missas presenciais.
Reiteramos a necessidade de cuidar uns dos outros, não deixando de usar máscaras e álcool 70%, caso seja de suma importância sair de casa.
A Igreja Matriz e a Secretaria Paroquial continuarão abertas seguindo o mesmo horário do comércio: Segunda a Sexta das 9h às 16h e aos sábados das 8h às 12h.
Agradecemos a compreensão!

 

Pe. Paulo César Nogueira, CSF
Administrador Paroquial

Coordenação do CPP
...........(Conselho Pastoral Paroquial).............
Coordenação do CAEP
(Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial)

Mensagem do Conselho Pastoral Paroquial - CPP

Corpus Christi:
Festa do Corpo e Sangue de Cristo
Após celebrarmos as Solenidades da Páscoa, Ascensão do Senhor, Pentecostes e Santíssima Trindade, somos convidados pela Igreja a glorificar o Santíssimo Sacramento. Na Eucaristia Jesus se manifesta a cada um de nós, sendo o ápice e o centro da fé Católica Apostólica Romana.
Nesta quinta-feira de Corpus Christi, somos chamados a viver em plenitude a nossa igreja doméstica, intensificando a fé com nossas famílias e unidos com toda a Santa Igreja. Este dia não é apenas um feriado, mas um dia Santo de Guarda. Diferente do que realizamos todos os anos, isto é, o encontro de toda a comunidade para celebração e procissão, neste momento somos incentivados a reinventar o modo de celebrar esta Solenidade, sendo assim, façamos em nossos lares uma experiência única e igualmente sagrada, com a Leitura Orante, momentos de oração, participando da Santa Missa pelas redes sociais e da carreata com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da nossa cidade.
Em nossas intenções, rezemos de modo particular pelo fim da pandemia e pela Santa Mãe Igreja, na Pessoa do nosso Papa Francisco, do nosso Bispo Dom Manuel e do nosso Padre Paulo, que sejam assistidos em suas necessidades a tomarem decisões voltadas ao bem comum.
Coloquemos todas as nossas intenções aos pés do Santíssimo Sacramento, onde tudo pode ser transformado pela Fé e pela entrega de um coração convertido, a exemplo da Virgem Maria, o Primeiro Sacrário.
Assaí, 10 de Junho de 2020.
Marcelo Pereira
Coordenador do CPP

Testemunho sobre Pe. Roberto Mario Fornoni, in memoriam

Quero elevar a Deus o meu agradecimento pela graça de ter convivido com o Padre Roberto Mario Fornoni, sacerdote que sempre caminhou com passos firmes na trilha aberta por Jesus. Aquele que sempre amou e defendeu a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, em sua última homilia defendeu o Papa Francisco com coragem e braveza, nos levando a refletir o que é “ser igreja”.
Logo que aqui em Assaí chegou pela primeira vez como Vigário Paroquial mal falava o português, mas seu jeito manso e discreto, misturados com seu sorriso tímido, logo cativou a todos; mal entendíamos o que ele falava, mas sentíamos a presença de Deus na tranquilidade de seu olhar. Sempre preocupado com a Igreja do amanhã, formou o Grupo de Jovens “Emaús” e a ele se dedicou, grupo esse que chegou a reunir 130 jovens em suas reuniões dominicais; desse grupo muitos são atuantes, sendo liderança na Igreja hoje. Quando Pe. Roberto partiu pela primeira vez, deixou um vazio imenso e muitas sementes semeadas.
Mas Deus nos reserva planos que nos surpreendem: nosso Padre - Pai – Amigo à pequena cidade de Assaí retornou (em 2017), agora com os cabelos e barba branquinhos e com uma sabedoria ainda maior. Um pároco que não gostava de holofotes, o brilho era para todos e de todos; ele amava comemorar o aniversário de todos, seja de nascimento ou matrimônio, mas no seu aniversário era discreto e sempre se reservava no seu mundinho.
Quantas vezes em suas homilias nos levou até a sua tão amada Itália, nos fez admirar e amar seus pais e sua família e assim, com esse lindo testemunho, nos fazia valorizar a nossa família. Mostrou-se sempre preocupado com a educação das crianças e dos adolescentes, com a postura dos pais perante os filhos; não mandava recado, dizia o que tinha que ser dito doesse a quem fosse.
Liderou nossa Paróquia com transparência e eficiência, com seu olhar de engenheiro civil (que era incrível!!!). Sempre dando liberdade e autonomia a todos os coordenadores das Pastorais e Movimentos, sua preocupação maior era ver a igreja unida; sempre dizia: “Somos de todas as Pastorais e movimentos”. Estudava cada documento enviado pelos superiores impecavelmente, incansavelmente.
Apaixonado pelas pequenas comunidades rurais, sempre fazia questão de lá estar presente. Padre de poucas e sábias palavras, às vezes suas respostas óbvias e inteligentíssimas não eram compreendidas por alguns. Mas, com suas conversas, seus aconselhamentos, suas homilias, palestras, formações ou com um simples diálogo conquistou uma comunidade inteira.
Seu carisma e suas brincadeiras eram suas marcas; em suas últimas celebrações nos dava a impressão de que não queria terminar a missa; brincava com todos, cativava a todos. Ele tinha um jeito único de ser e de viver.
Para 2020 sua prioridade eram os adolescentes e jovens, mostrando-se novamente preocupado com a Igreja do amanhã. Sobre a festa da Assunção da Virgem Maria (que ele tanto amava) já tínhamos acertado os detalhes, e o grupo que ele formou de crianças e adolescentes hoje tem a honra de ser chamado: “Grupo de Encenação Litúrgica Pe. Roberto Mario Fornoni”, formado pelos adolescentes e crianças que ele tanto amava.
Dedicou-se a todos, cuidou de todos que até se esqueceu de si mesmo, doou-se por inteiro, completamente, deixando de cuidar da própria saúde. Mas não deixou nada na paróquia desorganizado ou a ser feito.
Voltou para Deus como sempre quis, sem incomodar ninguém, sem dar trabalho para ninguém, teimoso e sincero sempre. Em nossa última conversa, quando o questionava sobre sua saúde, me respondeu com uma frase singular: - “Se preocupa não! Nós dá um jeito!”
Obrigado, meu Senhor e meu Deus, pela honra de ter tido tantos ensinamentos com esse grande Padre, dentre tantos a obediência e a fidelidade à Igreja, bem como a humildade.
E ao meu grande amigo de 25 anos de amizade, Pe. Roberto, eu digo: “Obrigada por tudo!” Descanse em paz! Cuide de nós como nosso intercessor aí no céu, sentado no colo de Maria, contemplando a face de Deus Pai. Agora sou eu que digo: - “Se preocupa não. Nós vai dar um jeito de ficarmos bem”.

Andrea Manoel Leonardi
Paroquiana da Paróquia São José de Assaí

Comunicado



Novas Orientações Pastorais

Assaí, 27 de Maio de 2020.
Irmãos e irmãs em Cristo,

O Governo Estadual liberou as celebrações e a comunhão (Eucaristia), com restrições (Cf. RESOLUÇÃO SESA No 734/2020).
Apesar disso, optamos por esperar mais 15 dias, devido aos novos casos de COVID 19 em nosso município. Caso não haja aumento no número de casos avaliaremos a possibilidade da retomada das celebrações em acordo com as normas das autoridades competentes.
Sabemos da sede de participar da Santa Missa por parte de muitos, mas devemos priorizar a saúde de todos e todas nesse momento.Agradecemos a compreensão!
Informamos que a Secretaria Paroquial estará aberta das 9h às 16h, sem intervalo para o almoço.
Reforçamos o cuidado com o uso de máscaras ao adentrar na Igreja e na Secretaria para suas orações!
Com Maria, nossa Mãe Santíssima, continuemos em oração, contando também com a intercessão de nosso padroeiro, São José! Deus vos abençoe!

Pe. Paulo César Nogueira, CSF
Administrador Paroquial

Comunicado

Orientações Pastorais para o Atendimento Paroquial

Assaí, 01 de Junho de 2020
Irmãos e irmãs em Cristo,

Para auxiliar na vivência do sacramento da Reconciliação e orientar situações mais difíceis haverá atendimento na igreja nos seguintes dias e horários:
- Terça-feira: Atendimento para conversa, das 14h às 16h;
- Quarta-feira a Sexta-feira: Confissões, das 14h às 16h;
- Agende seu horário caso necessite confessar ou conversar;
- Ligue no Atendimento Paroquial: 3262-1256.
- Poderão vir as pessoas até 60 anos de idade e que não tenham problemas de saúde mais sérios;
- Acima dos 60 anos: veremos a possibilidade de atender na casa.

Pe Paulo César Nogueira, CSF
Administrador Paroquial

Pagina 1 de 20

Redes Sociais

#FicaADica


Destaques

Instituto Santa Paula