• Nossa História

  • Cada Comunidade uma Nova Vocação

  • PASCOM

  • Missas nas TVs Católicas

  • Novena a Nossa S. do Perpétuo Socorro

  • Campanha da Fraternidade 2021

Notícias

CNBB divulga mensagem ao povo brasileiro aprovada pelos Bispos reunidos na 58ª Assembleia

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na sexta-feira, 16 de abril, a mensagem do episcopado brasileiro que reunido, de modo online, na 58ª Assembleia Geral da CNBB, se dirigiu ao povo neste grave momento.
Confira o texto na íntegra:

MENSAGEM DA 58ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB AO POVO BRASILEIRO
Esperamos novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. (2Pd 3,13)

Movidos pela esperança que brota do Evangelho, nós, Bispos do Brasil, reunidos, de modo online, na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, de 12 a 16 de abril de 2021, neste grave momento, dirigimos nossa mensagem ao povo brasileiro.
Expressamos a nossa oração e a nossa solidariedade aos enfermos, às famílias que perderam seus entes queridos e a todos os que mais sofrem as consequências da Covid-19. Na certeza da Ressurreição, trazemos em nossas preces, particularmente, os falecidos. Ao mesmo tempo, manifestamos a nossa profunda gratidão aos profissionais de saúde e a todas as pessoas que têm doado a sua vida em favor dos doentes, prestado serviços essenciais e contribuído para enfrentar a pandemia.

Leia mais...

Aberta a 58ª Assembleia Geral: “Ponto alto do coração do serviço eclesial prestado pela CNBB”

Foi aberta nesta manhã a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro que reúne todo o episcopado brasileiro ocorre, pela primeira vez na história, de forma virtual, por conta da pandemia da Covid-19, um desafio imposto pelo contexto atual e que exige aprendizado de ferramentas e suporte técnico para os ajustes que se fazem necessários no início dessa experiência nova. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, abriu oficialmente o encontro às 8h, no horário de Brasília.
“Este caminho é de grande importância, é o ponto alto do coração do serviço eclesial prestado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Somos desafiados a abrir o coração e a vivenciarmos esse caminho sob as luzes de Cristo ressuscitado, guiados e movidos pela ação do seu Espírito Santo”, motivou dom Walmor.Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Leia mais...

Comunicado

Assaí, 09 de Março de 2021.

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, graça e paz!

A Paróquia São José informa que as celebrações com a presença do povo serão retomadas, seguindo as orientações do Governo e da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná para o enfrentamento da pandemia da COVID-19, expressas no decreto nº 7020 e na Resolução Sesa 221/2021.

Cronograma:
10/03 – Quarta-feira – 16h00
11/03 – Quinta-feira – 07h00
12/03 – Sexta-feira – 07h00
13/03 – Sábado – 18:00
14/03 – Domingo – 07h00 / 08h30 / 10h00 / 18h00

Importante
✔️ As Missas serão realizadas apenas na Igreja Matriz São José
✔️ A capacidade para cada Missa será de 100 pessoas. A entrada será por ordem de chegada até o limite determinado (Não haverá distribuição de senha ou agendamento prévio).
✔️ É permitido a participação de crianças com idade acima de 8 anos e idosos que estejam fora dos grupos de risco
✔️ O uso de máscara é obrigatório;
✔️ Respeite o distanciamento social;
✔️ Siga as orientações da Equipe de Acolhida;
✔️ Se apresentar sintomas: fique em casa!

Façamos a nossa parte!


Pe. João Carlos dos Santos, CSF (Pároco);
Coordenação do CPP (Conselho Pastoral Paroquial);
Coordenação do CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial).

Missa de posse do Pe. João Carlos

Foi realizada no último domingo, 14 de fevereiro, a celebração de posse do Padre João Carlos dos Santos como pároco da Paróquia São José de Assaí. A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Manoel João Francisco. Também estiveram presentes na celebração: o Prefeito do Município de Assaí, Sr. Michel Ângelo Bomtempo, representantes do Poder Legislativo, além dos coordenadores de Pastorais, Grupos, Movimentos e Comunidades.

O rito de posse aconteceu após a homilia de Dom Manoel. O primeiro ato foi a leitura da Provisão, que é o documento de posse. A leitura foi realizada pelo coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, Sr. Marcelo Pereira. Em seguida, Padre João Carlos fez sua profissão de fé perante o Bispo Diocesano e a comunidade, momento pelo qual ele assume o compromisso de seguir a doutrina da Igreja, respeitar o bispo diocesano e cumprir todos os deveres do seu ofício. Logo após, Pe. João Carlos foi revestido com a estola, símbolo da dignidade dos atos litúrgicos que deve presidir. Segundo Dom Manoel, a estola é o avental do sacerdote e simboliza que ele esta a serviço da comunidade. Pe. João Carlos também recebeu a chave da igreja, representando a porção do povo de Deus que é confiada ao seu pastoreio.

Ao final da celebração litúrgica, o prefeito usou a palavra para agradecer o retorno do padre João Carlos. Já o Sr. Marcelo Pereira, como coordenador do CPP, falou em nome da comunidade paroquial. Inicialmente agradeceu a presença de Dom Manoel, das autoridades e de toda a comunidade. Destacou o trabalho já realizado pelo Padre João Carlos, e reforçou que a comunidade esta feliz em acolhê-lo novamente e pronta para o trabalho pastoral. O Sr. Marcelo concluiu sua fala pedindo a intercessão de São José sobre o Pe. João Carlos e sua nova missão em Assaí.

Pascom Assaí

Congregação altera Comunidade Religiosa de Assaí

A Congregação da Sagrada família de Bérgamo divulgou alteração na Comunidade Religiosa de Assaí.
A Comunidade Religiosa de Assaí será constituída por:


Padre João Carlos dos Santos:
Superior da Comunidade e Pároco
Padre Osvaldo José David:
Vigário Paroquial
Irmão Edivan Resende:
Diretor do Oásis Santa Paula

Padre Paulo César Nogueira será transferido para a Paróquia Sagrada Família em Montes Claros. Será Pároco e Superior da Comunidade Religiosa.

As datas de despedida e posse serão divulgadas oportunamente.

Pascom Assaí

Nota de Pesar pelo falecimento de Dom Getúlio

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim , nunca morrerá!” (Jo 11, 25-26)


A Diocese de Cornélio Procópio comunica com pesar o falecimento do Bispo Emérito da Diocese, Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD aos 83 anos, ocorrido na manhã deste sábado.

Dom Getúlio, foi o terceiro Bispo da Diocese de Cornélio Procópio. Nasceu aos 17 de outubro de 1937 em Cipotânea, Minas Gerais. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu no dia 04 de agosto de 1966, em Barbacena - MG. Aos 22 de março de 1981, foi ordenado bispo auxiliar de Ponta Grossa. A ordenação episcopal foi na mesma cidade . São João Paulo II, o nomeou Bispo residencial de Cornélio Procópio, a posse deu-se em 20 de maio de 1984. Após 30 anos de dedicação e zelo, Dom Getúlio passou a ser Bispo Emérito, residindo em Cornélio Procópio. Durante toda a sua vida em nossa Diocese, Dom Getúlio colocou em prática o seu lema de ordenação “Qui Pertransiit Benefaciendo” (Que passou fazendo o bem). O velório de Dom Getúlio será na Catedral Cristo Rei, em Cornélio Procópio, iniciando às 15hs deste sábado. O velório será aberto ao povo, seguindo as orientações das autoridades sanitárias, devido a pandemia.

A Missa exequial será na Catedral Cristo Rei, domingo (02), às 09hs. Na sequencia o sepultamento será na própria catedral.

Pascom - Diocese de Cornélio Procópio


 

Comunicado

Orientações Pastorais

Assaí, 17 de Julho de 2020.


Queridos irmãos e irmãs em Cristo.

Vimos por meio deste, comunicar que continuaremos a transmissão ONLINE da Santa Missa, sem a presença do povo até o fim desse mês, entendendo que a situação de nossa região e do Estado ainda é crítica com relação ao CORONAVÍRUS. Reavaliaremos a possibilidade de retorno das celebrações presenciais a partir do mês de agosto.

Sabemos da necessidade da Santa Missa para sustento de nossa espiritualidade. Mas quando voltarmos celebraremos com muito mais alegria e fé. Aproveitemos para perseverar na oração com a Palavra de Deus, por meio das possibilidades oferecidas em nossa Comunidade Paroquial, com a família, igreja doméstica e base da sociedade.

Lembre-se: “Família que reza unida permanece unida”, principalmente nas provações!A Secretaria Paroquial estará funcionando das 9h00 as 16h00 (de segunda-feira a sexta-feira ) e das 8h00 as 12h00 (aos sábados).

Agradecemos pela compreensão.São José, rogai por nós!Nossa Senhora, Mãe da Igreja, interceda a Deus por nós!


Pe. Paulo César Nogueira, CSF
Administrador Paroquial
.
Coordenação do CPP
...........(Conselho Pastoral Paroquial).............
Coordenação do CAEP
(Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial

A fé e o isolamento


Desde que a pandemia do coronavírus avançou pelos países, o isolamento social se tornou uma necessidade para preservar vidas, ao mesmo tempo em que afetou nossas atividades cotidianas.

A quarentena alterou a rotina de grande parte das pessoas, impactando diretamente no aspecto religioso.

Com as igrejas fechadas e sem a participação do povo durante as celebrações, tivemos que passar a acompanhar as missas e momentos de oração apenas pelos meios de comunicação.

As mídias católicas tradicionais, rádio e TV, buscaram adaptar a programação para atender aos fiéis na observância da fé católica durante esse período de isolamento, e a Pastoral da Comunicação tem buscado formas de fazer com que a comunidade paroquial de Assaí vivencie de forma efetiva cada igreja doméstica.

Que seja a fé em Cristo que nos faça sentirmos próximos uns dos outros durante esse período em que a Igreja Matriz e as Comunidades estão vazias e que os salões e as salas de catequese permanecem em silêncio.

Pastoral da Comunicação

Nota de Pesar pelo falecimento da Irmã Edviges - Eva Opalinski

A Paróquia São José de Assai recebeu com imenso pesar nesta sexta-feira (10), a notícia do falecimento da Irmã Edviges - Eva Opalinski, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria.

Irmã Edviges chegou em Assaí em 08 de julho de 2003. Permaneceu em nossa comunidade até o início do ano de 2006, mesmo período em que Padre Ricardo era Pároco. No tempo em que esteve em nossa comunidade paroquial atuou como sacristã, zelando da sacristia, do presbitério e dos paramentos litúrgicos. Sempre demonstrou alegria em se ocupar das coisas do Senhor.

A Irmã Edviges colaborou muito com a comunidade assaiense, principalmente pelo grande testemunho de fé e uma simplicidade inconfundível,  companheira e amiga soube espalhar o Dom gratuito Deus que é o Amor.

A Paróquia São José de Assaí, através do Conselho Pastoral Paroquial, se solidariza com a família e com a Congregação das Irmãs da Sagrada Família de Maria pelo falecimento da Irmã Idviges. Que ela, juntamente com São Zygmunt Felinski, interceda por nós no céu.

Que o Senhor lhe conceda o descanso e a luz eterna.


 

Comunicado

Orientações Pastorais

Assaí, 04 de Julho de 2020

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, graça e paz!

Diante das recomendações do Governo Estadual e Municipal, de tomar medidas mais sérias com relação à prevenção contra o Coronavírus, vimos por meio deste comunicar que continuaremos rezando sem a presença do povo. Também seguiremos os seguintes critérios a partir de 06/07/2020 até dia 21/07/2020 que podem ser estendidos por mais 7 dias, se assim o Governo entender necessário:

  • Os atendimentos individuais (confissão e conversas) estão suspensos;
  • A Secretaria Paroquial e a Igreja estarão fechadas.
  • As visitas e bençãos de qualquer espécie estarão suspensas.

Contamos com a compreensão e o apoio de todos e todas para combatermos o Covid 19, unidos em oração e com os cuidados necessários já conhecidos por nós!

Fique em casa com sua família, Igreja doméstica!

São José interceda por nós e Nossa Senhora, Mãe da Esperança, passe à frente!


Pe. Paulo César Nogueira, CSF
Administrador Paroquial
.
Coordenação do CPP
...........(Conselho Pastoral Paroquial).............
Coordenação do CAEP
(Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial

Nota de Falecimento: Paulo Takeo Aoki

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (João 11:25).

A Paróquia São José de Assaí, através do Conselho Pastoral Paroquial, comunica com pesar o falecimento do paroquiano Paulo Takeo Aoki, aos 55 anos. Paulo era Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão.

A comunidade paroquial lamenta profundamente a morte do Sr. Paulo Takeo Aoki e se solidariza com a família neste momento de profunda tristeza e dor.

Comunicamos a todos que o velório será na Funesplan das 13:30 às 17:00 e que a oração será às 16:30.

★ 30/04/1965   | ✝ 03/07/2020

Assaí, 04 de Julho de 2020.

Pe. Paulo César Nogueira, CSF
Administrador Paroquial

Comunicado

Orientações Pastorais

 

Assaí, 13 de Junho de 2020
Caros irmãos e irmãs em Cristo,

Em vista dos novos casos confirmados de COVID 19 e vários suspeitos em nosso município, decidimos não retornar as Celebrações Eucarísticas com a presença dos fiéis. Reforçaremos os cuidados nas celebrações ONLINE. Vamos aguardar até o fim desse mês para reavaliarmos a possibilidade de retorno das missas presenciais.
Reiteramos a necessidade de cuidar uns dos outros, não deixando de usar máscaras e álcool 70%, caso seja de suma importância sair de casa.
A Igreja Matriz e a Secretaria Paroquial continuarão abertas seguindo o mesmo horário do comércio: Segunda a Sexta das 9h às 16h e aos sábados das 8h às 12h.
Agradecemos a compreensão!

 

Pe. Paulo César Nogueira, CSF
Administrador Paroquial

Coordenação do CPP
...........(Conselho Pastoral Paroquial).............
Coordenação do CAEP
(Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial)

Testemunho sobre Pe. Roberto Mario Fornoni, in memoriam

Quero elevar a Deus o meu agradecimento pela graça de ter convivido com o Padre Roberto Mario Fornoni, sacerdote que sempre caminhou com passos firmes na trilha aberta por Jesus. Aquele que sempre amou e defendeu a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, em sua última homilia defendeu o Papa Francisco com coragem e braveza, nos levando a refletir o que é “ser igreja”.
Logo que aqui em Assaí chegou pela primeira vez como Vigário Paroquial mal falava o português, mas seu jeito manso e discreto, misturados com seu sorriso tímido, logo cativou a todos; mal entendíamos o que ele falava, mas sentíamos a presença de Deus na tranquilidade de seu olhar. Sempre preocupado com a Igreja do amanhã, formou o Grupo de Jovens “Emaús” e a ele se dedicou, grupo esse que chegou a reunir 130 jovens em suas reuniões dominicais; desse grupo muitos são atuantes, sendo liderança na Igreja hoje. Quando Pe. Roberto partiu pela primeira vez, deixou um vazio imenso e muitas sementes semeadas.
Mas Deus nos reserva planos que nos surpreendem: nosso Padre - Pai – Amigo à pequena cidade de Assaí retornou (em 2017), agora com os cabelos e barba branquinhos e com uma sabedoria ainda maior. Um pároco que não gostava de holofotes, o brilho era para todos e de todos; ele amava comemorar o aniversário de todos, seja de nascimento ou matrimônio, mas no seu aniversário era discreto e sempre se reservava no seu mundinho.
Quantas vezes em suas homilias nos levou até a sua tão amada Itália, nos fez admirar e amar seus pais e sua família e assim, com esse lindo testemunho, nos fazia valorizar a nossa família. Mostrou-se sempre preocupado com a educação das crianças e dos adolescentes, com a postura dos pais perante os filhos; não mandava recado, dizia o que tinha que ser dito doesse a quem fosse.
Liderou nossa Paróquia com transparência e eficiência, com seu olhar de engenheiro civil (que era incrível!!!). Sempre dando liberdade e autonomia a todos os coordenadores das Pastorais e Movimentos, sua preocupação maior era ver a igreja unida; sempre dizia: “Somos de todas as Pastorais e movimentos”. Estudava cada documento enviado pelos superiores impecavelmente, incansavelmente.
Apaixonado pelas pequenas comunidades rurais, sempre fazia questão de lá estar presente. Padre de poucas e sábias palavras, às vezes suas respostas óbvias e inteligentíssimas não eram compreendidas por alguns. Mas, com suas conversas, seus aconselhamentos, suas homilias, palestras, formações ou com um simples diálogo conquistou uma comunidade inteira.
Seu carisma e suas brincadeiras eram suas marcas; em suas últimas celebrações nos dava a impressão de que não queria terminar a missa; brincava com todos, cativava a todos. Ele tinha um jeito único de ser e de viver.
Para 2020 sua prioridade eram os adolescentes e jovens, mostrando-se novamente preocupado com a Igreja do amanhã. Sobre a festa da Assunção da Virgem Maria (que ele tanto amava) já tínhamos acertado os detalhes, e o grupo que ele formou de crianças e adolescentes hoje tem a honra de ser chamado: “Grupo de Encenação Litúrgica Pe. Roberto Mario Fornoni”, formado pelos adolescentes e crianças que ele tanto amava.
Dedicou-se a todos, cuidou de todos que até se esqueceu de si mesmo, doou-se por inteiro, completamente, deixando de cuidar da própria saúde. Mas não deixou nada na paróquia desorganizado ou a ser feito.
Voltou para Deus como sempre quis, sem incomodar ninguém, sem dar trabalho para ninguém, teimoso e sincero sempre. Em nossa última conversa, quando o questionava sobre sua saúde, me respondeu com uma frase singular: - “Se preocupa não! Nós dá um jeito!”
Obrigado, meu Senhor e meu Deus, pela honra de ter tido tantos ensinamentos com esse grande Padre, dentre tantos a obediência e a fidelidade à Igreja, bem como a humildade.
E ao meu grande amigo de 25 anos de amizade, Pe. Roberto, eu digo: “Obrigada por tudo!” Descanse em paz! Cuide de nós como nosso intercessor aí no céu, sentado no colo de Maria, contemplando a face de Deus Pai. Agora sou eu que digo: - “Se preocupa não. Nós vai dar um jeito de ficarmos bem”.

Andrea Manoel Leonardi
Paroquiana da Paróquia São José de Assaí

Pagina 1 de 18

Redes Sociais

#FicaADica


Destaques

Instituto Santa Paula