Legião de Maria

A Legião de Maria nasceu em 7 de setembro de 1921 na Europa e rapidamente se espalhou por todo o mundo.

A arma dos Legionários é a oração do terço.

A Legião de Maria é uma associação de Católicos que, com a autorização eclesiástica, formaram uma legião para servir na luta perpétua da Igreja contra o espírito do mal. Está sob o poderoso comando de Maria Imaculada Medianeira de todas as Graças.

A finalidade da Legião de Maria é a Glória de Deus através da evangelização, oração e santificação de seus membros.

O espírito da legião é o de semelhança ao espírito de Maria: A Legião deseja imitar Maria em sua humildade, sua obediência, doçura angelical, sua oração constante, sua mortificação, paciência, sabedoria, amor corajoso e acima de tudo sua F.

A Fé de Maria, foi no mais alto grau somente por Ela praticada e vivida.

Em Assaí a Legião de Maria chegou em 13 de janeiro de 1974 às quinze horas em uma das salas aos fundos da paróquia. Foi dirigida pela Curie de Cornélio Procópio e teve como diretor espiritual Pe. Dislau Karris.

Hoje o movimento conta com 64 membros, sendo 14 membros ativos e 50 auxiliares.

Representantes atuais:

Presidente: Jelsa Leopoldina
Vice-presidente: Antonio Alves da Silva
Secretária: Elisa Libanio
Tesoureira: Maria José de Carvalho.

As reuniões realizam-se todas as quartas-feiras em uma das salas da paróquia.

Junto a Solenidade da Anunciação do Senhor, no dia 25 de março, a Legião de Maria celebrou a Solenidade da ACIES, onde os legionários se consagram todos os anos, individual e coletivamente a Nossa Senhora.
"Essa palavra ACIES possuí origem latina, e significa um exército em ordem de batalha, e designa, com razão, a cerimônia na qual os legionários como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, rainha da Legião, e dela receber a força e a benção para um novo ano de combate contra o exército do mal. Contrasta, além disso, com o Praesedium, que apresenta a Legião, não em forma de combate, mas espalhada em várias seções, ocupadas cada qual com seu próprio trabalho[...]. A ideia central, sobre a qual tudo na Legião se sustenta, é o trabalho em união e sob a dependência de Maria, sua Rainha. A Acies é a solene declaração desta união e dependência, a renovação - individual e coletiva - do compromisso de fidelidade da Legião."(Cf. Manual oficial da Legião de Maria).
Pastoral da Comunicação

Os membros da Legião de Maria da paróquia São José celebrou no dia 26 a festa da Acies, uma celebração presidida pelo Diretor espiritual Pe. Paulo Cesar Nogueira.
A "ACIES" (do livro "Solenidades Legionárias")
“Dada a importância da devoção à Santíssima Virgem dentro da Legião, os legionários se consagrarão, todos os anos individual e coletivamente a Nossa Senhora, no dia 25 de Março ou em outro dia conveniente, nas proximidades desta data, numa cerimônia que tem o nome de Acies.
Esta palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha, designa, com razão, a cerimônia em que os legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal. Contrasta, além disso, com Praisidium, que apresenta a Legião, não em formação de combate, mas espalhada em várias seções, ocupadas cada qual no seu próprio trabalho.” (do livro "Solenidades Legionárias").

O Grupo de Legionários de Maria, de Assai-Pr, reuniram-se no dia 18/09/2011, para uma tarde de formação e confraternização pelos 90 anos da Legião de Maria no Mundo.
Compareceram vários membros e o estudo foi sobre os temas:
-Oh! Se Maria fosse conhecida e Legião dos Anjos de Maria.
A reunião iniciou-se às 14:30 horas,com as orações da Téssera  e o Santo Terço.
Finalizou às 16:30, com as orações finais e a Benção dada pela Ministra Noêmia.

Legião de Maria - Assaí