Nossa História

No dia 14 de maio de 1944, chega a Assaí o primeiro vigário Frei Epifânio. O.F.M (da Ordem dos Frades Menores), que passa a residir nesta cidade. Desta maneira a comunidade assaiense recebeu assistência espiritual contínua e permanente. Nesta data também foi aberto o livro de Batizados. A capelaauto

  • Nossa História

  • Liturgia

  • Programa Ecos de São José

  • Paróquia São José - 70 anos de Evangelização

  • Programa Oração da Ave Maria

  • Peregrinação Sagrada Família

  • PENSANDO O BRASIL: Mensagem da CNBB

  • Setembro: Mês da Bíblia

Reflexão

Pequenas Comunidades, um novo jeito de ser igreja/igreja doméstica.

“Pessoas pequenas, em lugares pequenos, fazendo pequenas coisas, provam transformações!”

Objetivo: Criar e alimentar e fortalecer o Espírito comunitário, pois sem este ultimo, a fé corre um sério perigo de esfriamento. Os grupos de reflexão estão empenhados em formar comunidades cristãs, visando a maturação e auto-suficiência, de tal modo que, como missionários em suas próprias comunidades, busquemos formar novos grupos, despertando novos dirigentes e novas coordenações, para uma maior e eficaz evangelização. Os grupos ainda ajudam a criar e a desenvolver as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), assentadas no protagonismo dos leigos que visarão sempre alicerçar estas comunidades a viver o espírito de unidade com toda paróquia, diocese e Igreja.

Constituem um ambiente propício para escutar a palavra de Deus, para a fraternidade, para animar na oração, para aprofundar processos de formação na fé e para fortalecer o exigente compromisso de ser apostolo na sociedade de hoje.

Muito já foi escrito e falado sobre os grupos de Reflexão entre nós. Alguns se referem a eles como uma fase passageira na caminhada das nossas comunidades diocesanas, afirmando que a grande prioridade diocesana – Grupo de reflexão presentes em todos os planos da diocese  - é assumida sem maiores conseqüências para a vida paroquial.

Outros, felizmente a minoria, testemunham que o grupo de reflexão encontra-se “adormecidos”. Mas esta realidade faz parte do processo histórico permanente na ação evangelizadora.  Há momentos de escassez, aridez e de terra seca. Há temo para retornar a caminhar. Os grupos de reflexão fazem parte da historia da diocese de Cornélio Procópio

Os grupos de Reflexão não são as únicas formas de vivência comunitária da Fé, mas a base para se formar comunidades maduras que possam assumir com responsabilidade os compromissos fundamentados na vitalidade do Evangelho: reflexão e aprofundamento da Palavra de Deus, oração comunitária, pratica da caridade, entre as pessoas que participam do grupo e da solidariedade desta com relação a toda comunidade, especialmente os excluídos.

13º Intereclesial das comunidades de base em Juazeiro do Norte

“Bendito o povo que marcha tendo Cristo como guia”

 

Com uma linda celebração de abertura deu-se início em Juazeiro do Norte, nas terras do Padre Cícero o 13º Intereclesial das comunidades de base. Este encontro que é realizado a cada quatro anos e agrega representantes do Brasil, América Latina e Caribe.

Este encontro começa ainda bem antes, quando cada participante que são chamados delegados saem de suas comunidades para este encontro. Nós da diocese de Cornélio Procópio iniciamos nossa peregrinação na sexta feira, depois de 36 horas de viagem paramos para uma pausa em Barra do Choça em Bahia, depois de um dia de descanso, participando das festividades daquela comunidade seguimos viagem até Salgueiro no Pernambuco, onde fomos recebidos com uma janta e pernoitamos nas casas das famílias. De manhã seguimos viagem até a comunidade de Missão Velha onde nos encontramos com outros delegados de outros estado e de outras regiões do PR. Depois de um almoço festivo seguimos viagem para nos acomodarmos nas casas das famílias que recebem nestes dias para este encontro. A noite tivemos a celebração, conduzida por leigos com mais 5000 delegados.

Entre tantas emoções, um dos pontos mais fortes foi a leitura da carta do Papa Francisco, sendo que, ao longo da história, é a primeira vez que um Papa enaltece este tipo de evento.

Durante a semana estarei dando um resumo do dia aqui no site da Paróquia e postando algumas fotos, para que vocês se unam a nós neste grande momento da Igreja do Brasil.

Padre Cicero Romão Batista: Rogai por nós!

Rafael Amaral

Nova coordenação paroquial dos Grupos de Reflexão.

No domingo p.p, dia 2104/2013, aconteceu à formação para grupo de Reflexão, no centro catequético da Paróquia São José de Assaí.
A formação que iniciou-se às 14h00min e encerrou-se às 17h00min, contou com a presença e palestra do padre Wagner Zacarias Rufino, o qual frisou que Grupo de Reflexão é o canteiro onde brotam os serviços e as pastorais da comunidade e que quando um católico ou um movimento da Igreja não valoriza os grupos de reflexão, ficam sem rumo, sem fundamentação.”
Nesta formação, a Sra. Ortência L. Batista também colaborou com uma dinâmica referente ao  Salmo 150.
Na ocasião, houve a eleição para nova coordenação em substituição à coordenadora Olga Teixeira da Silva, que atuou desde 2009. As candidatas foram: Maria Nazaré Silva e Ortência L. Batista, sendo que a primeira ficou como coordenadora e a segunda como vice.
Olga Teixeira da Silva

Encontro com os coordenadores de Grupo de Reflexão

No salão Frei Epifânio, no dia 2 de outubro de 2011 das 8h00min às 12h00min, aconteceu um encontro para os grupos de reflexão com a presença da coordenadora Diocesana, Maristela de Cornélio Procópio.
O tema foi “Perseverança” onde foram citados vários textos do Evangelho nos convidando a perseverarmos na Fé, tornamo-nos discípulos Fervorosos para testemunharmos a Palavra de Deus com desassombro e intrepidez.
Olga Teixeira
Coordenadora Paroquial dos Grupos de Reflexão.

Expoceb's

Aconteceu no dia 27/11/2011 o encontrão “Expoceb’s”, que se trata de uma concentração diocesana em Cornélio Procópio das CEB’s e Grupos de Reflexão.
O tema “Vontade de Deus, Projeto de Salvação” foi ministrado pelo palestrante Renato da Pastoral da Juventude de Londrina. Onde Estão os profetas? A profecia não pode morrer!
D. Getulio celebrou a Santa Missa no inicio e durante o encontro houve vários momentos com apresentações, como Folia de Reis, dança com coreografia e vídeos.
Estiveram presentes varias comunidades, entre elas, nós de Assaí, num total de 26 pessoas que participam de Grupos de Reflexão:
Jardim Muriaé: Osvaldo Zotelli
Vila Prudêncio: Nazaré e Leonildo
Jardim Alvorada: Olga e Zenildo
Vila Ramalho: Dona Lia
Vila Esperança: representante de D. Ana Soares.
Coordenação Paroquial de Grupos de Reflexão

Missa de Rua

O Grupo de Reflexão  da Igreja  Católica de Assai, realizou na terça-feira, 20,  a Missa de Rua.
Essa missa é realizada para as famílias da comunidade, para dar apoio e fortalecer suas caminhadas, levando a eucaristia para todas as famílias.
A missa é realizada toda terça-feira em bairros diferentes.

Veja as fotos

Pagina 1 de 2