• Nossa Histria

  • Cada Comunidade uma Nova Vocao

  • Novena a Nossa S. do Perptuo Socorro

Tudo o que sabemos sobre o marido de Maria e pai adotivo de Jesus vm das Escrituras e isso tem parecido muito pouco para aqueles que criaram lendas sobre ele.

Diz-se que casou-se com Maria aos 30 anos de idade e, por seu carter, foi escolhido a dedo por Deus para guardar a virgindade de nossa mezinha Maria. Diz-se tambm que morreu aos 60 anos de idade, antes do incio da vida pblica de seu Filho Jesus Cristo.

Sabemos que ele era um carpinteiro, um trabalhador, tanto que, em Nazar, perguntaram em relao a Jesus, "No este o filho do carpinteiro?" (Mateus 13,55). Ele no era rico, tanto que, quando ele levou Jesus ao Templo para ser circuncidado e Maria para ser purificada, ele ofereceu o sacrifcio de um par de rolas ou dois pombinhos, permitido apenas queles que no tinham condies de comprar um cordeiro (Lucas 2,24).

Apesar de seu humilde trabalho e suas condies, Jos veio de uma linhagem real. Lucas e Mateus discordam um pouco em relao aos detalhes da genealogia de Jos, mas ambos marcam sua descendncia a partir de Davi, o maior rei de Israel (Mateus 1,1-16 e Lucas 3,23-38). Realmente o anjo que primeiro conta a Jos sobre Jesus o sada como "filho de Davi," um ttulo real usado tambm para Jesus.

Sabemos que Jos foi um homem compassivo, carinhoso. Quando ele soube que Maria estava grvida aps estarem para se casar, ele soube que a criana no era dele mas desconhecia, at ento, que ela estava carregando o Filho de Deus. Ele planejou separar-se de Maria de acordo com a lei, mas temeu pela segurana e o sofrimento dela e do beb. Ele sabia que mulheres acusadas de adultrio poderiam ser apedrejadas at a morte, ento ele decidiu deix-la silenciosamente e no expor Maria a vergonha ou crueldade (Mateus 1,19-25).

Sabemos que Jos foi um homem de f, obediente a tudo o que Deus pedisse a ele sem preocupar-se com os resultados. Quando o anjo apareceu a Jos em um sonho e contou-lhe a verdade sobre a criana que Maria estava carregando, Jos imediatamente e sem questionar preocupar-se com fofocas, tomou-a como esposa. Quando o anjo reapareceu para dizer-lhe que sua famlia estava em perigo, ele imediatamente deixou tudo o que possua, todos os seus parentes e amigos, e escapou para um pas estranho, desconhecido, com sua jovem esposa e o beb. Ele aguardou no Egito semmquestionar at que o anjo disse a ele que j era seguro retornar (Mateus 2,13-23).

Sabemos que Jos amava Jesus. Sua nica preocupao era com a segurana desta criana confiada a ele. Ele no apenas deixou seu lar para proteger Jesus mas na ocasio de seu retorno fixou residncia na obscura cidade de Nazar sem temer por sua vida. Quando Jesus ficou no Templo, Jos (junto com Maria) procurou por ele com grande ansiedade por trs dias (Lucas 2,48). Sabemos tambm que Jos tratava a Jesus como seu prprio filho tanto que as pessoas de Nazar constantemente repetiam com relao a Jesus, "No este o filho de Jos?" (Lucas 4,22)

Ns sabemos que Jos respeitava e temia a Deus. Ele seguiu as Suas ordens ao lidar com a situao de Maria (me solteira em tese) e ao ir a Jerusalm para Jesus ser circuncidado e Maria purificada aps o nascimento de Jesus. Ele levava sua famlia a Jerusalm todo ano para a Pscoa, algo que no poderia ter sido fcil para um trabalhador.

J que Jos no aparece na vida pblica de Jesus, em sua morte, ou ressurreio, muitos historiadores acreditam que Jos provavelmente morreu antes que Jesus iniciasse seu sacerdcio.

Jos o patrono dos condenados morte, porque presumindo-se que ele morreu antes da vida pblica de Jesus, ele morreu com Jesus e Maria perto dele, da maneira como todos ns gostaramos de partir desta terra.

Jos tambm o patrono universal da Igreja, dos pais, dos carpinteiros, e da justia social.

Celebramos dois dias festivos para So Jos: 19 de maro para Jos o Marido de Maria e 1 de maio para Jos o Trabalhador (So Jos Operrio).

Orao da Confiana em So Jos

Querido So Jos,
em vosso rosto humano vemos retratado o rosto do Pai Divino.
Que Ele nos d aconchego, proteo e a certeza de que andamos sobre a palma de sua mo.
Mostrai-nos, So Jos, a fora da vossa paternidade.
Dai-nos determinao diante dos problemas,
coragem diante dos riscos e desafios,
sentido nos limites de nossas foras e confiana irrestrita no Pai Celeste.
Tudo isso vos pedimos na fora do Pai,
no amor do filho e no entusiasmo do Esprito Santo.
Amm.

Querido So Jos, em vosso rosto humano vemos retratado o rosto do Pai Divino. Que Ele nos d aconchego, proteo e a certeza de que andamos sobre a palma de sua mo. Mostrai-nos, So Jos, a fora da vossa paternidade. Dai-nos determinao diante dos problemas, coragem diante dos riscos e desafios, sentido nos limites de nossas foras e confiana irrestrita no Pai Celeste. Tudo isso vos pedimos na fora do Pai, no amor do filho e no entusiasmo do Esprito Santo. Amm.

Links

Redes Sociais

Destaques

#FicaADica


Instituto Santa Paula