Panib

A pastoral Nipo-Brasileira, conhecida pela sigla PANIB, existente em diversas parquias onde existe um significado nmero de fiis de origem japonesa, especialmente no estado de So Paulo, tem por finalidade incentivar e apoiar os nipo-brasileiros a viver melhor na Igreja Catlica, crescendo na f em Cristo Jesus.

A PANIB tem por misso evangelizar os nipo-brasileiros atravs do anncio da Boa Nova do Evangelho, levando-os solidariedade humana e tambm comunho eclesial e participao da comunidade paroquial. A Panib uma associao cvico-religiosa que congrega os missionrios catlicos que se dedicam evangelizao dos japoneses e seus descendentes no Brasil.

A histria da PANIB em Assa tem incio no ano de 1999 com um dilogo entre o ento proco, Padre Girolamo Zonca, o padre Haruo Sassaki - Assessor da PANIB na diocese de Cornlio Procpio - e o Senhor Pedro Takao Aoki dando assim incio aos trabalhos para a fundao da Pastoral na Parquia So Jos de Assa.

Em 18 de Junho do mesmo ano foi fundada oficialmente a PANIB. Desde o inicio a PANIB trabalhou junto com a FUNJIN-KAI (Associao de Senhoras Catlicas de Assai) no desenvolvimento de diversas atividades como palestras e formaes. Com o passar dos anos diversificaram-se as atividades.Atualmente so realizado encontros semanais, palestras, estudos bblicos, oraes e ensaio de cantos litrgicos. A PANIB tambm promove a missa celebrada nos idiomas brasileiro/japons que presidida pelo Padre Haruo Sassaki a cada 2 meses.

A PANIB tem encontros semanais realizados nas teras-feiras s 20:00 horas no salo Funjinkai e seu coordenador Luiz Toshio Morimoto.

Com uma celebrao solene no domingo, 22 de junho, a Pastoral Nipo-Brasileira PANIB comemorou 15 anos de atividade pastoral na Parquia So Jos de Assa. Essa pastoral tem por finalidade incentivar e apoiar os nipo-brasileiros a viver melhor na Igreja Catlica, crescendo na f em Cristo Jesus. Essa realidade presente em nossa comunidade estreita os laos de amizade, amor e respeito que unem as pessoas entre si e ao mesmo tempo Cristo. A Pastoral iniciou com a idealizao e apoio do Pe. Jernimo Zonca; onde ressaltava a importncia do grande trabalho de evangelizao oferecido realidade apresentada em nossa comunidade devido ao grande nmero de descendentes japoneses que aqui residem e mantm sua cultura. A diversidade de culturas oferece comunidade subsdios para interao com o outro e com o diferente; num movimento de respeito mtuo em prol da unidade. Assim as famlias de origem nipnica mantm a tradio de encontros realizados em lngua japonesa como forma de adorao a esse Deus que nos une num mesmo corao, cheio de amor por meio da orao. A valorizao da diferena de culturas abre os braos para acolher de modo consistente a pessoa do outro num gesto de comunho fraterna com Cristo. A celebrao Eucarstica foi presidida por Pe. Cezar Luciano Hernandes Fernandes, Conselheiro Geral da Congregao da Sagrada Famlia, e concelebrada pelo Pe. Haruo Sassaki, Pe. Wagner Zacarias Rufino e Pe. Paulo Cesar Nogueira. Tambm estiveram presentes as Irms do Imaculado Corao de Maria de Nagasaki e o coordenador diocesano da PANIB, o Sr. Yassuo Kuriaki. Aps a celebrao eucarstica os membros da PANIB participaram de um momento de confraternizao.

Pastoral da Comunicao - Assa

No dia 22 de fevereiro, s 14h00 a Pastoral Nipo Brasileira - PANIB, coordenada pelo Sr. Washington Matsuo se reuniu com o Proco, Pe. Wagner Zacarias Rufino para tratar dos preparativos para a primeira celebrao da novena do padroeiro So Jos, dentro dos festejos dos 70 anos de criao da Parquia So Jos.
A colnia japonesa em muito contribuiu para com a organizao e construo da Igreja Matriz. A primeira capela da ento Vila foi construda a pedido do casal Dr Kato e Maria Teresa Ussui, em 1 de maio de 1934. Outros como Sr Akira Kikuti, Rinzaburo Irmano, Koji Nakamura, Heiji Akagui, Hikohei Ushikubo, dentre outros fizeram parte da comisso de construo, junto com Frei Constantino, proco da poca.
Na celebrao do dia 10 de maro, primeiro dia da Novena, convidamos toda a colnia japonesa para participarem da Santa Missa em memria dos precursores que ajudaram na construo de nossa Parquia.

Pascom

com imensa satisfao e alegria que convidamos a todos para a XXI Romaria a Aparecida promovida pela Pastoral Nipo-Brasileira - PANIB que ser realizada no dia 5 de agosto de 2012 com o tema "Maria, ensina-nos a defender a vida".
A Missa ser presidida por Dom Julio Endi Akamine, primeiro bispo nipo-brasileiro da Arquidiocese de So Paulo e concelebrada pelos missionrios da PANIB.

A Pastoral Nipo-Brasileira Assaiense comemorou neste domingo com Celebrao de Missa e um jantar especial o 13 ano da atuao da PANIB na comunidade. Essa realidade presente em nossa comunidade estreita os laos de amizade, amor e respeito que unem as pessoas entre si e ao mesmo tempo Cristo.
Pe. Massimo Crotta, ao agradecer comunidade nipo-brasileira pelo trabalho de evangelizao prestado comunidade; enfatiza o exemplo de Joo Batista, que em sua histria se apresentou como profeta de um Deus novo, moderno para sua poca, atravs de um nascimento extraordinrio devido realidade em que estava inserido os pais de Joo Batista e que acolhiam um Deus desconhecido. Ressaltou ainda a importncia de acolhermos esse Deus que gerou Joo Batista e que nos profetizou sobre seu filho Jesus Cristo; nosso Senhor. Finaliza desejando um fraterno abrao de agradecimento todos que contribuem com essa obra de evangelizao na comunidade assiense.
PASCOM Lcia Hayashida
Veja as fotos!