CPP
  • Nossa História

  • Cada Comunidade uma Nova Vocação

  • Novena a Nossa S. do Perpétuo Socorro

Conselho Pastoral Paroquial - CPP

O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é um órgão consultivo que tem por finalidade auxiliar o pároco na programação das ações evangelizadoras e pastorais, dentro dos limites da paróquia.

É vedado ao conselho pastoral paroquial constituir-se ou manter-se no todo ou em parte, com personalidade jurídica de direito privado própria ou independente da paróquia ou da mitra diocesana de Cornélio Procópio.

Atribuições do Conselho Pastoral Paroquial:

  • Promover a pessoa humana em todas as suas dimensões;
  • Difundir a doutrina católica em profunda comunhão com o Magistério Eclesiástico;
  • Planejar e coordenar todas as atividades de evangelização e pastoral na paróquia em comunhão e obediência com o pároco e com as diretrizes da diocese;
  • Incentivar as pastorais, grupos e movimentos aprovados pelo bispo diocesano.
  • Reuniões mensais para avaliações, planejamento e decisões de novas ações e atividades da paróquia.

Composição do CPP:

Presidente: Pároco Pe. João Carlos dos Santos, CSF
Vigário Paroquial: Pe. Osvaldo José David
Coordenador: Marcelo Pereira
1.ª Secretária:
2.ª Secretária:
Membros: Coordenadores de Pastorais, Grupos, Movimentos e Comunidades Urbanas e Rurais. A serviço da ação evangelizadora e pastoral da paróquia.

Mensagem do Conselho Pastoral Paroquial - CPP

Corpus Christi:
Festa do Corpo e Sangue de Cristo
Após celebrarmos as Solenidades da Páscoa, Ascensão do Senhor, Pentecostes e Santíssima Trindade, somos convidados pela Igreja a glorificar o Santíssimo Sacramento. Na Eucaristia Jesus se manifesta a cada um de nós, sendo o ápice e o centro da fé Católica Apostólica Romana.
Nesta quinta-feira de Corpus Christi, somos chamados a viver em plenitude a nossa igreja doméstica, intensificando a fé com nossas famílias e unidos com toda a Santa Igreja. Este dia não é apenas um feriado, mas um dia Santo de Guarda. Diferente do que realizamos todos os anos, isto é, o encontro de toda a comunidade para celebração e procissão, neste momento somos incentivados a reinventar o modo de celebrar esta Solenidade, sendo assim, façamos em nossos lares uma experiência única e igualmente sagrada, com a Leitura Orante, momentos de oração, participando da Santa Missa pelas redes sociais e da carreata com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da nossa cidade.
Em nossas intenções, rezemos de modo particular pelo fim da pandemia e pela Santa Mãe Igreja, na Pessoa do nosso Papa Francisco, do nosso Bispo Dom Manuel e do nosso Padre Paulo, que sejam assistidos em suas necessidades a tomarem decisões voltadas ao bem comum.
Coloquemos todas as nossas intenções aos pés do Santíssimo Sacramento, onde tudo pode ser transformado pela Fé e pela entrega de um coração convertido, a exemplo da Virgem Maria, o Primeiro Sacrário.
Assaí, 10 de Junho de 2020.
Marcelo Pereira
Coordenador do CPP

Assembleia Pastoral Paroquial 2017

No dia 03 de dezembro de 2017, realizou-se na Paróquia São José de Assaí a Assembleia Paroquial Anual contando com a presença dos Padres, dos coordenadores das pastorais, grupos e movimentos, mais dois representantes das comunidades (Capelas) urbanas e rurais.
Após a oração inicial, Pe. Roberto fez uma breve formação: refletimos juntos sobre a presença dos leigos e leigas na nossa comunidade como: “Sal da Terra e Luz do Mundo.”, tendo como embasamento o Doc. 105 da CNBB, visto que o papa Francisco declarou na Festa de Cristo Rei, que a Igreja celebra o ano do LAICATO. Após a reflexão foram divididos os grupos para avaliar os trabalhos propostos em 2016 e realizados ao longo do ano de 2017.
As questões abordavam as Urgências e Pistas de Ação propostas pelo 10º Plano de Ação Evangelizadora da Diocese de Cornélio Procópio e também algumas Urgências e Projetos paroquias que são:
- Igreja em estado permanente de Missão;
- Igreja: casa de Iniciação à vida cristã;
- Igreja: lugar de animação bíblica da Vida e da Pastoral;
- Igreja: comunidade de comunidades;
- Igreja a serviço da vida plena para todos.
Logo após o almoço um representante de cada grupo apresentou para todos os participantes da assembleia o que cada grupo havia avaliado. De acordo com o que foi apresentado, percebe-se que algumas pastorais conseguiram desenvolver, na medida do possível, algumas das urgências, porém, ainda falta um maior engajamento de todas as pastorais para que se possam atingir todas as urgências que a diocese e também a paróquia propõe.
Como a assembleia paroquial teve como objetivo avaliar os trabalhos realizados e tendo em vista que o 10º Plano de Ação Evangelizadora da Diocese de Cornélio Procópio, tem vigência até 2020, entendemos que ainda podemos dar continuidade às urgências acima citadas, tentando realizar a contento todas as ações propostas. Para isso contamos com o empenho de todos os membros das diversas pastorais, grupos, movimentos e comunidades urbanas e rurais, impulsionados pela força e a ação do Espirito Santo que habita em cada um de nós.
Que Deus abençoe infinitamente cada um que se disponibilizou e se dou para a realização dos trabalhos pastorais em 2017, o caminho para frente, ainda é um caminho longo, mas com o esforço de todos vamos fazer da nossa Paróquia uma “comunidade de comunidades” assim que nossa paroquial seja atendida nas suas necessidades, e que o ano de 2018, seja um ano abençoado para todos nós.

Primeiro Conselho Pastoral de 2015

Aconteceu no sábado, 24 de Janeiro, às 15h00, no Salão Frei Epifânio, o primeiro Conselho Pastoral Paroquial – CPP, do ano de 2015.
A reunião que contou com a presença da maioria dos coordenadores de pastorais e das comunidades serviu para planejar o inicio do ano pastoral. Entre os temas abordados destaca-se a abertura da Campanha da Fraternidade 2015, marcada para o dia 22 de fevereiro, a Via-Sacra a ser realizada no período da quaresma, a Novena de São José e o encerramento do Ano Jubilar da Paróquia São José. O próximo Conselho Pastoral Paroquial deve acontecer no dia 01 de março de 2015, às 9h00.
Pastoral da Comunicação

"Acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos acolheu" (Rm 15, 7)
No domingo 04 de dezembro a Paróquia São José de Assai celebrou a conclusão da Assembleia Paroquial. O processo de assembleia iniciou-se na sessão do Conselho de Pastoral do dia 08 de outubro. No domingo de Cristo Rei, 20 novembro, houve a celebração dos compromissos dos delegados.
Aproximadamente 120 delegados participaram da Assembleia que, num trabalho sério e muito proveitoso, elaboraram e aprovaram os projetos para o Plano Pastoral de 2017. Mesmo com a mudança de pároco a partir de fevereiro de 2017 a assembleia entendeu que os projetos precisam ser feitos como expressão de uma continuidade do trabalho pastoral e sintonia com as Diretrizes da CNBB e orientações da Diocese de Cornélio Procópio.
No término da celebração da Assembleia Pe. Wagner fez um discurso, lembrando que esta era a última por ele presidida. Recordou que por ocasião de sua posse dizia ser possível "construir uma comunidade paroquial sob os alicerces da comunhão, da fraternidade, da partilha, da responsabilidade e no respeito às funções inerentes a cada um",  aspectos que "devem marcar nossa vida pastoral, alicerçada na construção de uma Igreja em contínuo estado de missão, que favoreça uma profunda iniciação cristã, animada pela
Palavra de Deus na construção de comunidade de comunidades, a serviço da vida, como nos lembram as atuais Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, codificadas nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da CNBB Paraná, Regional Sul II, e no Plano Diocesano da Diocese de Cornélio Procópio". Concluiu dizendo que "espero ter alcançado pelo menos uma parte destes propósitos", ao mesmo tempo que salientou que a comunidade  cresceu muito na qualidade e no compromisso pastoral.
Após a eleição do novo coordenador de pastoral, o senhor José Roberto e agradecimentos aos participantes, a benção dada pelo pároco e vigários marcou o encerramento da assembleia.
Pascom Assaí

Os trabalhos da Assembleia retomaram às 13h30 com a votação dos projetos. Esse trabalho foi conduzido pelo Rafael Amaral e pela Prof. Lucélia Pereira. Os projetos foram votados por eixo e a cada um deles os participantes puderam fazer intervenções, mostrando posição favorável ou desfavorável à aprovação dos mesmos.
Esse momento foi muito rico e contou com diversas intervenções dos delegados e aprovação de vários projetos e ações. Encerrada a votação dos projetos, a asembleia passou para aprovação do calendário paroquial e em seguida a comunidade rezou solenemente a oração das Vésperas, encerrando assim a Assembleia Paroquial 2014.
Para que a Assembleia Paroquial acontecesse de forma plena e organizada foi necessário que muitas pessoas trabalhassem nos bastidores. Além da equipe de coordenação que desde setembro estava trabalhando para a realização da assembléia também foram criadas equipes pra infra-estrutura, acolhida, cozinha, animação e liturgia.
Pastoral da Comunicação

Pagina 1 de 4

Links

Redes Sociais

Destaques

#FicaADica


Instituto Santa Paula