Ministros

Ministros Extraordinrios da Sagrada Comunho, Esperana e Palavra

Na tradio Crist, o ministrio da Palavra o primeiro ministrio, pois chamado a suscitar a f e a educ-la.

O servio de ministros extraordinrios teve incio na parquia So Jos de Assa, nos idos de 1970, na poca que pertencia diocese de Jacarezinho, com designao dos 2 primeiros ministros extraordinrios da nossa parquia: Amaro Monteiro e Guenji Assaoka. Com o tempo e conforme as necessidades, a equipe foi crescendo com a designao de novos membros. Hoje a equipe conta com 43 ministros leigos: 33 na cidade e 10 nas capelas rurais. Entre estes, 10 so ministros da palavra.

Os ministros extraordinrios ou leigos servem nas missas, conforme escalados, ajudando a servir a sagrada comunho aos fiis, bem como visitam os fiis doentes ou idosos levando a comunho.

Os ministros no exerccio de seu ministrio, prestam preciosa colaborao na assistncia espiritual aos enfermos e idosos. Os ministros esto regulados por normas da Igreja e possuem muitas vezes uma longa tradio. Mas as mudanas recentes nas situaes particulares ou regionais tm favorecido a criao e ainda podero suscitar outros servios pastorais, que respondam s necessidade das pessoas e comunidades. Os ministros da palavra, alm de servirem a sagrada comunho so escalados para presidirem da celebrao da palavra, conforme a necessidade da parquia. Os ministros podem atender tambm os ritos de exquias conforme as precises do sacerdote.

No domingo, dia 26, os Ministros Extraordinrios da Sagrada Comum e da Palavra participaram do retiro, que aconteceu na Parquia Nova Ftima, em Nova Ftima. Todas as parquias do Setor III estiveram presentes. Parabns aos nossos ministros que representaram nossa Parquia nesta dimenso importante de formao.
Na parte da tarde, aconteceu na Parquia So Sebastio em Amoreira, o encontro dos catequistas, organizado pela equipe diocesana e que tem o Pe. Jos de Lima como assessor. O encontro, que teve a participao de muitos dos nossos catequistas, teve como preocupao, dentre outras coisas, fazer um levantamento da realidade catequtica das parquias, em vista de trabalhos futuros.
Agradecemos aos nossos queridos catequisas e ministros pela dedicao, empenho e compromisso nestes importantes momentos de formao.

Retiro dos Ministros

Na manh deste domingo, 13 de julho aconteceu a Manh de Espiritualidade dos Ministros Extraordinrios da Palavra e da Sagrada Comunho, no Santurio Santa Paula Elisabete Cerioli. A manh teve incio com a Santa Missa s 08h00; em seguida foi feita uma reflexo o ponto 5.5 do Documento da CNBB 100, que trata dos leigos como sujeitos da converso pastoral. Houve um tempo para orao pessoal, a Lectio Divina comunitria, concluindo-se com a celebrao da Hora Mdia.

Na celebrao eucarstica de sbado (3 de maio) na Igreja Matriz, o Pe. Wagner Zacarias Rufino fez a investidura dos novos Ministros Extraordinrios da Comunho Eucarstica. Durante a celebrao, os candidatos fizeram a profisso de f, e receberam a opa, que a veste litrgica dos ministros.
Os novos ministros so: Conrado de Oliveira Neto, Ivone Rodrigues de Oliveira, Maria Aparecida Lopes, Neuza Rufino Simes, Paulo Hara, Tereza Tioko Hara e Walmir Nunes Leandro.
O senhor Jurandir B. Melo, coordenador paroquial da Pastoral dos ministros, ressaltou a funo dos ministros da colaborao com o sacerdote, no atendimento as pessoas doentes e destacou a misso de evangelizao que cada ministro deve exercer, principalmente na atitude de levar a Palavra de Deus a todos que lhes so confiados.
Que Cristo Eucarstico d muita luz a esses novosMinistros e que eles possam desenvolver essa misso com muita dignidade, responsabilidade e amor.
Pascom - Assa