Pastoral dos Ministros

Ministros

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Esperança e Palavra

Na tradição Cristã, o ministério da Palavra é o primeiro ministério, pois é chamado a suscitar a fé e a educá-la.

O serviço de ministros extraordinários teve início na paróquia São José de Assaí, nos idos de 1970, na época que pertencia à diocese de Jacarezinho, com designação dos 2 primeiros ministros extraordinários da nossa paróquia: Amaro Monteiro e Guenji Assaoka. Com o tempo e conforme as necessidades, a equipe foi crescendo com a designação de novos membros. Hoje a equipe conta com 43 ministros leigos: 33 na cidade e 10 nas capelas rurais. Entre estes, 10 são ministros da palavra.

Os ministros extraordinários ou leigos servem nas missas, conforme escalados, ajudando a servir a sagrada comunhão aos fiéis, bem como visitam os fiéis doentes ou idosos levando a comunhão.

Os ministros no exercício de seu ministério, prestam preciosa colaboração na assistência espiritual aos enfermos e idosos. Os ministros estão regulados por normas da Igreja e possuem muitas vezes uma longa tradição. Mas as mudanças recentes nas situações particulares ou regionais têm favorecido a criação e ainda poderão suscitar outros serviços pastorais, que respondam às necessidade das pessoas e comunidades. Os ministros da palavra, além de servirem a sagrada comunhão são escalados para presidirem da celebração da palavra, conforme a necessidade da paróquia. Os ministros podem atender também os ritos de exéquias conforme as precisões do sacerdote.

No domingo, dia 26, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comum e da Palavra participaram do retiro, que aconteceu na Paróquia Nova Fátima, em Nova Fátima. Todas as paróquias do Setor III estiveram presentes. Parabéns aos nossos ministros que representaram nossa Paróquia nesta dimensão importante de formação.
Na parte da tarde, aconteceu na Paróquia São Sebastião em Amoreira, o encontro dos catequistas, organizado pela equipe diocesana e que tem o Pe.  José de Lima como assessor. O encontro, que teve a participação de muitos dos nossos catequistas, teve como preocupação, dentre outras coisas, fazer um levantamento da realidade catequética das paróquias, em vista de trabalhos futuros.
Agradecemos aos nossos queridos catequisas e ministros pela dedicação, empenho e compromisso nestes importantes momentos de formação.

Retiro dos Ministros

Na manhã deste domingo, 13 de julho aconteceu a Manhã de Espiritualidade dos Ministros Extraordinários da Palavra e da Sagrada Comunhão, no Santuário Santa Paula Elisabete Cerioli. A manhã teve início com a Santa Missa às 08h00; em seguida foi feita uma reflexão o ponto 5.5 do Documento da CNBB 100, que trata dos leigos como sujeitos da conversão pastoral. Houve um tempo para oração pessoal, a Lectio Divina comunitária, concluindo-se com a celebração da Hora Média.

Na celebração eucarística de sábado (3 de maio) na Igreja Matriz, o Pe. Wagner Zacarias Rufino fez a investidura dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Durante a celebração, os candidatos fizeram a profissão de fé, e receberam a opa, que é a veste litúrgica dos ministros.
Os novos ministros são: Conrado de Oliveira Neto, Ivone Rodrigues de Oliveira, Maria Aparecida Lopes, Neuza Rufino Simões, Paulo Hara, Tereza Tioko Hara e Walmir  Nunes Leandro.
O senhor Jurandir B. Melo, coordenador paroquial da Pastoral dos ministros, ressaltou a função dos ministros da colaboração com o sacerdote, no atendimento as pessoas doentes e destacou a missão de evangelização que cada ministro deve exercer, principalmente na atitude de levar a Palavra de Deus a todos que lhes são confiados.
Que Cristo Eucarístico dê muita luz a esses novos Ministros e que eles possam desenvolver essa missão com muita dignidade, responsabilidade e amor.
Pascom - Assaí