So Francisco (Vila Rural)

No dia 4 de outubro celebramos So Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itlia, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os proveitos de sua condio social vivendo entre os amigos bomios.

Tentou, como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vo. Sonhou ento, com as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exrcito de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patro e no para o servo".

Suas revelaes no parariam por a. Em Assis, o santo dedicou-se ao servio de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de So Damio, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente".

O chamado, ainda pouco claro para So Francisco, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de So Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o. Com a renncia definitiva aos bens materiais paternos, So Francisco deu incio sua vida religiosa, "unindo-se Irm Pobreza".

A Ordem dos Frades Menores teve incio com a autorizao do papa Inocncio III e Francisco e onze companheiros tornaram-se pregadores itinerantes, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade.

O trabalho foi to bem realizado que, por toda Itlia, os irmos chamavam o povo f e penitncia. A sede da Ordem, localizada na capela de Porcincula de Santa Maria dos Anjos, prxima a Assis, estava superlotada de candidatos ao sacerdcio. Para suprir a necessidade do espao, foi aberto outro convento em Bolonha.

Um fato interessante entre os pregadores itinerantes foi que poucos, dentre eles, tomaram as ordens sacras. So Francisco de Assis, por exemplo, nunca foi sacerdote.

Em 1212, So Francisco fundou com sua fiel amiga Santa Clara, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. J em 1217, o movimento franciscano comeou a se desenvolver como uma ordem religiosa. E como j havia ocorrido anteriormente, o nmero de membros era to grande que foi necessria a criao de provncias que se encaminharam por toda a Itlia e para fora dela, chegando inclusive Inglaterra.

Sua devoo a Deus no se resumiria em sacrifcios, mas tambm em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenmeno denominado "estigmatizao".

Os estigmas no s lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte de fraqueza fsica e, dois anos aps o fenmeno, So Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Cus.

Autor do Cntico do Irmo Sol, considerado um poeta e amante da natureza, So Francisco foi canonizado dois anos aps sua morte.

Em 1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao "mais italiano dos santos e mais santo dos italianos", proclamando-o padroeiro da Itlia.