So Vicente de Paula (Conjunto Copasa)

So Vicente de Paula em 24 de abril de 1581; foi batizado no mesmo no mesmo dia. Era o 3. filho do casal Joo de Paulo e Bertranda de Morais. Seus pais eram agricultores e muito religiosos. Todos os 6 filhos receberam o ensino religioso de sua me.
Vicente nasceu na aldeia de Pooy, sul da Frana. Seus 2 irmos mais velhos ajudavam os pais na lavoura e Vicente era pastor de ovelhas e de porcos. Desde pequeno, demonstrava muita inteligncia e grande religiosidade.
Em frente sua casa, em um p de carvalho, tinha um buraco; ele colocou a uma pequena imagem da Santssima Virgem, onde diariamente ajoelhava e fazia uma orao. Aos domingos ia aldeia, com seus pais, para assistir a missa e frequentar o catecismo.
O Sr. Vigrio aconselhou a seu pai para colocar o garoto Vicente em uma escola; via nele um grande futuro, devido sua inteligncia. O pai, que era bem ambicioso, colocou-o em um colgio religioso, desejando que ele fosse padre e ser o arrimo da famlia. Foi matriculado em um colgio de padres Franciscanos, na cidade Dax, onde ele fez os estudos bsicos.
Para seguir a carreira sacerdotal fez os estudos teolgicos na Universidade de Tolusa. Foi ordenado sacerdote em 1600. Continuou os estudos por mais 4 anos, recebendo o ttulo de Doutor em Teologia. Uma viva que gostava de ouvir as suas pregaes, ciente de que era pobre, deixou para ele sua herana, que estava com um comerciante em Marselha. Ele foi atrs do devedor, encontrando-o recebeu grande parte do dinheiro.
Ia regressar de navio. Na viagem o barco foi aprisionado por barcos de piratas turcos e levados para a Turquia. Em Tunis foram vendidos como escravos. Vicente foi vendido para um pescador, depois para um qumico; com a morte deste, ele passou pra um seu sobrinho, que vendeu-o para um fazendeiro (um renegado) que antes era catlico, e com medo da escravido, adotara a religio muulmana. Ele tinha trs esposas; uma era turca, que ouvindo os cnticos do escravo, sensibilizou-se e quis saber o significado do que ele cantava.
Ela, ciente da histria, censurou o marido por ter abandonado uma religio to bonita. O patro de Vicente, arrependido, props ao escravo fugirem para a Frana. Esta fuga s foi realizada 10 meses depois. Em um pequeno barco, atravessaram o Mar Mediterrneo e foram dar na costa francesa e de l foram para Avinho onde encontraram o Vice-Legado do Papa. Vicente voltou condio de padre e o renegado voltou para a Igreja Catlica.
Tendo o Papa de mandar um documento sigiloso para o Rei da Frana, Vicente foi o escolhido. Pelos servios prestados o Rei indicou-o como Capelo da Rainha. Seu servio era distribuir esmolas para os pobres e visitar os doentes em nome da Rainha.
Padre Vicente fica conhecendo o padre Berulle, que mais tarde foi nomeado Bispo de Paris, e indicou-o para vigrio de Clichy, subrbio de Paris. Parquia pobre, a maioria de seus habitantes eram horticultores. Padre Vicente se deu bem com eles; as missas eram bem participadas. Criou a Confraria do Rosrio, para todos os dias visitar os doentes.
Padre Vicente, atendendo ao padre Berulle, vai residir no Palcio dos Gondi, famlia rica e da nobreza. Eles tinham grandes propriedades. Vicente, em companhia da senhora De Gondi, visita uma destas propriedades; chamado para atender um agonizante e assiste sua confisso. Este disse que se no fosse a presena do sacerdote ele iria morrer em grandes faltas.
Padre Vicente percebeu que o povo do campo estava abandonado e na missa dominical concitou o povo a fazer a confisso geral.Teve que arranjar outros padres para ajud-lo nas confisses tantos eram os que queriam confessar.
Com o auxlio da senhora De Gondi, funda a Congregaodas Misses e a Confraria da Caridade; a primeira cuida da evangelizao doscamponeses e a segunda daria assistncia espiritual e corporal aos pobres, istoem 1618. Em Folevile funda uma Confraria de Caridade para homens em 1620.

No domingo, dia 27 de setembro, foi celebrada a solene Dedicao da nova Igreja de So Vicente, no alto da Copasa. Numerosa multido se reunio s 18h00 na casa do Silverinho para dar inicio celebrao, saindo de l em procisso at a nova Igreja. Alm do Bispo Emrito Dom Getlio Teixeira Guimares, dos padres Wagner Zacarias Rufino, proco, Adailton e Paulo, vigrios paroquiais, estiveram presentes o Pe. Roberto Maver, Superior regional da Congregao da Sagrada Famlia e Pe. Joo Carlos dos Santos que foi proco em Assai. Com as portas ainda fechada a multido participou dos primeiros ritos: a leitura da Placa de Inaugurao, a entrega das chaves da obra por parte do engenheiro responsvel e membro do Conselho de Economia Eduardo Guagagnim, e o pedido do Bispo ao Padre Wagner ordenando que este abrisse as portas do templo. Uma vez abertas as portas o bispo ento convidou todos a "entrarem pela porta do Senhor".
Dentro da Igreja, com pouco iluminao aconteceram os demais ritos da Dedicao, sendo momentos marcantes a uno do Altar e das paredes da Igreja, a incensao e iluminao de todo o templo que arrancou muitos aplausos da multido a presente.
Agradecimentos especiais foram feitos a toda a comunidade, ao engenheiro responsvel pelo acompanhamento e execuo das obras Eduardo Guadgnim, a arquiteta Anelise Dalberto Guadagnim e alunos do curso de Designer da Universidade Estadual de Maring.

Diretoria da Capela

Coordenador(a):