Batismo

Diretrizes para a Pastoral do Batismo

1. O Santo Batismo, sacramento da f, o fundamento de toda a vida crist, o prtico da vida no Esprito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos e filhas de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados Igreja e feitos participantes de sua misso (cf. Catecismo da Igreja Catlica, n. 1213).

2. Portanto, "o Batismo necessrio para a salvao para aqueles aos quais o Evangelho foi anunciado e que tiveram a possibilidade de pedir este sacramento. por isso que a Igreja cuida de no negligenciar a misso que recebeu do Senhor, de fazer 'renascer da gua e do Esprito' todos aqueles que podem ser batizados". (Catecismo da Igreja Catlica, n. 1257).

3. A celebrao do Sacramento do Batismo, como uma fonte de gua viva (cf. Jo 7,38), um ponto alto na existncia das pessoas e no processo de converso desencadeado pela evangelizao. Nesse momento importante, vivenciamos a ntima comunho com Deus e com os irmos e as irms, pois esta a nossa vocao. (CNBB - Animao da Vida Litrgica no Brasil, n. 85). Percebe-se nitidamente que "o significado e a graa do sacramento do Batismo aparecem com clareza nos ritos da sua celebrao". (Catecismo da Igreja Catlica, n. 1234). Mergulhadas no mistrio da paixo, morte e ressurreio de Cristo, as pessoas se tornam novos membros da Igreja, acolhidas pelo Pai, pelo Filho e pelo Esprito Santo.

4. Assim, "a primeira tarefa da Igreja, anterior a qualquer outra, a formao do Povo de Deus e a construo da prpria unidade". (CNBB - Igreja: Comunho e Misso, n. 84). "Como batizados, sentimo-nos atrados pelo Esprito de Amor, que nos impele a sair de ns mesmos, a abrir-nos para os irmos e a viver em comunidade. A experincia de comunidade de f se concretiza de modo crescente na famlia, nas pequenas comunidades eclesiais, nas parquias que, em comunho com o bispo, formam a diocese". (CNBB - Catequese Renovada, n. 215).

5. Dessa maneira, celebrando o Sacramento do Batismo, a Igreja no descuida daqueles que acolhe em seu seio, mesmo que tenham, pelas mais variadas razes, afastado-se da comunidade eclesial. "Muitas portas desses irmos afastados esperam o chamado do Senhor (cf. Ap 3,20) atravs dos cristos que, assumindo missionariamente seu Batismo e Confirmao, vo ao encontro daqueles que se afastaram da casa do Pai". (CELAM - Santo Domingo, n. 131).

Direcionado aos pais e padrinhos, este curso visa estruturar o compromisso de ambos na futura educao do filho afilhado conforme os fundamentos da nossa religio catlica.Atravs de palestras especialmente organizadas, este compromisso fundamentado na identificao de passagens do evangelho.

O Encontro de Preparao para o Batismo acontece a cada dois meses. No prximo domingo (26/06) estar acontecendo a partir das 8h00min at as 12h00min no salo Frei Epifnio o terceiro Curso de Batismo do ano de 2011. Lembramos que esta preparao obrigatria para os pais e os padrinhos.