Nossa História

No dia 14 de maio de 1944, chega a Assaí o primeiro vigário Frei Epifânio. O.F.M (da Ordem dos Frades Menores), que passa a residir nesta cidade. Desta maneira a comunidade assaiense recebeu assistência espiritual contínua e permanente. Nesta data também foi aberto o livro de Batizados. A capelaauto

  • Nossa História

  • Agosto: Mês Vocacional

  • Liturgia

  • Programa Ecos de São José

  • Programa Oração da Ave Maria

  • Programa Anunciando Jesus

  • Ano Nacional Mariano - 2017

  • Setembro - Mês da Bíblia

  • Juntos com a CNBB pela Evangelização

Movimentos

Sub-categorias

  • Capelinhas

    Mãe Peregrina de Schoesnstatt

    A campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt é a ação evangelizadora específica do movimento Apostólico de Schoenstatt, cujo o centro e força propulsora é o Santuário. Seu objetivo é evangelizar, com Maria, visitando as famílias a fim de conduzi-las a um encontro pessoal com Cristo.

    A Mãe Peregrina de Schoenstatt parte do santuário, com seu filho Jesus, levando as graças que as famílias precisam para vencer as dificuldades, aflições e angustias do tempo atual. Sua visita abre espaço para que as famílias sejam evangelizadas, pois ela atua como mãe educadora e missionária.

    Para melhor compreender a campanha da Mãe Peregrina em sua originalidade é necessário saber algo sobre o santuário de Schoenstatt, por ser ele a fonte de sua origem e o segredo de sua eficiência. O santuário é fruto da livre iniciativa divina e da livre cooperação humana.

    O Pe. José Kentenich com um grupo de jovem seminaristas convidaram a mãe de Deus, no dia 18 de outubro de 1914, a estabelecer-se na capelinha selando com ela uma "Aliança de Amor".

    Assim podemos constatar que a fundação do santuário de Schoenstatt realizaou-se entre os dois partidários: a Mãe de Deus, como representante do partidário divino e o Pe. José Kentenich como representante do partidário humano.

    Em 10 de setembro de 1950, irmã Maria Terezinha Gobbo, entregou a João Luiz Pozzobon uma imagem da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, para que a levasse às famílias e rezasse o terço. Com esta imagem ela peregrinou durante 35 anos visitando famílias, escolas, hospitais, prisões e paróquias percorrendo mais de 140.000Km.

    Desde 1959, a presença e atuação de Maria multiplicaram-se por meio das pequenas imagens na forma atual, que visitam mensalmente as famílias.

    No dia em que a mãe Rainha estiver visitando a família, esta deverá reunir-se para oração do terço, reflexão bíblica ou do folheto, mensagem de Schoenstantt, apresentando a Deus, por Maria, seus pedidos e agradecimentos.

    Na Paróquia São José se Assaí, a Campanha da Mãe Peregrina iniciou-se no dia 1 de outubro de 1996, e atualmente contamos com 34 capelinhas  que visitam as famílias da nossa cidade, levando a todas as graças especificas do santuário – a graça do abrigo espiritual, a graça da transformação interior e a graça de fecundidade apostólica.

  • Terço dos Homens
    alt

    Convidamos todos os homens de nossa paróquia a participarem da reza do Terço dos Homens que acontece todas as segundas-feiras, às 19h30 na Capela São Benedito.

    Venha desfrutar desse momento de profunda devoção Mariana vivenciada pelos homens de nossa paróquia.

  • Legião de Maria

    A Legião de Maria nasceu em 7 de setembro de 1921 na Europa e rapidamente se espalhou por todo o mundo.

    A arma dos Legionários é a oração do terço.

    A Legião de Maria é uma associação de Católicos que, com a autorização eclesiástica, formaram uma legião para servir na luta perpétua da Igreja contra o espírito do mal. Está sob o poderoso comando de Maria Imaculada Medianeira de todas as Graças.

    A finalidade da Legião de Maria é a Glória de Deus através da evangelização, oração e santificação de seus membros.

    O espírito da legião é o de semelhança ao espírito de Maria: A Legião deseja imitar Maria em sua humildade, sua obediência, doçura angelical, sua oração constante, sua mortificação, paciência, sabedoria, amor corajoso e acima de tudo sua F.

    A Fé de Maria, foi no mais alto grau somente por Ela praticada e vivida.

    Em Assaí a Legião de Maria chegou em 13 de janeiro de 1974 às quinze horas em uma das salas aos fundos da paróquia. Foi dirigida pela Curie de Cornélio Procópio e teve como diretor espiritual Pe. Dislau Karris.

    Hoje o movimento conta com 64 membros, sendo 14 membros ativos e 50 auxiliares.

    Representantes atuais:

    Presidente: Jelsa Leopoldina
    Vice-presidente: Antonio Alves da Silva
    Secretária: Elisa Libanio
    Tesoureira: Maria José de Carvalho.

    As reuniões realizam-se todas as quartas-feiras em uma das salas da paróquia.

  • RCC

    Renovação Carismática Católica

    O Grupo de Oração Emanuel, teve início em 13/11/1991 com o Pároco Pe. Marcos. Foi trazida por um grupo de pessoas da cidade que havia participado de um encontro na cidade de Ibiporã/PR. Por não ter conhecimento, durante certo tempo teve apoio da equipe de Ibiporã para seguir seus encontros, realizados na Igreja Matriz.
    Teve seu primeiro encontro em 11 e 12 de Maio de 1992 com a coordenação de Maura Menzes. Hoje, com 20 anos de caminhada, tem suas reuniões todas as quinta-feiras no Salão Frei Epifanio a partir das 20:00 horas e a segunda quinta-feira de cada mês é realizada a missa de cura e libertação, a qual foi iniciada quando o Pe. Ricardo estava em nossa paróquia.
    O movimento conta ainda com encontros anuais de experiência e aprofundamento de oração. Também vinculada ao Grupo de Oração Emanuel encontra-se o Grupo de Jovens Filho do Céu que se reúne todos os domingos a partir das 17:30 horas.
    Um outro grande fruto deste movimento é o programa na rádio Líder AM “Momento do Espírito Santo” todos os sábados das 13:00 às 14:00 horas.
    Coordenadores que já passaram pelo Grupo de Oração Emanuel:
    Maura Menezes; Osvaldo Zoteli; Adilson Lopes; José Galdino; Ivone Rodrigues de Oliveira;

    Diretoria da Capela

    Coordenador(a):

    Conrado de Oliveira Neto

    Vice coordenador(a):

    Leonízio Zamparo

    Tesoureiro(a):

    Fátima C. Fussuma

    1º Secretario(a):

    Ivone R. de Oliveira

    2º Secretário(a):

    José Galdino

  • Apostolado da Oração

    De acordo com o site oficial do movimento, o “Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção e, assim, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.

     

    “O pilar fundamental do movimento é o amor ágape, do qual não existe maior símbolo que o Coração de Cristo”, por isso a espiritualidade do AO está fundamentada na devoção ao Sagrado Coração. Os membros do Apostolado rezam em nome da Comunidade e visitam os doentes rezando e lendo a Palavra de Deus, entre outras atividades. Segundo Amara Collares, presidente arquidiocesana do AO no Rio de Janeiro, “quem é devoto do Coração de Jesus não precisa se preocupar; tudo que se faz e precisa entrega-se nas mãos dEle (Jesus). Ele é o dono de tudo e sabe o que é melhor para cada um. Isso nos dá força para vencer todas as batalhas através de nossa fé.”

     

    As atividades dos membros do Apostolado da Oração não se restringem à oração. Muitos zeladores (como são chamados seus membros efetivos) atuam de forma efetiva no trabalho realizado por diversas pastorais e serviços da Igreja, como a Pastoral da Saúde, por exemplo, com a visitação aos doentes e familiares, entre outras atividades de cunho social.

     

Redes Sociais


Pastorais, Grupos, Movimentos e Comunidades

Destaques

Instituto Santa Paula