Familiar

I. OBJETIVO

O grande objetivo da Pastoral Familiar promover e fortalecer a famlia crist como verdadeira Igreja Domstica, Patrimnio da Humanidade, lugar e escola de comunho, centro e base da evangelizao, pois a salvao da pessoa e da sociedade est estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar. Por isso, a Pastoral Familiar, longe de ter perdido o seu carter prioritrio, revela-se hoje, ainda mais urgente, como elemento sobremaneira importante da evangelizao, haja vista que a ao pastoral sempre expresso dinmica da realidade da Igreja, empenhada na misso de salvao. Tambm a Pastoral Familiar forma particular e especfica de pastoral tem como seu princpio operativo e como protagonista responsvel a mesma Igreja, atravs de suas estruturas e de seus responsveis. justamente por este motivo que nenhum, plano de pastoral orgnica, a qualquer nvel que seja, pode prescindir da pastoral familiar. Assim, necessrio que em toda diocese haja uma pastoral familiar intensa e vigorosa (DI, 5, Papa Bento XVI), para anunciar o evangelho da famlia, promover a cultura da vida, e trabalhar para que os direitos das famlias sejam reconhecidos e respeitados.

II. JUSTIFICATIVA

A famlia foi instituda por Deus na criao, por isso ocupa lugar especial e essencial no plano divino sobre a humanidade, pois o pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si o consrcio de toda a vida, por sua ndole natural, ordenado ao bem dos cnjuges e gerao da prole, entre os batizados, foi por Cristo Senhor elevado dignidade de sacramento (cn. 1055, 1, C.D.C.). Assim, j no so dois, mas uma s carne. Portanto, o que Deus uniu, o ser humano no pode separar (Mt 19,6). Por isso, a famlia vocacionada a realizar quatro deveres fundamentais: formar uma comunidade de pessoas; estar a servio da vida, como Santurio da vida; participar no desenvolvimento da sociedade como Clula primeira e vital da sociedade; e atuar na vida e misso da Igreja como Igreja Domstica.

A Parquia So Jos, por mio da Pastoral Familiar, realizar o tradicional Jantar Danante. O evento acontece no dia 16 de setembro no Salo Ir. Francisco e Ir. Felcia (Salo Paroquial).
O jantar danante um momento de confraternizao para a comunidade paroquial. O evento acontece em um ambiente familiar, com muito respeito e um atrativo para todas as idades.
A animao do jantar ser por conta do grupo Musical Miragem.
Maiores informaes e reservas podem ser obtidas com os agentes da pastoral familiar ou pelo telefone: (43) 3262-4063.
Pascom Assa

Encontro de Casais nos setores rurais

O 2 Plano de Pastoral Paroquial da Parquia So Jos prev vrios encontros de formao nos setores rurais, conforme deciso da ltima Assembleia Paroquial de dezembro de 2014. Fazendo juz a isto, no ltimo domingo, dia 7 de junho, encerou-se um ciclo de formao para casais nos trs setores pastorais rurais.
O primeiro encontro aconteceu na Comunidade So Francisco, na Vila Rural, com a participao de casais das Comunidades Santo Antnio (Saltinho), So Sebastio (Cerro Leo) e Santa Maria Goretti (Caf Forte).

O segundo encontro, no ltimo dia 6, aconteceu na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, na Painerinha, com as Comunidades Nossa Senhora de Ftima (Pau dAlho), Rainha Santa Isabel (Guarucaia), Nossa Senhora do Perptuo Socorro (Figueira), Nossa Senhora de Ftima (gua Azul) e Nossa Senhora Aparecida (Cebolo)
O terceiro e ltimo momento formativo aconteceu no domingo, 7 de junho, na Comunidade So Pedro (Jangada) com participao tambm de casais da Comunidade Nossa Senhora das Dores, do Palmital.
Parabns Pastoral Familiar que organizou estes encontros e as comunidades pela belssima participao.

Pascom Assa

No domingo dia 28 de setembro, aconteceu na Parquia So Jos a ltima preparao de noivos do ano de 2014.
O encontro, conduzido pela Pastoral Familiar, contou com a presena de 17 casais. As palestras e formaes frum conduzidas pela Dra Aline Guimares, psicloga, por Pe. Paulo e por Pe. Wagner.
Os casais estavam bastantes entusiastas e demonstram grande vontade na formao de uma nova famlia por meio do Sacramento do Matrimnio.
A Parquia So Jos deseja felicidades a todos os casais e perseverana na vida matrimonial que iro assumir.
Pascom

A Pastoral Familiar da Parquia So Jos de Assai, realizou no domingo, dia 17 de maio um encontro de casais. Cerca de 30 casais participaram deste dia que teve incio s 08h00 e trmino s 17h30 com a celebrao da Eucaristia presidida por Pe. Adailton Luduvico da Silva, Vigrio paroquial.
O encontro teve a assessoria do casal Vnia e Jos que trataram do temaAmar um desafio para o casal, do casal Reinaldo e Marli com o temaFamlia e matrimnio, do Seminarista Bruno, de Umuarama, com o temaPerdo e Dilogo e Pe. Adailton que tratou daEspiritualidade familiar em Santa Paula Elisabete Cerioli, fundadora da Congregao da Sagrada Famlia de Brgamo.

Pascom Assai

Nos dias 30 e 31 de agosto, na Parquia So Joo Batista em Peabiru, a Pastoral Familiar da Parquia So Jos participou do encontro estadual das famlias das parquias pastoreadas pelos Religiosos da Sagrada Famlia. Foram 12 casais com seus filhos, totalizando 31 pessoas. O evento que foi coordenado por Pe. Wagner Zacarias Rufino com colaborao de Pe. Fiorenzo Longhi e Pe. Aurlio Fratus teve como tema a espiritualidade familiar e serviu de preparao para o encontro nacional, que envolver 7 parquias e acontecer na Parquia So Joo Batista e Peabiru em fevereiro de 2015.
PASCOM

Pagina 1 de 4