Nossa História

No dia 14 de maio de 1944, chega a Assaí o primeiro vigário Frei Epifânio. O.F.M (da Ordem dos Frades Menores), que passa a residir nesta cidade. Desta maneira a comunidade assaiense recebeu assistência espiritual contínua e permanente. Nesta data também foi aberto o livro de Batizados. A capelaauto

  • Nossa História

  • Agosto: Mês Vocacional

  • Liturgia

  • Programa Ecos de São José

  • Programa Oração da Ave Maria

  • Programa Anunciando Jesus

  • Ano Nacional Mariano - 2017

  • Setembro - Mês da Bíblia

  • Juntos com a CNBB pela Evangelização

São Benedito (Vila Ramalho)

São Benedito, chamado  de Santo Preto, nasceu na aldeia de São Fratelo, Itália, em 1524 ou 1526 para alguns. Seus pais Diana e Cristovão, escravos, graças a sua imensa bondade, tiveram permissão para que tivessem filhos livres. Tiveram 4: Benedito, Marcos, Baldassa e Fradella.
Benedito, desde a infância começou a temer a Deus e guardar seus mandamentos, mortificando seu corpo e reduzindo-o ao serviço do espírito.  Nos joelhos da mãe aprendeu a rezar e as primeiras noções de catecismo.  Cresceu ouvindo os pais falarem de Deus, da Eucaristia e de Maria.
Sentindo-se totalmente ligado ao serviço de Deus, ainda bem jovem, vendeu o que tinha, distribuiu aos apurados pobres e retirou-se para uma vida solitária. Tendo o Papa Pio IV ordenado que todos os religiosos eremitas da Ordem de São Francisco se recolhessem a uma Ordem Religiosa aprovada. Movido por uma inspiração, foi a Palermo, onde se recolheu ao Convento de Santa Maria de Jesus.
Humilde irmão leigo, sempre estava ocupado em todos os serviços do convento e sempre com ânimo alegre. Frequentemente elevado na contemplação das coisas divinas, mereceu de Deus ser favorecido com dons especiais e graças divinas. Embora irmão leigo, iletrado, foi eleito superior do Convento, e dava lições sobre as Sagradas Escrituras, deixando a todos maravilhados.
Tornou-se também conselheiro de mestres, cardeais, vice-reis, religiosos e leigos, ricos e pobres. A fama de santidade de São Benedito – o frei cozinheiro – é confirmada e espalhada pelo mundo todo. Antes mesmo de sua canonização já era grande e fervorosa a devoção por ele no Brasil.
Aos 63 anos adoece mortalmente, fortalecido com os sacramentos, e depois de ter predito a hora de sua morte, entregou sua alma ao criador no dia 4 de abril de 1589.
O Papa PIO VII, depois da comprovação de muitos milagres, num processo que durou mais de duzentos anos,  inscreveu-o entre solenes festejos no Catálogo dos santos em 25 de maio de 1807. O povo porém, antecipou-se e, muito antes, prestou-lhe as honraria de santidade.

Diretoria da Capela

Coordenador(a):

Ivo Tragueto

Vice coordenador(a):

Eliezer Alves

Tesoureiro(a):

Maria Ferreira de Souza

Secretário(a):

Claudinei Dainezi

Reunião da Capela São Benedito Realizada dia 04/12/2013

A comunidade São Benedito realizou na noite do dia 4 de dezembro uma importante reunião presido pelo Pároco, Pe. Wagner Zacarias Rufino. O Objetivo da reunião foi atualizar a comunidade acerca da Assembléia Geral Paroquial ocorrida no dia 1 de dezembro e proceder a eleição da nova coordenação. Antes o Pe. Wagner fez um formação apontando sobretudo pára a necessidade de existir o Conselho Pastoral Comunitário em todas as comunidades, sendo este um órgão vital para o crescimento da comunidade que, por sua vez, não pode perder o elo com a Igreja Mãe (Matriz).

A reunião foi tida muito importante por todos os presentes.

Em seguida procedeu-se as eleições com o seguinte resultado:

Coordenador  - Sr. Eliezer Alves

Vice Coordenador- Alicio Maria

Secretário- Claudinei Dainezi (Nei)

Vice Secretário- Antonio Durval

Tesoureira – Marcia  Regina Nery

Vice Tesoureira –Maria Aparecida Souza (Lia)

 

Nesta mesma reunião foi também indicado os responsáveis pelos serviços pastorais presentes na comunidade:

 

Pastoral do Dizímo- Lourdes de Oliveira

Pastoral de Liturgia- Marcia R. Nery

Pastoral de Catequese- Marcia R. Nery

Movimento Terço dos Homens- Antonio D. Alves

Grupo de Reflexão- Maria A. Souza

Movimento das Capelinha da Mãe Peregrina- Fatima C. Maria

Ministério de Música- Edgard de Freitas Jr

Redes Sociais


Pastorais, Grupos, Movimentos e Comunidades

Destaques

Instituto Santa Paula