Palavra aos meus diocesanos e diocesanas

Palavra aos meus diocesanos e diocesanas

Caríssimos amigos e amigas,
Ao término do me manús de Pastor da Diocese de Cornélio Procópio, sinto-me efetiva e efetivamente inserido nesta grande e amada família diocesana.
No tia 17 de outubro de 2012, quando completava 75 anos de vida, escrevia ao Papa Emérito Bento XVI, solicitando minha renúncia ao pastoreio a Diocese de Cornélio Procópio, Paraná, usando estas palavras: “Creio na sucessão do ministério que me une a Vossa Santidade, e este ao Colégio dos doze e ao Colégio dos Bispos da Santa Igreja”. E afirmava também: “Penso e sinto que após um longo tempo à frente dessa Igreja Local e as limitações da minha idade então solicitando para a Diocese de Cornélio Procópio um outro bispo com novo vigor e com novas ideias. Renovar sempre é bom e salutar para todos, para mim em primeiro lugar também para a minha Diocese de Cornélio Procópio.
Hoje, animado pelas benesses, as alegrias e graças recebidas de Deus durante os meus 76 anos e sete meses de vida, 53 anos e três meses de vida consagrada na Congregação do Verbo Divino, quase 48 anos de sacerdócio e 33 anos de episcopado, destes 30 na Igreja de Cornélio, senti-me a vontade para solicitar ao Sumo Pontífice, Bento XVI a minha emeritude episcopal do pastoreio da Diocese. O meu pedido foi aceito no dia 26 de março deste ano.
Encontro-me em tempo de acertar os meus passos e meus sentimentos, embora sempre estive consciente que este dia chegaria, como de fato chegou. Ontem, o ministério episcopal exigiu de mim uma responsabilidade na articulação na caminhada das comunidades da diocese um serviço total aos meus amados fiéis; hoje, sem deixar de lado o compromisso com os fiéis, é momento de gratidão a Deus e aos inúmeros colaboradores por tudo que foi realizado. Contudo, eu acredito sinceramente que para resolver esta sensação de aparente perda ou enfrentar uma nova vida na Igreja, é necessário buscar resposta junto ao próprio Cristo Jesus, quem Ele é e o que Ele está revelando sobre minha pessoa e a comunidade diocesana, é junto a Ele que eu quero ficar para conhecer a sua santa vontade, como sempre fiz. Mas para isso, suplico as insistentes orações de cada um. Também esteja todos certos que os tenho em minhas humildes suplicas ao Pai das Misericórdias.
Desejo que a plenitude do Espírito Santo se manifeste tanto na palavra quanto na apostolicidade através do Sínodo dos Bispos sobre a família que ocorrerá em Roma no próximo mês de outubro. Rezo para que o Senhor ilumine os fiéis da nossa Igreja com os novos ensinamentos e luzes que virão do Sínodo que está em preparação.
Nesta oportunidade da minha saída como Bispo Diocesano e passo a ser Bispo emérito, agradeço com um preito de carinho e amizade a todos os meus amigos e amigas que de uma forma ou outra se manifestaram próximos a mim com suas palavras, mensagens e gestos animadores e confortadores. Deus lhes pague a todos.
Só o bom Deus poderá conhecer o bem extraordinário dispensados a minha humilde pessoa através de abnegados cooperadores da obra evangelizadora e administrativa da Diocese. É com justiça que os vejo e considero sempre como baluartes da sempre renovada caminhada da Igreja Local de Cornélio Procópio.
Quanto lhes sou grato em Cristo, meus amados fiéis diocesanos!
Que o Divino Espírito Santo no ilumine sempre, fazendo-nos acertar e conduzir tudo para a maior glória de Deus! (A.M.D.G. – Ad Maiorem Gloriam Dei)
Um grande abraço a todos.
Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD
Administrador Apostólico.