A arte de viver

A arte de viver

A vida é um projeto a ser completado. Nascemos para buscar a perfeição. Somos o que somos por presente de Deus. Somos um presente não para fazer o que nós queremos, como se fôssemos um brinquedo na mão de uma criança. A criatura é a imagem viva do Criador.
Assim, o primeiro dever de cada homem e mulher é ser santo, cuidar da vida pessoal e do outro, desde a concepção até a morte natural. Por causa da promoção e defesa da vida a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em agosto de 2005, institucionalizou o dia oito de outubro como o Dia do Nascituro.
Mas quem é o Nascituro? É aquele ser humano que está no ventre materno antes que a mãe lhe dê à luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Já possui dignidade como qualquer pessoa. A semana que precede este dia é a Semana da Vida.
É uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial salientamos o valor sagrado da Vida Humana, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange.
Diante de tantos ataques que a Vida vem sofrendo em nossos dias é nossa missão reafirmar sua importância inalienável e inegociável. Ela é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores.
Mas quem é o Nascituro?
Entre as afirmações que servem de orientação está uma expressão retirada da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, do Beato João Paulo II, na qual se verifica que Família e Vida são os dois grandes pilares da Igreja: "A Igreja é chamada a manifestar novamente a todos, com uma firme e mais clara convicção, a vontade de promover, com todos os meios, e de defender contra todas as insídias a vida humana, em qualquer condição e estado de desenvolvimento em que se encontre".
"Padre Rafael Fornasier, assessor nacional da Comissão, considera que o tema da Semana, de algum modo, prepara os cristãos para o iminente debate que deverá surgir no país com a retomada da discussão e votação que serão realizadas no Supremo Tribunal Federal sobre o aborto de crianças anencéfalas. ‘Há uma expectativa a respeito da análise do STF que vai fazer e que pode ser uma abertura para a legalização do aborto no Brasil’, adverte Padre Rafael. Segundo ele, poderá voltar o costumeiro embate entre a o conflito de direitos. ‘Não se nega o direito da mulher, mas que não seja em detrimento do direito da vida nascente’, lembra.
O assessor da CNBB frisa que por mais que seja uma vida curta – como ocorre com as crianças anencéfalas – é sempre uma vida humana e a Igreja sempre defendeu sua inviolabilidade desde a concepção até o seu termo natural" (CNBB).
"Como se aprende a arte de viver? A maior pobreza é a incapacidade de alegria, o tédio da vida considerada absurda e contraditória. A incapacidade de alegria supõe e causa a incapacidade de amar, inveja, avareza, todos estes são vícios que devastam a vida dos indivíduos e o mundo. Mas esta arte não é objeto da ciência, esta arte só pode ser comunicada por quem tem a vida aquele que é o Evangelho em pessoa (...): Jesus Caminho, verdade e vida" (Discurso do Cardeal Joseph Ratzinger durante o Congresso dos Catequistas e dos Professores de Religião - 10 de dezembro de 2000).
Fora desta escolha, continuaremos assistir a prepotência e a autonomia de grupos arrogando-se o direito de decidir sobre a consciência de cada um. Viver não é fazer o que se quer da vida, é querer a vida custe o que custar.
Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, proteja este país e suas crianças. Assim, desejamos que também as que estão no ventre de suas mães sejam defendidas e tenham o direito de viver.
Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá - PR