JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

“Jovens, vós sois a juventude das nações e da sociedade, sois também a juventude da Igreja.” (Papa João Paulo II- 31 de março de 1985)
O tema juventude sempre foi importante na vida da Igreja e da sociedade. O atual Bispo emérito de Roma Bento XVI,  escolheu a cidade do Rio de Janeiro como sede para a realização da Jornada Mundial da Juventude que traz à tona, de modo especial, a reflexão sobre a riqueza da juventude. A Igreja sabe da importância do jovem enquanto pessoa humana e que dele depende o mundo de amanhã.
No relacionamento mútuo Igreja e juventude deparamo-nos entre outros aspectos com o seguinte quadro, onde a Igreja vê na juventude a constante renovação da vida da humanidade e descobre nela um sinal de si mesma, isto é: sinal e fermento de vida e esperança para o mundo. Nesta perspectiva a Igreja convida os jovens a aceitarem a mensagem de vida de Cristo e assim a ajudá-la a vencer as formas espirituais de morte, representada “pelos filósofos do egoísmo, do prazer, do desespero e do nada”. (Mensagem do Concílio Vat. II aos jovens).
De outro lado a juventude é uma inspiração de vida para a Igreja, chamada a uma perene renovação de si mesma, ou seja a uma constante rejuvenescer. O Papa João Paulo II, de saudosa memória, falando aos jovens no dia 31 de março de 1985 assim se exprimiu:”Se o homem é a via fundamental da Igreja, então se compreende bem porque a Igreja atribui uma importância especial à fase da juventude como etapa chave da vida de cada pessoa. Vós jovens, encarnais esta juventude; vós sois a juventude das nações e da sociedade, a juventude de cada família e de toda a humanidade; vós sois também a juventude da Igreja”.
Na prática, os jovens consideram a Igreja de diversas maneiras: uns a amam espontaneamente como ela é, sacramento de Cristo, e por ela se entusiasmam; outros a questionam para que seja mais autêntica; e não faltam os que procuram um Cristo vivo separado do seu corpo que é a Igreja. Infelizmente há uma massa indiferente, passivamente acomodada à civilização do consumo e desinteressada da exigência evangélica.
A sociedade brasileira vive um momento impar com as passeatas a favor de um Brasil de paz, de oportunidades para todos, de descontentamento dos desvios de verbas públicas e melhorias da saúde. É uma nova luz no horizonte da caminhada do povo brasileiro. Nossa alegria é grande ao deslumbrar a participação e a reivindicação de um expressivo numero de jovens. Para o futuro da sociedade e da Igreja é primordial a capacidade de escutar o que acontece no mundo juvenil, de respeitar a sua sensibilidade própria, pois os jovens vivem o momento presente e assim é capaz de poder contribuir para encontrar novas soluções práticas aos problemas solução de pressentir novos rumos. Trata-se de apreender dos jovens e deixar-se evangelizar por eles.
Neste contexto da realidade juvenil e eclesial somos chamados a dar , como Diocese, a nossa contribuição, fazendo do trabalho com os jovens uma prioridade. Somos convidados abraçar com entusiasmo a Semana Missionária em nossas paróquias que acontecerá de 16 a 20 de julho de 2013 e a nossa presença e sintonia junto aos nossos jovens peregrinos da Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá nos dias 22 a 28 de julho deste ano na cidade do Rio de Janeiro. São mais de 160 jovens que participarão da JMJ.
Estamos a menos de um mês do inicio da JMJ. Os símbolos da jornada, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora já estão na sede do Encontro a espera dos jovens do Brasil e do mundo, e principalmente a expectativa da chegada do nosso Papa Francisco.

Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD
Bispo de Cornélio Procópio-PR