Aconteceu dia 28 de fevereiro, na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Cornélio Procópio, o primeiro encontro do Conselho Diocesano Pastoral. O evento iniciou-se ás 8h30min com a abertura realizada pelo Bispo diocesano, Dom Manoel João Francisco. No evento foram discutidos vários assuntos com intuito de organizar as atividades pastorais na diocese.
O Conselho Diocesano de Pastoral é um espaço eclesial importante para a vida e para a ação evangelizadora da Igreja diocesana. A partir de cada pastoral, movimento e serviço, este Conselho irá pensar ações para toda a diocese. Este Conselho se encontrará para refletir sobre a vida da comunidade, seus anseios e dificuldades, e encaminhar projetos que garantam a comunhão, participação e o exercício da missão.
Em vários documentos da Igreja aparece (fala-se) da importância de se ter tal Conselho Diocesano de Pastoral.
Quem fará parte deste conselho? O bispo diocesano, o bispo emérito, o vigário geral, o coordenador diocesano de pastoral, o ecônomo da diocese, representantes dos religiosos (as), padres assessores de pastorais, movimentos e serviços, bem como os coordenadores e os leigos coordenadores dos Conselhos de Pastoral Paroquial (CPP). Num total aproximado de 70 pessoas.
Na diocese de Cornélio Procópio já existiu este Conselho, que por um tempo ficou “adormecido” e que agora está sendo retomado. O evento encerrou às 16h00 e outro encontro já foi marcado ainda para este semestre.
Padre Élcio José
Assessor da Pascom