Renovação Carismática Católica
20 anos de presença e atuação em Assaí
13/11/11

Esse fenômeno católico pentecostal que recebe o nome de Renovação Carismática Católica é um dos frutos do Espírito Santo na sua atuação renovadora que podemos observar de forma extraordinária a partir do grande  Concílio Vaticano Segundo (1961-1965), que também foi qualificado como o Concílio do Espírito Santo.

Tem sua origem oficial no retiro espiritual realizado nos dias 17 e 19 de Fevereiro de 1967 na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA), onde alguns jovens se reuniram para estudar e orar com a palavra de Deus, e inesperadamente viveram uma experiência extraordinária de avivamento espiritual. Desde então esse carisma se espalhou com rapidez extraordinária por todas as partes do planeta chegando também à cidade de Assaí – PR – Brasil no dia 13 de Novembro de 1991, quando aconteceu o primeiro Grupo de Oração na Igreja Matriz São José.

20 Anos se passaram, alguns irmãos também passaram, outros permaneceram, muitos nasceram e cresceram nesse movimento. Hoje esse carisma está inserido na nossa comunidade e na nossa igreja, pois o a Renovação Carismática Católica não é uma graça reservada apenas para um movimento, mas é um projeto de Deus para toda a sua Igreja. Isso não significa a sobreposição de um carisma sobre os outros, pois a Igreja é diversidade, mas significa a perfeita integração entre os membros do mesmo corpo que, formando a Igreja Corpo de Cristo, são todos guiados pelo mesmo Espírito.

Por isso esse dia para nós é de alegria e celebração, momento de recordar e comemorar todas as vitórias alcançadas durante este verdadeiro Tempo de Graça que as águas do Espírito nos proporcionam. O movimento dessas águas não para por aqui, as águas do Espírito são dinâmicas e às vezes até imprevisíveis. Queremos a cada dia nos abandonar nessas águas e levar a graça de Deus a muitos irmãos, até desaguar no oceano definitivo, que é a nossa meta final. Obrigado Senhor! Abrigado a vocês: nossos irmãos!