Dom Marcos Jos dos Santos, escolheu como lema: Eu vos escolhi (Jo 15,16)
Ocorreu na tarde deste sbado (20) a Solene Celebrao Eucarstica que deu incio ao Ministrio Pastoral de Dom Marcos Jos dos Santos como 5 Bispo Diocesano de Cornlio Procpio. A cerimnia religiosa foi realizada na Catedral Cristo Rei, em Cornlio Procpio, no mesmo ano em que a Diocese celebra o seu Ano Jubilar.
Em esprito de fraternidade e acolhimento, os padres reuniram-se na Cria Diocesana, para em procisso, acompanharem o novo bispo at a Catedral. Durante o percurso, leigos, crianas da Infncia Missionria, jovens do Setor Juvenil e Ministros Extraordinrios da Comunho Eucarstica deram as boas-vindas a Dom Marcos.
A primeira entrada de Dom Marcos igreja foi marcada pela asperso dos fiis, rito que simbolizou o primeiro contato de Dom Marcos com o seu povo. Em seguida, dirigiu-se capela do Santssimo para realizar suas oraes e, logo depois, tivemos o incio da Celebrao Eucarstica.
Como ato ritualstico de uma cerimnia de posse episcopal, o Chanceler, Padre Evandro Jnior da Silva, apresentou ao Colgio de Consultores, as Letras Apostlicas para evidenciarem a sua legitimidade, logo aps, no ambo, realizou a leitura das referidas Letras.

Durante a acolhida, Dom Manoel Joo Francisco, entregou s mos de Dom Marcos Jos dos Santos, o Bculo, objeto simbolizado pelo cajado, que representa a insgnia misso pastoral que o novo bispo ter a partir de agora. Dando continuidade ao rito cerimonial, Padre Evandro Jnior dos Santos realizou a leitura e assinatura da Ata de Posse, formalizando o incio do Ministrio Pastoral de Dom Marcos.
Em sua homilia, Dom Marcos, sabiamente destacou que celebrando a Solenidade da Assuno de Nossa Senhora, somos convidados a olhar para Maria, a discpula fiel, figura da Igreja nascente e modelo dos cristos e, unindo a ela, viver o seguimento de seu filho Jesus, para chegarmos um dia glria do cu. Maria, elevada ao cu, consolo e esperana para ns, povo santo e fiel de Deus. Somos chamados a vencer as adversidades, as contradies, os desafios do tempo presente e a testemunhar a vitria do bem e da vida sobre todo o mal.
O bispo eleito, Dom Marcos Jos dos Santos, sucedeu o bispo Dom Manoel Joo Francisco, que esteve h 8 anos frente da Diocese de Cornlio Procpio e, por motivo de idade, teve a sua renncia aceita pelo Papa Francisco em acordo com o previsto no cnon n 401 do Direito Cannico.

Ao final da celebrao, foi organizado um momento de homenagens, demonstrando toda gratido e carinho do povo de Deus pelos anos em que Dom Manoel dedicou-se aos cuidados da Diocese de Cornlio Procpio e, tambm, aos bispos In Memorian que muito fizeram pela Santa Igreja.
Aps a missa, foram entregues aos representantes de cada parquia, imagens do Imaculado Corao de Maria padroeira da Diocese como forma de peregrinao e unidade.
A cerimnia de posse cannica contou com a presena de algumas figuras importantes, como o representante do Laicato da Diocese de Cornlio Procpio, Luiz Eduardo; a representante dos religiosos presentes na Diocese de Cornlio, Irm Kedma Soares; o representante dos Presbteros da Diocese de Cornlio, Padre Jos de Lima; o prefeito da Cidade de Cornlio Procpio, Amin Jos Hannouche, representando todas as autoridades civis e o representante dos Bispos do Paran, Dom Geremias Steinmetz. Como tambm, padres, diconos, religiosos, seminaristas e todo o povo de Deus, representando as 25 parquias da Diocese. Alm disso, a missa foi transmitida via Facebook, possibilitando o acesso a todos aqueles que no puderam se fazer presentes nesse importante momento na histria de nossa Diocese.

Fonte: Mitra Diocesana de Cornlio Procpio