“Retornando ao primeiro amor...”(Cf. Ap 2,4-7)

Desde de 2006 a nossa Diocese vem realizando a Festa da Unidade, priorizando dois grandes objetivos na sua ação evangelizadora: Primeiro, incentivar a pastoral de conjunto para estreitar os laços de cooperação mútua entre as pastorais, movimentos, associações e serviços existentes e atuantes na Diocese, aprofundar o congraçamento das 25 comunidades paroquiais e ainda para dar o testemunho público da nossa fé e da busca da unidade desejada e pedida por Jesus no seu discurso de despedida.Segundo, celebrar o dia padroeira da Diocese de Cornélio Procópio a Virgem Maria, no seu Imaculado Coração. A festa oportuniza aos fiéis de todas as comunidades da Diocese reiterarem os laços familiares e comunitários, assim como poderem sobre a proteção e intercessão da Mãe de Jesus e nossa manifestar a fé e a afirmação da pertença à Diocese.

A Festa da Unidade é relativamente recente, apenas 6 anos de vida, mas com a graça de Deus e a proteção da Padroeira e a participação fervorosa de milhares de fiéis ela veio para ficar.A primeira festa aconteceu no dia 25 de junho de 2006, na cidade de Cornélio Procópio, tendo como tema “Chamados à Unidade” e o lema bíblico: “A messe é grande , mas pouco os operários”(Lc. 10, 2). Já a segunda ocorreu no dia 17 de junho de 2007. O tema refletido e os motivos celebrações do dia foram os acontecimentos e as propostas da V Conferência de Aparecida que contou com a presença na abertura do Santo Papa Bento XVI, em maio de 2007.. A nossa terceira festa se deu no dia 01 de junho de 2008.O tema foi o da Campanha da Fraternidade de 2008 “Fraternidade e Defesa da Vida” com o lema “ Escolhe, pois, a Vida” (Dt.30,19). Já dia 21 de junho de 2009, foi feita a quarta Festa da Unidade com uma grande concentração na Avenida XV de Novembro, no espaço entre a Praça Brasil e Ginásio do Quinzão, na cidade Cornélio, com o tema “Eucaristia: Centro da nossa Unidade”, nesta festa tivemos a presença do Pe. Reginaldo Manzotti que animou os cânticos da Celebração Eucarística e encerrou o evento com um grande show, reunindo mais de 20 mil pessoas. A quinta festa, no ano de 2010, foi realizada na cidade de Assaí, e neste dia foi refletido o versículo 22 do capítulo 17 do evangelho de João: \"Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um, ó Pai!” (Jo. 17, 22). E neste ano de 2011, a festa na sua 6ª edição teve como tema: “retornando ao primeiro amor”... este tema nos remete ao texto de Apocalipse 2, 4-7.

O encontro teve início as 13h30 com a chegada das caravanas, vindo das 25 paróquias da diocese, na quadra do Colégio Nossa Senhora do Rosário “coleginho”. Em seguida, as 14h00 houve a acolhida das caravanas e em seguida palestras, referentes ao tema da festa, com o Pe. Alcides, Pe. Orisvaldo e Dom Getúlio. Às 15:30 foi servido um lanche e em seguida houve a caminhada dos participantes até o Ginásio de esporte “Quinzão” onde aconteceu a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Getúlio Teixeira Guimarães,SVD e co-celebrada pelos padres de nossa diocese. O encerramento do encontro se deu após a celebração da Eucaristia.

Louvores sejam dados a Deus por tudo o que Ele nos concedeu por ocasião da 6ª festa, principalmente o fortalecimento da unidade em nossa vida diocesana.

Fonte: site da Diocese de Cornélio Procópio