Os Padres da diocese de Cornélio Procópio, juntamente com o Bispo diocesano, Dom Getúlio, estiveram reunidos nos dias 22 e 23 de março na casa de encontros da diocese, João Paulo II, para estudar as Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil 2011-1015 e a carta Apostólica Porta Fidei, preparando assim para as Assembléias paroquiais, setoriais e diocesana que acontecerão este ano, tendo em vista a elaboração do IX Plano de Ação da diocese. Nos dias 24 e 25 de março foi à vez dos leigos da diocese participar do mesmo estudo. Cada paróquia enviou representantes para o encontro.
O encontro (tanto para o clero como para os leigos) foi assessorado pelo Mons. Antônio Luiz Catelan Ferreira, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.
As Diretrizes, aprovadas pelos Bispos do Brasil no ano passado, indicam as grandes linhas por onde o trabalho evangelizador deverá ser orientado e expressam a vontade comum e a responsabilidade compartilhada dos Bispos pelos rumos da Igreja no Brasil.
As Diretrizes têm um significado eclesial próprio e valem, não apenas para a CNBB e para os próprios Bispos, mas devem ser levadas em conta por todas as organizações da Igreja no Brasil.
Elas apontam um desafio imenso, pois, em cada indicação, pedem o esforço de não nos assustarmos diante das transformações, mas, confiantes no Crucificado-Ressuscitado que tudo venceu, olharmos para o Horizonte novo, assumindo corajosamente o que a graça de Deus nos pede para os dias de hoje.
Assim, voltados para o Senhor (Cap. 1), as Diretrizes não tiram os pés do chão da realidade (Cap. 2). Ao contrário, identificam as urgências (Cap. 3) e propõem caminhos para seu enfrentamento (Cap. 4). Em espírito de comunhão, oferecem, por fim, indicações para que as urgências sejam concretizadas nos planejamentos das Igrejas particulares (Cap. 5).
São cinco as urgências apontadas: 1) Igreja em estado permanente de missão; 2) Igreja: casa da iniciação cristã; 3) Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; 4) Igreja: comunidade de comunidades; 5) Igreja a serviço da vida plena para todos. Elas indicam um modo pedagógico de expressar um único e grande passo ao qual toda a Igreja é chamada em nossos dias: reconhecer- se em estado permanente de missão. Isso implica o anúncio e o re-anúncio de Jesus Cristo, possibilitando aos que não O conhecem ou que d’Ele se afastaram ouvir o núcleo da Boa Nova da Salvação. Aproximar Jesus Cristo do coração de pessoas e grupos implica, por sua vez, aproximar também a comunidade dos discípulos missionários, construindo e fortalecendo uma intensa rede de comunidades cada vez mais próximas dos lugares onde as pessoas vivem, alegram-se e sofrem. Em tudo isso, a Igreja no Brasil se reconhece comprometida com a vida, em todas as suas manifestações, especialmente a vida ameaçada.
As Diretrizes são um convite para que toda pessoa batizada, como discípula-missionária, assuma o mandato de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda a criatura!” (Mc 16,15).
Estudando as Diretrizes, a diocese de Cornélio Procópio quer torná-las visíveis, através do planejamento pastoral, na elaboração do IX Plano. Através das cinco urgências, a Igreja particular de Cornélio Procópio quer caminhar na mesma direção.
Fonte: Pascom diocesana