Formação da equipe de coordenação e dois encontros marcados para o ano de 2013 foram alguns dos resultados concretos do Encontro Regional da Pastoral da Comunicação (Pascom) realizado neste final de semana em Guarapuava.
O encontro que iniciou na noite da sexta-feira teve seu encerramento no horário do almoço de sábado (25). No primeiro dia os participantes partilharam o que é realizado em termos de comunicação nas suas dioceses, especialmente o trabalho das Pascom.
Para Dom Antônio Wagner da Silva, Bispo da Diocese de Guarapuava e referencial para a Pascom, a comunicação da Igreja do Paraná é muito forte. “Percebemos nessa caminhada que somos riquíssimos em comunicação. Se olharmos individualmente as dioceses e paróquias vamos perceber que temos uma riqueza imensa. Se juntarmos essas forças, essa riqueza toda, tornaremos a comunicação algo não só dessa ou daquela diocese, mas do nosso regional”.
Dom João Bosco Barbosa de Sousa, Bispo da Diocese de União da Vitória e Presidente do Regional Sul II da CNBB e padre Mário Spaki, secretário executivo, explicaram aos participantes o que é e como funciona o regional. “O regional é formado por 18 dioceses do Estado mais a Eparquia de São João Batista, dos Ucranianos”, informou padre Mário. Já Dom João Bosco esclareceu que o regional não é uma instância de comando das dioceses. “É uma instância de animação”, afirmou.
No sábado a programação iniciou com a Santa Missa presidida por Dom João Bosco, Dom Wagner e concelebrada por sacerdotes presentes no encontro.
O que é a Pascom e como organizá-la foram temas debatidos em grupos e em seguida expostos e discutidos numa plenária. A discussão foi aprofundada sob a mediação do jornalista Elson Faxina, coordenador regional, e dela surgiram ações concretas para serem efetivadas ainda nesse ano de 2012.
Ficou decidido que o trabalho de cobertura jornalística da Assembléia do Povo de Deus, no final do mês de setembro em Curitiba, será feita por uma equipe da Pascom Regional e terá seu conteúdo, textos, entrevistas, fotos e áudios disponibilizados aos meios de comunicação do Estado interessados na veiculação. Este mesmo trabalho deverá também acontecer na Assembléia Geral da CNBB no próximo ano em Aparecida SP.
Também para 2013 foram previstos dois encontros, um deles deverá acontecer em Maringá, no primeiro semestre, e terá como foco a espiritualidade do comunicador. Já o segundo, que deverá ser na Diocese de Jacarézinho, será de formação, abordando aspectos técnicos e práticos da área de comunicação.
Além de Élson Faxina, na coordenação, a equipe de trabalho da Pascom do Regional Sul II terá a participação de Reini Dantas Leal, da Arquidiocese de Curitiba, Fabiana Ferreira (Maringá), padre Claudinei Souza da Silva (Londrina), Rosangela Martinski (Jacarezinho), Dgerson Sales, da Arquidiocese de Cascavel, e Jorge Teles (Diocese de Guarapuava)
“Temos uma linha de projetos concretos entre eles esse serviço que iremos prestar junto aos grandes eventos como as assembleias da CNBB e do Povo de Deus, divulgando as noticias para todo o Paraná”, disse Faxina. Segundo o coordenador essa equipe de trabalho será capacitada na área de comunicação para poder capacitar as demais pastorais. “Pascom também é capacitar os outros para fazer comunicação”, afirmou.
Participaram do encontro as Arquidioceses de Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e as Dioceses de São José dos Pinhais, União da Vitória, Cornélio Procópio, Apucarana, Jacarézinho, Foz do Iguaçu, Palmas/Francisco Beltrão, Paranavaí e Guarapuava.

Da Diocese de Cornélio Procópio estiveram presentes no encontro o Pe. Élcio José (assessor diocesano da Pascom), Herik Brevilheri (Coordenador diocesano da Pascom) e Marcos Momesso (integrante da equipe diocesana da Pascom).