Do Site AssaíOnLine.

Padre Wagner fala sobre sonhos e desafios em Assaí

O ano começa com mudanças na igreja católica de Assaí que a partir desse ano conta com o Pe. Wagner Zacarias como novo Pároco responsável pela Paróquia São José e pelo Complexo Santa Paula.
Pe. Wagner é natural de Assaí e ingressou na vida religiosa desde cedo, trabalhando como catequista e coordenando grupos de jovens foi se envolvendo e participando cada vez mais das atividades da igreja. Aos 16 anos em conversa com Irmão Franco acabou descobrindo sua vocação religiosa, porém só entrou para o seminário aos 18 anos, por conta da família que não o apoiava em sua vocação.
Aos 17 anos ingressou na Universidade Estadual de Londrina cursando pedagogia, até que atingiu a maioridade e acabou transferindo seus estudos para Campo Mourão e passou a morar no seminário de Peabiru.
Noviciado em 1995 em Itapevi SP. Fez os primeiros votos de castidade, pobreza e obediência no ano seguinte retomando os estudos de teologia na faculdade em São Paulo. Em janeiro de 1999 fez a profissão perpétua dos votos e teve sua experiência apostólica internacional na Itália. Em janeiro de 2000 em Assaí foi ordenado Padre e em sua primeira destinação foi nomeado formador e vice-reitor no Seminário de Peabiru exercendo a função por dois anos. Em 2002 passou a ser diretor pedagógico em Jandira na grande São Paulo até que em 2005 foi nomeado superior local dos padres da região. Em 2011 passou a ser Pároco em Peabiru até dezembro do ano passado sendo transferido para Assaí, cuja posse será no domingo (10).
Pe. Wagner terá funções técnicas de Pároco, tendo responsabilidade sob a Paróquia São José que é formada pelas capelas da zona rural e urbana de Assaí, sendo também superior local e presidente do Instituto Santa Paula que em parceria com a prefeitura municipal atende as escolas Oasis Santa Paula, Rotary Clube e Criança Feliz formando assim, o Complexo Sagrada Família. Tendo ainda o padre Paulo para auxiliar, seu co-irmão, que exercerá a função de vigário paroquial, educador e facilitador das relações humanas.
O Complexo Sagrada Família tem como principal objetivo atender crianças e jovens carentes com um sistema pedagógico humanizado na tentativa de levar mais dignidade e torná-las cidadãs responsáveis.
Levantada a questão da criminalidade crescente entre os jovens, o Pe. disse que a idéia é somar força com as secretarias de segurança, educação, assistência social e cultura em um trabalho para propiciar educação o que lançaria bases para criar uma convivência mais tranqüila. Frisou que resultados só poderão ser sentido de médio a longo prazo mas o início deve ser imediato e lembrou que toda a cidade é responsável pelos cuidados e bem comum.
Com grandes expectativas somadas a grandes desafios, Pe. Wagner diz que atuar na cidade em que nasceu não é tão simples e que não esta em Assaí só para uma missão específica, mas também com o desejo de fazer comunhão e pregar a fraternidade.
Por Marcia Oura