Abertura da Campanha da Fraternidade 2013

Abertura da Campanha da Fraternidade 2013

Diferente dos outros anos a Campanha da Fraternidade teve sua abertura no primeiro domingo da quaresma. Assim foi em toda a diocese num pedido próprio do Bispo para poder destacar o mérito da mesma.
A missa presidida pelo pároco Pe. Wagner acentuou a mensagem da liturgia que estava centrada no evangelho das tentações, mas que era norteada pela primeira leitura que narrava a história do povo judeu na busca da “terra onde corre leite e mel”. O padre exortou a todos a que empenha-se nos três conselhos evangélicos que norteava a quaresma, o jejum a esmola e a caridade.
Uma apresentação feita pelos jovens da Pastoral da juventude marcou oficialmente a abertura da CF 2013. Em busca de pautar a busca da vida da juventude a apresentou a juventude que é rotulada na sociedade mas está disposta a estar no caminho evangélico e no desejo de concretizar o lema da CF “Eis me aqui envia-me!”.
A campanha da fraternidade tem como temática este ano “fraternidade e juventude” e busca destacar a marca de uma juventude influenciada pela pós modernidade e na crise que a mesma impõe a toda a sociedade da qual a juventude é maior vitima. A igreja, que somos nós, precisamos ajudar a essa juventude a ser protagonista da sua história na busca de uma construção da vivencia do evangelho e na construção de projeto de vida centrado na pessoa de Jesus Cristo e na expansão do Reino de Deus.
O maior desafio é a partir da pastoral de conjunto transformar em gestos concretos que façam a defesa da vida da juventude. Portanto unamo-nos em oração e em gestos concretos para colocar em pratica a campanha da fraternidade na agenda paroquial e quem sabe em todo o nosso o município testemunhando a unidade com discípulos missionários.
Por Rafael Amaral