• Nossa Histria

• Cada Comunidade uma Nova Vocao

• Novena a Nossa S. do Perptuo Socorro

A comunidade catlica do norte paranaense est em festa pela comemorao dos 40 anos de implantao da Diocese de Cornlio Procpio e a restaurao da Catedral Cristo Rei.
Para marcar estas comemoraes, neste domingo, 13 de outubro, aconteceu dedicao da Catedral Cristo Rei, celebrando os 40 anos de instalao da Diocese e a restaurao da Catedral, restauro iniciado em agosto de 2009. O evento teve incio s 17h30min com a celebrao da Santa Missa presidida pelo Bispo de Cornlio Procpio, Dom Getlio Teixeira Guimares, SVD e co-celebrada por vrios Bispos e Padres do Paran e de outras localidades. Uma multido de pessoas vindas das parquias da Diocese e outras localidades participaram da celebrao num clima de unidade e alegria.
Aps desmembramento da Diocese de Jacarezinho, em 26 de maio de 1973, a Diocese de Cornlio Procpio foi criada pelo Papa Paulo VI, atravs da bula "Votis et Precibus". Em 13 de outubro do mesmo ano a diocese foi instalada com a posse do primeiro bispo, Dom Jos Joaquim Gonalves. Atualmente esta circunciso eclesistica rene 19 municpios, com 25 parquias, 30 padres diocesano e 8 padres religiosos. Os municpios pertencentes ao Bispado so: Jataizinho,Rancho Alegre,Assa,Sertaneja,Ura,So Jernimo,Nova Santa Brbara,Santa Ceclia do Pavo, So Sebastio da Amoreira,Nova Amrica da Colina,Lepolis,Sapopema,Santo Antonio do Paraso,Cornlio Procpio, Congonhinhas,Santa Mariana,Curiva,Figueira e Nova Ftima.
A instalao da Diocese completa 40 anos, mas a Catedral Cristo Rei, de Cornlio Procpio, que finaliza agora sua restaurao, existe h mais tempo. A Parquia Catedral foi concluda em maio de 1948, e a primeira missa celebrada neste templo aconteceu em 13 de junho de 1948.

Fonte - Diocese de Cornlio Procpio