A 28ª edição da Romaria da Terra reuniu milhares de agricultores em Congonhinhas, no Paraná, neste domingo, dia 17 de agosto. O evento movimentou as 18 dioceses do Regional Sul II e outras dezenas de pessoas oriundas de outros Estados. Este ano, os romeiros pediram mais atenção para a agricultura familiar, denunciando os impactos do monocultivo de pinus e eucaliptos ao meio ambiente e às comunidades camponesas.
Mais de quatro mil romeiros de várias cidades do Estado marcaram presença nesta 28ª Romaria da Terra. O lema do encontro deste ano foi “Às sombras dos eucaliptos choramos as saudades dos tempos de fartura” (Salmo 136). O evento ocorre no Paraná desde 1985. Em todas as edições houve grande participação dos romeiros.
Nesta 28ª romaria, logo de manhazinha, voluntários acolhiam os romeiros no trevo da cidade, recepcionando-os e encaminhando-os para a praça em frente à Igreja matriz onde foi servido um reforçado café da manhã. Durante a romaria aconteceu uma bela celebração, também houve caminha, partilha e cânticos animados voltados para o tema do evento.
Neste acontecimento foram mostradas alternativas de cultivo aos camponeses mesmo com o avanço da monocultura. Também foi destacado que os pequenos agricultores têm resistido a este tipo de cultivo e continuam produzindo.
Dom Manoel João Francisco (bispo de Cornélio Procópio), Dom Getúlio Teixeira Guimarães (bispo emérito de Cornélio Procópio e referencial para a Comissão Pastoral da Terra) e Padre Dirceu (integrante da Comissão Pastoral da Terra-PR) foram quem conduziram o evento.
Além dos leigos e padres da Diocese de Cornélio Procópio, dezenas de religiosas e padres de outras localidades do Paraná estavam presentes na 28ª Romaria da Terra.
Fonte: Diocese Procopense

aa