Neste próximo final de semana a Igreja celebra uma das maiores festas: Pentecostes! A celebração de Pentecostes era para os judeus uma festa de grande alegria, era festa de ação de graças pela colheita do trigo vinha ate' gente de toda parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebradas sete semanas apos Páscoa. Dai o nome Pentecostes que significa “qüinquagésimo dia”. No primeiro Pentecostes depois da morte de Jesus cinqüenta dias depois da Páscoa o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos e sobre a comunidade crista' de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas de fogo, todos ficaram cheios do Espírito Santo e começar a falar em outras línguas (At.2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.

Juntamente com a festa do Pentecostes daqui 10 dias iremos celebrar mais uma importante e solene festa do Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo e Sangue de Cristo) e' una festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia A origem desta festa remota ao Século XIII com objetivo de realçar a presença real de Cristo no pão Consagrado. A solenidade do Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV em 11 de Agosto de 1264 para ser celebrada na quinta feira apos a festa da Santíssima Trindade que acontece no domingo apos Pentecostes. Esta festividade de longa data se constitui na tradição no Brasil ( e na nossa cidade de Assai também) que se revestem de praticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais assim como acontece na nossa cidade enfeitando as ruas centrais graças a colaboração de vários grupos de Pastoral presentes na nossa paróquia . A procissão com o Santíssimo pelas vias publica, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Na nossa Cidade de Assai esta festa ta sendo marcada com 24 horas de celebrações e Adoração ao Santíssimo, de fato iniciará' na quarta feira a noite dia 22 de junho as 19,30 com a Missa solene de abertura deste dia Eucarístico e terminara' no dia seguinte quinta feira dia 23 com a missa solene as 16, horas e enceramento com a Procissão Eucarística, haverá uma missa às 10,00 horas de manhã para catequese e comunidade e depois continuara o tempo de Adoração até a missa da tarde, importante lembrar o tempo de Adoração que começará logo apos a missa de quarta feira à noite e que continuará a noite toda Adorando, louvando e cantando ao nosso Deus. O dia de Corpus Christi tem como referencia outros acontecimentos litúrgicos como a Quaresma, a Semana Santa e Páscoa por esta razão não é celebrado em data fixa. Que Deus nos ajude a viver este tempo com bastante Fé para conseguir um dia comungar ao Banquete eterno no Paraíso através da Luz do Espírito Santo.

Padre Massimo Crotta
Vosso Pároco.