Homilia do aniversário da cidade de Assai: 80 anos.

É motivo de grande alegria celebrar mais uma vez o aniversário da nossa cidade de Assai, mais concerteza este ano a alegria se torna maior pelo octogésimo aniversário.

Uma etapa importante no caminho e celebrar uma missa na ocasião do aniversário da cidade e um gesto extremamente significativo, pois manifesta publicamente o reconhecimento que tudo vem de Deus e que a Ele tudo devemos. O apostolo Paulo aos Romanos nos lembra que a fé se manifesta na ação de graça por isso o nosso estarmos aqui nesta noite se torna  algo significativo. O pecado do povo de Israel foi causado por causa disso por ter esquecido de agradecer a Deus. A nossa presença nesta eucaristia quer ser o nosso agradecimento a Deus por tudo o que nos proporcionou nestes 80 anos quando os primeiros pioneiros que vieram do Japão na procura de fortuna e do trabalho deram vida a esta maravilhosa cidade que hoje e motivo de orgulho para todos nós por isso o nosso agradecimento a todos por ter colaborado a dar continuidade a este município. Na pessoa do primeiro cidadão assaiense o senhor Michel Ângelo Bomtempo e a primeira dama Neuza Varela Bomtempo e juntamente com eles toda esta administração, agradeço pelo convite especial dirigido aos padres para comemorar nesta igreja que marcou a historia e a vida desta comunidade este importante aniversário. Neste tempo pascal que estamos vivendo o Espírito Santo se torna o grande protagonista na historia da igreja e das primeiras comunidades cristãs que nasceram após a ressurreição de Jesus. A unidade que o Espírito Santo produz dentro de cada comunidade não é a uniformidade o pensamento único mais pelo contrario a diversidade e a pluralidade. A diversidade é assim o caminho para uma humanidade unida, para uma comunidade unida, assim deve ser a nossa cidade de Assai, unida e pacifica e não agressiva. Já vimos tanta violência no mundo inteiro no Brasil e infelizmente na nossa cidade tudo isso não tem sentido, tem que acabar estas coisas são coisas do maligno não de Deus e nós per tecemos a Deus e não ao maligno. E deste jeito queremos nossa cidade, um espaço aonde todo mundo tem direito de se expressar e aonde nossos governantes aprendem a não ter medo das opiniões diferentes mais sim ajudam a valoriza-la. Que o nosso padroeiro São José interceda a Deus por todos nos, Amem.
Padre Massimo Pároco.
4°Domingo do tempo Pascal