Pastorais
  • Nossa História

  • Cada Comunidade uma Nova Vocação

  • Novena a Nossa S. do Perpétuo Socorro

PASCOM

O Programa Ecos de São José teve uma interação inusitada neste sábado, 13 de junho. O programa que é transmitido pela Rádio Terra Nativa, e retransmitido pelas plataformas digitais contou com a saudação especial de Dom Aparecido Donizeti de Souza, Bispo Auxiliar de Porto Alegre.
Dom Donizeti era do Clero da Diocese de Cornélio Procópio, até sua nomeação para a função de Bispo Auxiliar de Porto Alegre-RS.
A Comunidade paroquial agradece a mensagem de Dom Donizeti e retribui com orações pelo seu ministério episcopal.
PASCOM

“Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2).
A vida faz-se história

Desejo dedicar a Mensagem deste ano ao tema da narração, pois, para não nos perdermos, penso que precisamos de respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destruam; histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos. Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros.

Leia mais...

Durante à tarde do dia 28 de fevereiro, agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) se reuniram em Cornélio Procópio. Este encontro teve como objetivo reunir representantes das paróquias da diocese para formação e direcionamento dos trabalhos de comunicação na Igreja diocesana, bem como estudar o documento "Diretório da Comunicação da Igreja no Brasil" (Doc. 99 da CNBB).

O evento foi conduzido pelo jornalista Everton Barbosa, da cidade de Maringá. Durante o encontro, em um primeiro momento, foram abordados temas como: O que é Pascom?, como montar a Pascom na paróquia? e também foi falado a respeito da assessoria de comunicação diocesana.

Em segundo momento, houve um aprofundamento do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

Cerca de 35 pessoas participaram do encontro, vindas de diversas paróquias da diocese. Também estiveram presentes no evento o coordenador da Pascom diocesana, Herik Brevilheri, o assessor diocesano da Pascom, padre Élcio José, além do padre Marcos (vigário em São Jerônimo da Serra) e padre José Antônio (pároco em Jataizinho).

A Pastoral da Comunicação da Paróquia São José de Assaí não conseguiu enviar representantes para o encontro em Cornélio, mas acompanhou todas as falas através da transmissão online e simultânea realizada pela WebRádioPentecostes.

Pascom Diocesana

O 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais , que neste ano tem como tema “Comunicar a família: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”, será celebrado no dia 17 de maio, domingo que antecede Pentecostes.
A mensagem do papa Francisco para esta celebração está em consonância com a Assembleia Ordinária do Sínodo sobre a Família, que acontecerá em outubro próximo.
“Na família, é sobretudo a capacidade de se abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e todavia são tão importantes uma para a outra… é sobretudo esta capacidade que nos faz compreender o que é verdadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade”, escreveu o papa Francisco na mensagem. (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A MENSAGEM E OUTROS SUBÍSDIOS)
Fonte: CNBB Sul II

Equipe discute recenseamento paroquial

Na noite do dia 8 de agosto aconteceu a primeira reunião da equipe encarregada de preparar o Recenseamento Paroquial 2015. A equipe é coordenada pela Pastoral da Comunicação e composta por Adriano Pereira, Diego Marques, Renato Mussi, Rosana de Oliveira e Vinicius Campos. O Recenseamento Paroquial está presente no Plano Pastoral Paroquial 2014, fruto da Assembleia Paroquial realizada em 1 de Dezembro de 2013. O primeiro encontro serviu para contextualizar os membros sobre a importância dessa atividade e os objetivos que se pretende alcançar com sua aplicação. O recenseamento deve ajudar no processo de conhecimento da paróquia em diversos aspectos, e não somente do âmbito demográfico, isto é, conhecer a realidade a ser evangelizada, conforme pedem as diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
A equipe já tem uma reunião marcada para o dia 14 de Agosto, na qual iniciará os trabalhos de pesquisa e estudos referentes ao recenseamento, a ideia é desenvolver um trabalho sistemático, organizado, com propósitos e objetivos claros. Para que isso aconteça é indispensável o planejamento das atividades que deveram ser empregadas para que o recenseamento seja uma realidade no ano de 2015. Nessa perspectiva, as atividades já deveram começar esse ano para familiarizar a comunidade com a importância do recenseamento e preparar a equipe quanto a possíveis dificuldades a serem enfrentadas em 2015. Uma das metas do trabalho é fazer com que todos os dados obtidos com as diversas pesquisas que serão aplicadas, possam contribuir para as atividades pastorais.
Pascom Assaí

Pagina 1 de 2

Links

Redes Sociais

Destaques

#FicaADica


Instituto Santa Paula