Nossa História

No dia 14 de maio de 1944, chega a Assaí o primeiro vigário Frei Epifânio. O.F.M (da Ordem dos Frades Menores), que passa a residir nesta cidade. Desta maneira a comunidade assaiense recebeu assistência espiritual contínua e permanente. Nesta data também foi aberto o livro de Batizados. A capelaauto

  • Nossa História

  • Liturgia

  • Programa Ecos de São José

  • Paróquia São José - 70 anos de Evangelização

  • Programa Oração da Ave Maria

  • Peregrinação Sagrada Família

  • PENSANDO O BRASIL: Mensagem da CNBB

  • Setembro: Mês da Bíblia

São Domingos Sávio - Patrono dos Coroinhas

"Antes morrer do que pecar"

Nasceu em Riva na Itália em 02 de Abril de 1842 e morreu em Mondomi, também na Itália em 09 de Março de 1857. Em homenagem a este santo encontramos varias escolas com o seu nome como é o caso do Complexo Escolar São Domingos Sávio em Angola no município do Rangel. Foi aluno de São João Bosco, e toda a sua vida foi composta por uma busca da santidade.

O amado e jovem São Domingo Sávio teve uma vida de muita sensibilidade e em pouco tempo percorreu um longo caminho de santidade, obra mestra do Espírito Santo e fruto da pedagogia de São João Bosco.

Nasceu em uma família pobre em bens materiais (ferreiro e costureira), porém rica de fé. Sua infância ficou marcada pela Primeira Comunhão (que era normal ser feita aos doze anos), feita com a fervor aos sete anos, e se distingue pelo cumprimento do dever em seu lema: "Antes morrer do que pecar." Aos doze anos de idade ocorreu um fato decisivo em sua vida: o encontro com São João Bosco, que o acolhe, como padre e diretor, em Valdocco (Turim) convidando-o para cursar os estudos secundários.

Ao descobrir então os altos ideais de sua vida como filho de Deus, apoiando-se na amizade com Jesus e Maria, lança-se à aventura da santidade, entendida como entrega total a Deus. Por amor. Reza, coloca empenho nos estudos, sendo o companheiro mais amável. Sensibilizado no ideal de São João Bosco, "Dai-me almas" deseja salvar a alma de todos e funda a Companhia da Imaculada, da qual sairão os melhores colaboradores do fundador dos Salesianos.

Tomado por uma grave enfermidade aos quinze anos, regressa ao lar paterno de Mondonio (província de Asti), onde morre serenamente com a alegria de ir ao encontro do Senhor, exclamando aos seus pais: "adeus queridos pais, estou tendo uma visão linda! Que lindo!"

O Papa Pio XII o proclamou beato em 05 de Março de 1950 e santo em 12 de Junho de 1954. Seu principal templo é a Basílica de Maria, de ajuda aos cristãos em Turim. No dia 04 de Março comemora-se São Domingo Sávio.

Redes Sociais


Pastorais, Grupos, Movimentos e Comunidades

Destaques

Instituto Santa Paula