Além de “desde cedo consagrar sua vida a Deus”, os coroinhas, meninos e meninas, circundam os altares das nossas igrejas, a serviço da liturgia, cuidando dos vasos sagrados com zelo e amor, ajudando nas procissões e nas celebrações da fé.
A Igreja, Mãe e Mestra, realiza dessa forma, a vontade de Jesus:
Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. (Lucas 18,16)”
O padroeiro dos coroinhas é São Tarcísio, que por volta do ano 258 em Roma, com apenas 12 anos de idade, se ofereceu para levar a Eucaristia aos cristãos condenados à morte por ordem do imperador Valeriano, quando esta a caminho foi identificado pelos pagãos e como se recusou a dizer e entregar o que levava consigo, foi abatido e apedrejado até morte. Depois de morto, foi revistado e nada acharam do sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, simpatizante dos cristãos, que o levou às catacumbas, onde foi sepultado. (Veja todas as fotos)