Com uma celebração solene no domingo, 22 de junho, a Pastoral Nipo-Brasileira – PANIB comemorou 15 anos de atividade pastoral na Paróquia São José de Assaí. Essa pastoral tem por finalidade incentivar e apoiar os nipo-brasileiros a viver melhor na Igreja Católica, crescendo na fé em Cristo Jesus. Essa realidade presente em nossa comunidade estreita os laços de amizade, amor e respeito que unem as pessoas entre si e ao mesmo tempo à Cristo. A Pastoral iniciou com a idealização e apoio do Pe. Jerônimo Zonca; onde ressaltava a importância do grande trabalho de evangelização oferecido à realidade apresentada em nossa comunidade devido ao grande número de descendentes japoneses que aqui residem e mantém sua cultura. A diversidade de culturas oferece à comunidade subsídios para interação com o outro e com o diferente; num movimento de respeito mútuo em prol da unidade. Assim as famílias de origem nipônica mantém a tradição de encontros realizados em língua japonesa como forma de adoração a esse Deus que nos une num mesmo coração, cheio de amor por meio da oração. A valorização da diferença de culturas abre os braços para acolher de modo consistente a pessoa do outro num gesto de comunhão fraterna com Cristo. A celebração Eucarística foi presidida por Pe. Cezar Luciano Hernandes Fernandes, Conselheiro Geral da Congregação da Sagrada Família, e concelebrada pelo Pe. Haruo Sassaki, Pe. Wagner Zacarias Rufino e Pe. Paulo Cesar Nogueira. Também estiveram presentes as Irmãs do Imaculado Coração de Maria de Nagasaki e o coordenador diocesano da PANIB, o Sr. Yassuo Kuriaki. Após a celebração eucarística os membros da PANIB participaram de um momento de confraternização.

Pastoral da Comunicação - Assaí