Aconteceu neste sábado, 18 de agosto, no Ginásio de Esportes da Cidade de Cornélio Prócopio no Paraná, a ordenação Episcopal de dom Sérgio de Deus Borges,  bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Região Santana.
O Estádio estava lotado, milhares de fiéis vieram para a Ordenação episcopal de dom Sérgio. Muitos vieram de São Paulo, em especial da Região Episcopal Santana, entre os quais, padre Zacarias Paiva, vigário episcopal da Região Santana, os padres Paulo Gil e Antonio Moura.
A celebração foi presidida pelo Bispo Local, dom Getúlio Texeira Guimares – SVD, e concelebrada por Dom Odilo Scherer, Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, dom Edmar da Região Belém, , os bispos auxiliares da Arquidiocese de São Paulo e diversos bispos.
A homilia da Celebração foi feita por Dom Odilo,  onde agradeceu a presença de todos e falou da alegria da Arquidiocese em receber o novo bispo. No final dom Sérgio agradeceu a todos, em especial o Bispo local dom Getúlio, dom Odilo, os Bispos presentes e deu uma saudação especial a Região Santana onde atuará como bispo auxiliar.
Biografia
Dom Sérgio de Deus Borges (Nasceu em Alfredo Wagner - SC, no dia 4 de abril de 1966).
De 1985 a 1987 cursou Filosofia com os Freis Capuchinhos em Ponta Grossa e os estudos Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina, de 1989 a 1993. Fez a faculdade de Pedagogia na Universidade Luterana do Brasil e tem especialização em gestão do ambiente escolar pela mesma Universidade. De 1997 a 2000 fez o mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, e tem especialização em Direito do Matrimônio e da Família, pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma. Está cursando o doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica de Buenos Aires.
Foi ordenado presbítero no dia 6 de fevereiro de 1993, sendo incardinado na Diocese de Cornélio Procópio onde exerceu as seguintes funções: Pároco da Paróquia São Miguel e São Francisco, de 1993 a 1997; Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores, por dois períodos, de 1994 a 1997 e de 2000 a 2012; Assessor da Pastoral da Juventude de 1992 a 1995; Assessor da Pastoral do Dízimo, de 1995 a 1997; Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de 2001 a 2003; Assessor da Pastoral Familiar na Diocese de 2000 a 2006; Reitor do Seminário Menor Menino Deus, de 2000 a 2011; Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jataizinho, de 2011 até a nomeação ao episcopado.
Foi professor de Direito Canônico do Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina, de 2001 a 2004 e Diretor do mesmo Instituto, em 2003 e 2004; foi diretor do Curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus de Londrina, de 2005 a 2007, e professor da mesma universidade, desde 2005. Foi professor e coordenador do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, em Londrina, desde 2005.
Até a nomeação episcopal exerceu o cargo de Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Londrina, desde 2001; no mesmo Tribunal, foi Vigário Judicial Adjunto, de 2003 a 2006; e Vigário Judicial, desde 2007. Desde 2011 é presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas.
Aos 27 de junho de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo titular de Gergi e auxiliar da Arquidiocese de São Paulo onde atuará na Região Santana.

Veja as fotos!