O local da felicidade do jovem!

O local da felicidade do jovem!

No dia 21 de março tivemos a visita do Pe. Hilário Dick na nossa paróquia. Foi uma passagem rápida de um convite e articulação entre a Igreja e os colégios Barãoe Carrão, para conversar com a comunidade, estudantes e professores. No domingo o Pe. Hilário presidiu a missa da 19h30min,e na segunda teve um encontro com os estudantes e professores dos Colégios Barão e Carrão. A vinda do Pe. Hilário antecipou um desejo que nos últimos meses havia sendo pensado por alguns agentes de pastorais da Paróquia, há de formar a Pastoral da Juventude na nossa Paroquia.

Acredito que para aqueles que fizeram experiência de Pastoral da Juventude no passado, o momento fez reviver boas recordações nas palavras do Pe. Hilário quando dizia que:“o grupo é o local da felicidade do jovem”. Não que haja grupos melhoresque outros, o importa,é o jovem ter um grupo que participe. Quando isso acontece o jovem se faz cada vez mais jovem e cresce, se organiza, vive, projeta e sonha quando está em grupo. E aí nós encontramos os mais variados tipos de grupo que eles podem participar. Uma possibilidade de grupo,e que sabe qual o objetivo concreto a buscar é o da Pastoral da Juventude (PJ).

A dinâmica usada por esta pastoral da Igreja é o empenho de despertar no jovem a sua autonomia na vivência diária. O Pe. Hilário deixou claro que autonomia não é ser libertino, e deixar de obedecer, ou fazer o que quer, mas sim saber o porquê obedece e por que deve ter uma liberdade que precisa cultivar no respeito, e na responsabilidade.

A pastoral da juventude quer ajudar o jovem ser melhor, segundo o que pede o documento 85 da CNBB, que trata da Evangelização da Juventude, eque destaca a importância de cultivar nesses uma formação integral a partir do desenvolvimento da autonomia nas bases sólidas do cristianismo.

Foi nesta perspectiva que na última terça feira que um grupo de jovens se reuniu no salão Frei Epifânio da igreja Matriz, para propor um inicio de caminhada na mística da Pastoral da Juventude. Refletindo sobre “Os sonhos que fazem

sonhar”, conversaram, fizeram dinâmicas e um pequeno estudo sobre as bases da PJ, e rezaram, em especial pela campanha nacional das Pastorais da Juventude “Contra a violência e o extermínio de Jovens”, a partir desta intenção ficaram sabendo sobre a vida dedicada do Pe. Gisley que era assessor do setor Juventude da CNBB e organizava a campanha e foi morto há quase dois anos. Ele se tornou um ícone na difusão desta campanha. Ao reboar da frase do Pe. Gisley de “Vamos gritar, girar o mundo. Chega de violência e Extermínio de Jovens” a meninada decidiu se encontrar na próxima semana, na quarta feira às 19h30min no mesmo local. Venha participar conosco. E juntos poderemos gritar:PJ aqui, PJ lá PJ em todo lugar!!!

Rafael Amaral Ferreira

Professor e Assessor da Pastoral da Juventude.