Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
A Paróquia São José de Assaí recebe entre os dias 28 de outubro a 4 de novembro a réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude.
Durante a semana, a Cruz irá passar por algumas  das comunidades da paróquia, onde ocorreram celebrações eucarísticas e também nas escolas de nível médio. A peregrinação é uma oportunidade de movimentar e animar os jovens da comunidade a conhecerem e se envolverem com a Jornada Mundial da Juventude, Rio 2013, tendo como objetivo “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem, a fim de que Ele possa ser seu ponto de referência constante e, também, a inspiração em cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações”.
A peregrinação da réplica da Cruz é uma das iniciativas da Diocese de Cornélio Procópio, em preparação à Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013.

Veja a Programação completa