A visita da réplica da cruz em nossa Paróquia foi um sucesso! Ainda que em muitos momentos o tempo não contribuísse para que as atividades acontecessem de forma participativa, mas mesmo assim aconteceram.
As visitas as duas comunidades, Jangada e Pau d’Alho, também foram satisfatória. A marca permanente da juventude com suas camisetas vermelhas deixaram um legado muito esperançoso para toda a comunidade Paroquial. Foram relevantes as visitas as três escolas do ensino médio, como também a visita da cruz ao hospital e a clínica da cidade.
Mas de cunho profundo fica a mística que a própria cruz nos traz. A cruz que está sendo transportada de cidade em cidade na nossa diocese, demonstra o espiritualidade que carrega o povo cristão católico. A cruz se identifica com as causas primeiras de nossas vidas, as angústias, as dificuldades, as dores. Mas também está voltada a nossa esperança, pois ela nos remete a vida, a ressurreição. Só veremos Deus face a face, se carregarmos a cruz de cada dia. É por isso que nos identificamos com este símbolo que nos remete ao mais profundo de nossa vida.
A cruz acompanhada do Ícone do Sagrado Coração de Maria (padroeira da nossa diocese), nos ajuda a rezar e encarar a vida de uma maneira menos penosa, e mais agradecida a Deus. Foi isso que durante a visita da cruz rezamos na celebração dos Mártires. Uma missa simples,  mas cheia de significados em especial para os jovens da Pastoral da Juventude que assumiram esse projeto e fizeram com garra todos os eventos acontecerem.
Somado a isso, a missa de despedida da cruz, com a primeira comunhão alguns membros da comunidade, reforçou o laço intimo da cruz com a Eucaristia, foi uma celebração que convidou a todos a rezar pela Jornada Mundial da Juventude em 2013 no Rio de Janeiro. E foi assim que a despedida da cruz foi emocionante de ver, com uma bela carreata nas ruas da cidade.
E o que nos sobra? Uma enorme esperança de vermos a juventude que acompanhou toda essa semana abraçando a causa de Jesus Cristo e do Evangelho, unindo mãos para poder trabalhar em prol de um mundo melhor, com muita reza, com muita festa, mostrar que sabem onde estão e o querem, rumo a JMJ 2013.
Por Rafael Amaral