Foi momento contrastante, mas de profunda mística. Contrastante por iniciarmos a quaresma tempo em que a maioria dos cristãos se resguarda de momentos eufóricos, e ao mesmo tempo vermos um evento tão significante que foi a recepção do Ícone da cruz e nossa senhora da jornada mundial da Juventude. A juventude católica da diocese fez bonito, era um misto de confraternização, oração e alegria.  Tudo isso se transformou em profunda mística quaresmal quando adentrou a cruz no centro de Evento de Cornélio Procópio. Pode-se pensar que é apenas uma cruz, mas nela se retrata a profunda mística cristã. Aquela cruz foi tocada nada menos pelo Beato João Paulo II, entregue por ele mesmo aos jovens e desde então peregrinou por diversos países nos quatro cantos do mundo. É uma cruz simples, mas carregada do simbolismo e da mística cristão, e por si só causou uma forte comoção, aquela cruz nas mãos da juventude tão massificada e rotulada, mas estavam ali, dispostos e corajosos a tomá-la na mão e gritar “Eis me aqui, envia-me senhor”. Não foi diferente a emoção a acolhida do ícone de nossa senhora, “Quem é essa que avança como aurora” e neste clamor de canto e oração o ícone se fez presente em meio à juventude. A presença da mãe junto à cruz como aquela que aos pés recebeu o mais jovem dos discípulos como filho agora acompanha acolhendo os jovens ao pé da cruz do seu filho.
Todo o resto foi este misto de reza, festa, mística e confraternização que teve na missa celebrada por nosso bispo diocesano uma forte chamada para a vida da juventude e a responsabilidade que nos remete a construção da vida da juventude na mística da cruz em sintonia com a CF 2013. Os jovens responderam com determinação e alegria o show da banda Dominus que soube fazer uma linda festa.
A juventude de nossa paróquia teve seu desempenho à parte colaborando com a missa na animação nos intervalos e destacando a mística da PJ que própria deles. Muito animados os padres Vagner e Paulo estiveram, confraternizaram e permaneceram juntos dos jovens da paróquia dando um testemunho de alegria e respeito à juventude o que deixou todos encantados com os dois, e percebendo o carinho que os mesmo tem pela juventude.
Fica agora o desafio dos peregrinos da JMJ a encarnarem na suas vidas o testemunho e animo para este encontro que teremos com o Santo Padre e colocar em pratica isto no dia a dia paroquial.
Por Rafael Amaral