Nos dias 23 e 24 de Novembro, realizou-se na sala da catequese da Igreja Matriz da Paróquia São José de Assai, a Oficina de atualização dos documentos básicos e a capacitação de lideres comunitário da pastoral da pessoa idosa. Estiveram presentes a Coord. Diocesana D. Luiza, sua assessora D. Leuma e D. Angelina. As capacitadoras foram Edna e Olga, que durante os dois dias desenvolveram atividades com informações, orações, dinâmicas, perfazendo 16 horas e cinco etapas. Mesmo com o incentivo do padre e convites da coordenadora nas celebrações eucarísticas, foram poucas as pessoas que se disponibilizam em dar um pouquinho do seu tempo, para com os irmãos necessitados, mas mesmo assim, foi possível contar com 10 novos lideres. Também nestes dias de capacitação 08 lideres receberam a atualização dos documentos Básicos. A capacitação tem como principal objetivo estimular a visita, atenção e cuidados. Os idosos assistidos são pessoas com 60 anos ou mais, sobretudo os mais carentes, e que se encontram doentes, para levar um pouco de amor, carinho e atenção, para que estes não se sintam tão abandonados. A Pastoral da Pessoa Idosa existe em todo o Brasil, capacita lideres, que trabalham de forma voluntária, e tem como missão valorizar a pessoa idosa, melhorando sua qualidade de vida, respeitando seus direitos e inserindo-os num processo educativo integrado à sua família e a comunidade. Para desenvolver este trabalho, os líderes contam com o guia do líder que traz como lema: "Dai ao nosso coração sabedoria" Salmo 90. Além de vários textos informativos relacionados à Pastoral da Pessoa Idosa e orações para a partilha.

"QUE CADA COMUNIDADE ACOMPANHE COM UMA COMPREENSÃO AMOROSA TODOS OS QUE ENVELHECEM” (Beato João Paulo II)

Olga Teixeira
Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa