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Catequese

O Verbo “catequizar” significa “fazer ecoar aos ouvidos” (Katekkéo). Daí o sentido com que é empregado no Novo Testamento: instruir, informar, transmitir, ensinar “de viva voz”. Enfim o termo Catequese no Novo Testamento, significa dar uma instrução a respeito da fé. A Catequese, de fato, tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus (cf CR 31).
Historicamente a Catequese vestiu várias roupas para oferecer uma caminhada de crescimento da fé:
  • No início da Igreja, caracterizou-se como iniciação à fé e vida na comunidade.
  • De 500 a 1.500, Idade Média, como processo de imersão na Cristandade.
  • A partir de 1.500, como instrução, onde a preocupação maior era a clareza da doutrina.
  • Em nossa época, foi se redescobrindo na catequese a importância da iniciação cristã e o seu lugar na comunidade de Fé. A catequese começa a se caracterizar como Educação Permanente da Fé. Inclusive começamos a chamá-la de Catequese Renovada.
A Catequese é um processo de educação da fé:
  • Em comunidade – porque é algo que vai se realizando aos poucos, num caminhar na comunidade, em busca de uma sociedade fraterna e justa.
  • A catequese é dinâmica – porque está sempre atenta às situações históricas e sociais da nossa realidade.
  • A catequese é sistemática – porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do magistério da Igreja.
  • A catequese é permanente – porque passa por todas as etapas e por todas as faixas de idade.
O Documento “Catechesi Tradendae” n.º 21 nos ensina que a Catequese tem como tarefa a iniciação cristã integral e sistemática na fé, aberta a todos os aspectos da vida cristã, motivando os catequizandos à adesão a Jesus Cristo.
Catequese é diferente de evangelização que é o primeiro anúncio do evangelho e nos leva à conversão. A catequese tem como tarefa a iniciação global e sistemática da fé. Por meio da catequese é assimilada a doutrina e as verdades da fé que levam a um contato vivo com Cristo, tanto na dimensão pessoal como na dimensão da comunidade cristã. Não é algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspectos da vida cristã (CT 21).
Objetivo da Catequese
Aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho, levando o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, centrado na pessoa de Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia Espírito Santo, conduzido a uma entrega do coração a Deus, à comunhão com a igreja, ao compromisso de transformação da sociedade, como um autêntico discípulo missionário frente aos desafios do mundo atual (DGC 80-81) .
Justificativa
Os desafios que apresentam a situação da sociedade, requerem identidade católica mais pessoal e fundamentada. O fortalecimento dessa identidade passa por uma catequese adequada que promova a adesão pessoal e comunitária a Cristo. Para isso, a catequese não pode se limitar a uma formação meramente doutrinal, mas precisa ser uma verdadeira escola de formação integral, que leve crianças, jovens e adultos a cultivar a amizade com Cristo na oração, leitura e meditação da palavra Deus, experiência comunitário e litúrgica, serviço aos irmãos e, fundamentos de uma catequese permanente. Por isso assumimos como compromisso, propiciar através de cursos e encontros a nível diocesano, setorial e paroquial, formação que capacite coordenadores e catequistas para o exercício do Ministéri

Com a finalidade de obter dados concretos sobre os catequistas no Brasil, e de como está sendo sua presença nas paróquias, dioceses e Regionais, que a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico–catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), montou uma plataforma para cadastrar os catequistas do Brasil através do site da CNBB.
“A proposta nasce da necessidade de termos um banco de dados da catequese, que possa contribuir na dinamização do trabalho de evangelização”, explicou a assessora da Comissão, Cecília Rover.
As informações deste cadastro de catequistas serão processadas e permitirão a elaboração dos distintos projetos de evangelização com maior aproveitamento, partindo de uma realidade concreta de cada região.
“É importante que você, catequista, faça o seu cadastro, na certeza de que está contribuindo para o crescimento do saber catequético em vista de uma catequese que forma para o discipulado”, sublinhou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann, que é arcebispo de Pelotas (RS).

Primeira Eucaristia: Sacramento do Amor

Na manhã deste domingo, 20 de maio; a comunidade Católica  Assaiense  tem muitos motivos para festejar; na Paróquia São José foi ministrado com a solenidade que o momento exige,  o Sacramento da  Primeira Eucaristia; sacramento deixado pelo próprio Jesus,  à 108 crianças,   adolescentes e jovens; como sinal de graça e de presença do Cristo Ressuscitado no meio de nós.  Mais uma etapa alcançada na caminhada da busca de crescimento da fé num trabalho em conjunto de catequistas, pais e comunidade; no intuito de fazer  o anuncio desse primeiro Amor por cada um de nós; principalmente no meio familiar e também em meio à sociedade.  Com a experiência de comungarmos do Corpo e Sangue de Jesus Cristo nos unimos a Ele  e assim formamos um só Corpo.
Eucaristia é ação de graças; é vivenciar o louvor em agradecimento à Deus;  é sinal de bênçãos que recebemos do céu através do Espírito Santo; fruto do amor de Deus Pai e Deus Filho por cada um de nós. Um sinal de unidade à esse Cristo que vive e reina no meio de nós. É Jesus Cristo fonte de vida e salvação.
E com grande alegria toda comunidade partilha dessa graça e comunga com os catequizando desse grande  sacrifício  de adoração, graça e louvor.
Que Jesus preencha os corações de cada catequizando e de suas respectivas famílias a fim de que ao mantenham firmes na fé , na alegria, na perseverança das lutas do dia-a-dia e na comunhão de amor para com o próximo com espírito renovado de paz e fraternidade.

 

 

Pascom - Lúcia Hayashida

Crisma

No dia 15 de novembro passado 112 jovens receberam o sacramento da crisma em nossa paróquia. Depois de cinco anos de preparação e muito empenho e dedicação de nossos catequistas esse momento tão esperado por todos enfim chegou.
Não devemos confundir a crisma (que é um sacramento), com o crisma (que é o óleo para ungir). Crisma é uma palavra que vem do grego, e é aparentado com o nome Cristo (isto é,ungido). O crisma é consagrado pelo Bispo na quinta-feira santa.
Nos primeiros séculos do cristianismo, a crisma era administrada ordinariamente logo depois do batismo, sendo chamado também de confirmação. Na crisma, Jesus Cristo nos torna cheios do Espírito Santo, que nos assiste afim de que saibamos confessar a nossa fé com constância e convicção, e defendê-la com coragem.
Ele deve dar-nos força, para a luta contra os inimigos da nossa salvação: o demônio, as más inclinações que estão dentro de nós, e de nos tornarmos capazes de cooperar na salvação do mundo.
Pela graça da crisma tornamo-nos soldados de Jesus Cristo. A crisma é por assim dizer o acabamento do batismo. A palavra “confirmação”, sinônimo de “crisma”, significa justamente: corroboração, fortalecimento.
O crisma imprime em nossa alma um sinal indelével chamado “caráter”. Este sinal é como que o selo de que somos soldados de Cristo e cooperadores do seu reino. E com a força do Espírito Santo, nós poderemos cumprir a nossa missão de crismados.
Toda pessoa batizada deve também receber a crisma. Quem não recebe por culpa própria, peca por fazer pouco caso do Espírito Santo e de seus dons. Embora, há que se ressaltar que o crisma não é absolutamente necessário para a salvação.
”Não sejamos mais crianças jogadas pelas ondas, e levadas para cá e para lá por qualquer vento de doutrina, à mercê da astúcia dos homens, e da sua insidiosa malícia a serviço do erro, mas pelo contrário, atendo-nos à verdade, cresçamos em todos os sentidos pela caridade, para sermos como aquele que é cabeça, Cristo”(Ef 4,14 15).

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